É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.
- Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
- Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
- Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia
.
Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.
Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?
Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.
Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.
Critério do IBGE para definição de classes sociais
A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).
Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.
Classe | Salários Mínimos (SM) | Renda Familiar (R$) |
---|---|---|
A | Acima de 20 SM | R$ 14.500,00 ou mais |
B | 10 à 20 SM | De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99 |
C | 4 à 10 SM | De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99 |
D | 2 à 4 SM | De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99 |
E | Até 2 SM | Até R$ 1.449,99 |
Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:
Classe | População | Descrição |
---|---|---|
A1 - Alta superior (aristocracia) | 1,4% | Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social. |
A2 - Alta inferior (novos ricos) | 1,6% | Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade. |
B - Média Superior | 10,8% | Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida. |
C - Média Inferior | 28,1% | Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade. |
D - Baixa Superior | 32,6% | Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social. |
E - Baixa | 25,2% | Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana. |
Classes sociais e estilos de vida
Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.
Integração X Contestação | Modernidade X Conservadorismo |
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. | Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade; |
- Fator realização; - Fator satisfação; - Fator competitividade; - Fator individualismo; - Fator patriotismo; - Fator credibilidade. |
- Fator de emancipação da mulher; - Fator de liberação sexual; - Fator de modernização legal; - Fator de independência; - Fator de negação da familia; - Fator de casamento aberto; - Fator de transgressão. |
Características diferenciais de segmentos
Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas.
Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:
- Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico); - Preocupação fundamental; - Aspirações pessoais; - Valores; - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...); - Família; - Papel da mulher; - Juventude. |
- Consciência social/ política; - Prática/ interesses (cultura/ lazer...); - Aspirações materiais; - Atitudes de compra e consumo; - Consumidor de; - Mídia principal; - Vestuário. |
No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:
Integrados: (30%)
Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.
Independentes: (20%)
SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.
Conservadores: (23%)
SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.
Contestadores: (5%)
RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.
Modernos: (22%)
RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.
É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.
- Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
- Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
- Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia.
Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.
Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?
Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.
Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.
Critério do IBGE para definição de classes sociais
A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).
Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.
Classe | Salários Mínimos (SM) | Renda Familiar (R$) |
---|---|---|
A | Acima de 20 SM | R$ 14.500,00 ou mais |
B | 10 à 20 SM | De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99 |
C | 4 à 10 SM | De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99 |
D | 2 à 4 SM | De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99 |
E | Até 2 SM | Até R$ 1.449,99 |
Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:
Classe | População | Descrição |
---|---|---|
A1 - Alta superior (aristocracia) | 1,4% | Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social. |
A2 - Alta inferior (novos ricos) | 1,6% | Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade. |
B - Média Superior | 10,8% | Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida. |
C - Média Inferior | 28,1% | Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade. |
D - Baixa Superior | 32,6% | Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social. |
E - Baixa | 25,2% | Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana. |
Classes sociais e estilos de vida
Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.
Integração X Contestação | Modernidade X Conservadorismo |
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. | Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade; |
- Fator realização; - Fator satisfação; - Fator competitividade; - Fator individualismo; - Fator patriotismo; - Fator credibilidade. |
- Fator de emancipação da mulher; - Fator de liberação sexual; - Fator de modernização legal; - Fator de independência; - Fator de negação da familia; - Fator de casamento aberto; - Fator de transgressão. |
Características diferenciais de segmentos
Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas:
Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:
- Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico); - Preocupação fundamental; - Aspirações pessoais; - Valores; - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...); - Família; - Papel da mulher; - Juventude. |
- Consciência social/ política; - Prática/ interesses (cultura/ lazer...); - Aspirações materiais; - Atitudes de compra e consumo; - Consumidor de; - Mídia principal; - Vestuário. |
No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:
Integrados: (30%)
Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.
Independentes: (20%)
SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.
Conservadores: (23%)
SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.
Contestadores: (5%)
RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.
Modernos: (22%)
RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão, o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.
É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.
- Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
- Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
- Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia
.
Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.
Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?
Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.
Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.
Critério do IBGE para definição de classes sociais
A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).
Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.
Classe | Salários Mínimos (SM) | Renda Familiar (R$) |
---|---|---|
A | Acima de 20 SM | R$ 14.500,00 ou mais |
B | 10 à 20 SM | De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99 |
C | 4 à 10 SM | De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99 |
D | 2 à 4 SM | De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99 |
E | Até 2 SM | Até R$ 1.449,99 |
Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:
Classe | População | Descrição |
---|---|---|
A1 - Alta superior (aristocracia) | 1,4% | Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social. |
A2 - Alta inferior (novos ricos) | 1,6% | Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade. |
B - Média Superior | 10,8% | Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida. |
C - Média Inferior | 28,1% | Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade. |
D - Baixa Superior | 32,6% | Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social. |
E - Baixa | 25,2% | Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana. |
Classes sociais e estilos de vida
Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.
Integração X Contestação | Modernidade X Conservadorismo |
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. | Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade; |
- Fator realização; - Fator satisfação; - Fator competitividade; - Fator individualismo; - Fator patriotismo; - Fator credibilidade. |
- Fator de emancipação da mulher; - Fator de liberação sexual; - Fator de modernização legal; - Fator de independência; - Fator de negação da familia; - Fator de casamento aberto; - Fator de transgressão. |
Características diferenciais de segmentos
Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas.
Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:
- Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico); - Preocupação fundamental; - Aspirações pessoais; - Valores; - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...); - Família; - Papel da mulher; - Juventude. |
- Consciência social/ política; - Prática/ interesses (cultura/ lazer...); - Aspirações materiais; - Atitudes de compra e consumo; - Consumidor de; - Mídia principal; - Vestuário. |
No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:
Integrados: (30%)
Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.
Independentes: (20%)
SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.
Conservadores: (23%)
SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.
Contestadores: (5%)
RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.
Modernos: (22%)
RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.
É possível identificar 03 fatores de influência no comportamento do consumidor. São eles.
- Fatores culturais: leitura, instrução, lazer, etc;
- Fatores sociais: relação com a sociedade (escola, trabalho, clube, etc);
- Fatores pessoais: vínculos pessoais, familiares, amigos e a forma como os outros fatores são assimilados e trabalhados por cada indivíduo no seu dia a dia.
Além disso as classes sociais são determinantes para se fazer uma análise neste sentido.
Você sabe como são realizadas as divisões das classes sociais e com que critério?
Ela é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pode considerar dados mais apurados e precisos sobre uma pessoa e sua família como o nível de instrução dos integrantes, as instalações residenciais, equipamentos disponíveis, funcionários etc. No entanto, a forma mais simplificada que também pode ser tomada como parâmetro, é a que leva em conta apenas a renda familiar.
Veja como funciona essa medição e quais os critérios utilizados pelo IBGE.
Critério do IBGE para definição de classes sociais
A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).
Esta tabela foi obtida a partir de vários artigos sobre classes sociais nas pesquisas do IBGE divulgados na imprensa e é parecida com a visão da FGV.
Classe | Salários Mínimos (SM) | Renda Familiar (R$) |
---|---|---|
A | Acima de 20 SM | R$ 14.500,00 ou mais |
B | 10 à 20 SM | De R$ 7.500,00 à R$ 14.499,99 |
C | 4 à 10 SM | De R$ 2.900,00 à R$ 7.249,99 |
D | 2 à 4 SM | De R$ 1.450,00 à R$ 2.899,99 |
E | Até 2 SM | Até R$ 1.449,99 |
Já nos EUA, as classes sociais são divididas da seguinte forma:
Classe | População | Descrição |
---|---|---|
A1 - Alta superior (aristocracia) | 1,4% | Composta por famílias de riqueza herdada. Vivem com abundância, se preocupam em demonstrar responsabilidade social. |
A2 - Alta inferior (novos ricos) | 1,6% | Riqueza equivalente ou superior à primeira, porém de primeira geração. Não são bem aceitos pela classe alta superior. Tendem a ostentação para buscar aceitação e notoriedade. |
B - Média Superior | 10,8% | Renda derivada de salários, lucros com negócios ou honorários profissionais. As pessoas que compõem esta classe social tentam copiar as classes superiores em seus modos de vida. |
C - Média Inferior | 28,1% | Trabalhadores que executam serviços em escritórios possuem pequenas empresas, bancários, corretores de seguros, agricultores. As pessoas dessa classe social procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade. |
D - Baixa Superior | 32,6% | Operários especializados, trabalhadores de indústrias, policiais, balconistas. Preocupam-se com a subsistência, sem preocupação com o reconhecimento social. |
E - Baixa | 25,2% | Trabalhadores não especializados, desempregados. São considerados responsáveis por parte da delinquência americana. |
Classes sociais e estilos de vida
Façamos um paralelo entre as informações do Brasil e EUA, analisando diferenças e semelhanças.
Integração X Contestação | Modernidade X Conservadorismo |
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em 1993 pela agência McCann-Erikson, seis fatores foram identificados como variáveis de integração social. | Sete fatores foram identificados como variáveis de modernidade; |
- Fator realização; - Fator satisfação; - Fator competitividade; - Fator individualismo; - Fator patriotismo; - Fator credibilidade. |
- Fator de emancipação da mulher; - Fator de liberação sexual; - Fator de modernização legal; - Fator de independência; - Fator de negação da familia; - Fator de casamento aberto; - Fator de transgressão. |
Características diferenciais de segmentos
Um estudo com jovens brasileiro resultou em 5 segmentos com características específicas:
Para isso foram pesquisados os seguintes pontos:
- Tendência demográfica (perfil socioeconômico e geográfico); - Preocupação fundamental; - Aspirações pessoais; - Valores; - Tipo Psicológico (determinado, otimista, dependente...); - Família; - Papel da mulher; - Juventude. |
- Consciência social/ política; - Prática/ interesses (cultura/ lazer...); - Aspirações materiais; - Atitudes de compra e consumo; - Consumidor de; - Mídia principal; - Vestuário. |
No Brasil também foi realizado um estudo pela agência McCann-Ericsson em 2004 que classificava a juventude das regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo de então em cinco grupos conforme segue:
Integrados: (30%)
Homens de 15 a 19 anos, RJ e SP, baixo nível de escolaridade, trabalham, classe C, possuem preocupação com sua posição social, aspiram uma ascensão a sua condição de origem, possuem como valores a educação, o trabalho, a disciplina e a honestidade, são determinados, otimistas e também possuem sentimento de inferioridade, respeitam e aceitam autoridades superiores, sejam elas familiares ou profissionais, entendem o papel da mulher de forma tradicional. Sentem-se marginalizados e excluídos, porém são patriotas e confiam no governo, gostam de assistir e praticar futebol de campo e de salão. Suas aspirações estão relacionadas ao vestuário, carro e casa própria. Suas atitudes de compra envolvem impulsividade, oportunidade, esperteza associadas a marcas de prestígio, entretanto é consumidor apenas de vestuário, o acesso a mídia (principal) é a TV e identifica a roupa como um elemento de aceitação social.
