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Módulo 2 - Fatores de influência
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.

    - Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
    - Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
    - Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia .

    Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.

    Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.

    Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.

    Critério do IBGE para definição de classes sociais
    A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.

    Classe Salários Mínimos (SM) Renda Familiar (R$)
    A Acima de 20 SM R$ 14.500,00 ou mais
    B 10 à 20 SM De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99
    C 4 à 10 SM De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99
    D 2 à 4 SM De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99
    E Até 2 SM Até R$ 1.449,99
    Fonte: www.abep.org
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:

    Classe População Descrição
    A1 - Alta superior (aristocracia) 1,4% Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social.
    A2 - Alta inferior (novos ricos) 1,6% Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade.
    B - Média Superior 10,8% Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida.
    C - Média Inferior 28,1% Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade.
    D - Baixa Superior 32,6% Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social.
    E - Baixa 25,2% Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Classes sociais e estilos de vida
    Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.

    Integração X Contestação Modernidade X Conservadorismo
    No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade;
    - Fator realização;
    - Fator satisfação;
    - Fator competitividade;
    - Fator individualismo;
    - Fator patriotismo;
    - Fator credibilidade.
    - Fator de emancipação da mulher;
    - Fator de liberação sexual;
    - Fator de modernização legal;
    - Fator de independência;
    - Fator de negação da familia;
    - Fator de casamento aberto;
    - Fator de transgressão.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Características diferenciais de segmentos

    Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas.
    Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:

    - Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico);
    - Preocupação fundamental;
    - Aspirações pessoais;
    - Valores;
    - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...);
    - Família;
    - Papel da mulher;
    - Juventude.
    - Consciência social/ política;
    - Prática/ interesses (cultura/ lazer...);
    - Aspirações materiais;
    - Atitudes de compra e consumo;
    - Consumidor de;
    - Mídia principal;
    - Vestuário.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:

    Integrados: (30%)
    Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Independentes: (20%)
    SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Conservadores: (23%)
    SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Contestadores: (5%)
    RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Modernos: (22%)
    RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
    Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.


  • Módulo 2 - Fatores de influência

    É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.

    - Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
    - Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
    - Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia.

    Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.

    Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.

    Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.

    Critério do IBGE para definição de classes sociais
    A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.

    Classe Salários Mínimos (SM) Renda Familiar (R$)
    A Acima de 20 SM R$ 14.500,00 ou mais
    B 10 à 20 SM De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99
    C 4 à 10 SM De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99
    D 2 à 4 SM De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99
    E Até 2 SM Até R$ 1.449,99
    Fonte: www.abep.org
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:

    Classe População Descrição
    A1 - Alta superior (aristocracia) 1,4% Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social.
    A2 - Alta inferior (novos ricos) 1,6% Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade.
    B - Média Superior 10,8% Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida.
    C - Média Inferior 28,1% Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade.
    D - Baixa Superior 32,6% Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social.
    E - Baixa 25,2% Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Classes sociais e estilos de vida
    Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.

    Integração X Contestação Modernidade X Conservadorismo
    No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade;
    - Fator realização;
    - Fator satisfação;
    - Fator competitividade;
    - Fator individualismo;
    - Fator patriotismo;
    - Fator credibilidade.
    - Fator de emancipação da mulher;
    - Fator de liberação sexual;
    - Fator de modernização legal;
    - Fator de independência;
    - Fator de negação da familia;
    - Fator de casamento aberto;
    - Fator de transgressão.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Características diferenciais de segmentos

    Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas:
    Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:

    - Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico);
    - Preocupação fundamental;
    - Aspirações pessoais;
    - Valores;
    - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...);
    - Família;
    - Papel da mulher;
    - Juventude.
    - Consciência social/ política;
    - Prática/ interesses (cultura/ lazer...);
    - Aspirações materiais;
    - Atitudes de compra e consumo;
    - Consumidor de;
    - Mídia principal;
    - Vestuário.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:

    Integrados: (30%)
    Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Independentes: (20%)
    SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Conservadores: (23%)
    SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Contestadores: (5%)
    RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Modernos: (22%)
    RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão, o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
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Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
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    É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.

    - Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
    - Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
    - Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia .

    Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.

    Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.

    Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.

    Critério do IBGE para definição de classes sociais
    A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.

    Classe Salários Mínimos (SM) Renda Familiar (R$)
    A Acima de 20 SM R$ 14.500,00 ou mais
    B 10 à 20 SM De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99
    C 4 à 10 SM De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99
    D 2 à 4 SM De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99
    E Até 2 SM Até R$ 1.449,99
    Fonte: www.abep.org
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    Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:

    Classe População Descrição
    A1 - Alta superior (aristocracia) 1,4% Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social.
    A2 - Alta inferior (novos ricos) 1,6% Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade.
    B - Média Superior 10,8% Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida.
    C - Média Inferior 28,1% Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade.
    D - Baixa Superior 32,6% Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social.
    E - Baixa 25,2% Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Classes sociais e estilos de vida
    Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.

    Integração X Contestação Modernidade X Conservadorismo
    No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade;
    - Fator realização;
    - Fator satisfação;
    - Fator competitividade;
    - Fator individualismo;
    - Fator patriotismo;
    - Fator credibilidade.
    - Fator de emancipação da mulher;
    - Fator de liberação sexual;
    - Fator de modernização legal;
    - Fator de independência;
    - Fator de negação da familia;
    - Fator de casamento aberto;
    - Fator de transgressão.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Características diferenciais de segmentos

    Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas.
    Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:

    - Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico);
    - Preocupação fundamental;
    - Aspirações pessoais;
    - Valores;
    - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...);
    - Família;
    - Papel da mulher;
    - Juventude.
    - Consciência social/ política;
    - Prática/ interesses (cultura/ lazer...);
    - Aspirações materiais;
    - Atitudes de compra e consumo;
    - Consumidor de;
    - Mídia principal;
    - Vestuário.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:

    Integrados: (30%)
    Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Independentes: (20%)
    SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Conservadores: (23%)
    SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Contestadores: (5%)
    RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Modernos: (22%)
    RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
    Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.


  • Módulo 2 - Fatores de influência

    É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.

    - Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
    - Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
    - Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia.

    Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.

    Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.

    Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.

    Critério do IBGE para definição de classes sociais
    A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).

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    Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.

    Classe Salários Mínimos (SM) Renda Familiar (R$)
    A Acima de 20 SM R$ 14.500,00 ou mais
    B 10 à 20 SM De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99
    C 4 à 10 SM De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99
    D 2 à 4 SM De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99
    E Até 2 SM Até R$ 1.449,99
    Fonte: www.abep.org
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:

    Classe População Descrição
    A1 - Alta superior (aristocracia) 1,4% Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social.
    A2 - Alta inferior (novos ricos) 1,6% Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade.
    B - Média Superior 10,8% Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida.
    C - Média Inferior 28,1% Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade.
    D - Baixa Superior 32,6% Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social.
    E - Baixa 25,2% Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Classes sociais e estilos de vida
    Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.

    Integração X Contestação Modernidade X Conservadorismo
    No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade;
    - Fator realização;
    - Fator satisfação;
    - Fator competitividade;
    - Fator individualismo;
    - Fator patriotismo;
    - Fator credibilidade.
    - Fator de emancipação da mulher;
    - Fator de liberação sexual;
    - Fator de modernização legal;
    - Fator de independência;
    - Fator de negação da familia;
    - Fator de casamento aberto;
    - Fator de transgressão.
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    Características diferenciais de segmentos

    Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas:
    Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:

    - Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico);
    - Preocupação fundamental;
    - Aspirações pessoais;
    - Valores;
    - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...);
    - Família;
    - Papel da mulher;
    - Juventude.
    - Consciência social/ política;
    - Prática/ interesses (cultura/ lazer...);
    - Aspirações materiais;
    - Atitudes de compra e consumo;
    - Consumidor de;
    - Mídia principal;
    - Vestuário.
  • Módulo 2 - Fatores de influência

    No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:

    Integrados: (30%)
    Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Independentes: (20%)
    SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Conservadores: (23%)
    SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Contestadores: (5%)
    RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.

  • Módulo 2 - Fatores de influência

    Modernos: (22%)
    RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão, o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
    Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.


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