Independentes: (20%)
SP, instrução superior, mulheres, trabalham, classes AB, preocupação com desenvolvimento pessoal, aprimoramento intelectual, maturidade, diferenciação em relação ao grupo de referência (jovens), busca realização profissional, seus valores estão ligados à inteligência, racionalidade e ponderação, moderadas, críticas e autoafirmativas, são críticas em relação à família e possuem desejo de independência, é a favor da emancipação feminina, é crítica em relação ao comportamento do jovem e deseja superar logo esta fase, valoriza a participação política e é bastante crítico em relação ao cenário atual. Gosta de viagens, cinema e em suas compras é também seletivo e possui bom gosto e espírito crítico. É consumidor de combustível, alimentação, cigarros de baixo teor. Têm acesso a jornais, rádio e revista com frequência e gosta de utilizar um visual diferenciado, porém despreocupada com modismos.
Conservadores: (23%)
SP e RJ, mulheres, 15-19 anos, classe BC, não trabalham, estudam, são moralistas, possuem como aspirações a felicidade individual, a realização afetiva, ser útil e bem aceita na sociedade. Possui como valores a amizade, a bondade, felicidade, casamento e família. São acomodadas, dependentes e imaturas, sofrem um controle rígido familiar. Identifica como papel importante para a mulher o de casar, ter filhos. Insatisfeita com o comportamento da mulher considerada moderna. Acredita que a juventude é um momento especial de suas vidas, em relação à sociedade e política, se mostra confirmada e ao mesmo tempo pessimista. Tem como principais práticas e interesses a vida familiar, amigos, namoro, trabalhos manuais e a religião. Suas aspirações materiais estão relacionadas ao vestuário, enxoval, jóias, aparelhos eletrônicos. Suas atitudes de consumo são prudentes, controladas. São econômicas, poupam. São consumidoras de doces, balas, sorvetes, chocolates e sucos. As mídias principais são: o rádio e a televisão. Em seu vestuário adotam uma padronização grupal “moda jovem”.
Contestadores: (5%)
RJ, homens, 20-24 anos, universitários, trabalhos ocasionais, classe A. São contestadores e sua aspiração é pertencer à elite pensante, ser de vanguarda intelectual, são cultos, criativos, sensíveis e transgressores. Se sentem superiores, diferenciados, críticos e pessimistas. Com a família sua relação é de rejeição e de conflito. Acredita que o feminismo deva ser algo cultivado pelas mulheres. Por sentir-se na vanguarda da juventude, reprova o comportamento da maioria. Em relação à política e sociedade, é um crítico atuante. Gosta de cinema, teatro, barzinhos, política, artes, fotografia. Suas aspirações estão ligadas a viagens. Suas atitudes de compra e consumo são hedonistas, porém possuem espírito crítico e seletividade. São consumidores de cigarros, bebidas alcoólicas, livros e discos. A mídia principal é a internet e o rádio e costuma vestir-se de forma anticonvencional.
Modernos: (22%)
RJ, classe AB, 20-24 anos, homens, que possuem como principal preocupação a aparência pessoal, autoimagem. Como aspirações estão, o sucesso pessoal e profissional, possuem necessidades de atualização, sintonia com novidades. Necessidade de “estar por dentro”. Tem como principais valores a liberdade, modernidade, novidade. São extrovertidos, sociáveis, hedônicos e flexíveis a mudanças. Vê na família a possibilidade de uma relação aberta e de convivência pacífica. É a favor da emancipação feminina e entende que a juventude é o momento de viver, aproveitar, prolongar o período de dependência. Quanto à política e a sociedade se mostram individualistas, descontentes e reformistas. Pratica esportes, sexo, gosta de dançar, barzinhos e está ligado a tendências da moda. Têm como aspirações materiais motos, barcos, asa-delta, equipamentos. Suas atitudes de compra consumo são de experimentação e de exigência de qualidade. São consumidores de barzinhos, cigarros, bebidas alcoólicas. A mídia principal é a revista e no vestuário se preocupa com status, sofisticação, etiquetas, grifes. É vaidoso e narcisista.
Hoje em dia a Internet pode ser identificada como principal mídia e além das roupas os smartphones assumem o papel de ícone de aceitação social.
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