O que comemos, bebemos, vestimos, acreditamos, a música que escutamos, tudo isso depende em grande parte de nossa cultura. Não obstante acertaremos com muita facilidade nosso modo de vida como “o modo de vida”. A diversidade de culturas e comportamentos é admirável. Os americanos comem ostras, mas não comem escargots, os franceses comem escargots, mas não comem gafanhotos. Os judeus comem peixe mas não comem porco. Os indianos comem porco, mas não comem carne de gado. Os russos comem carne de gado mas não comem cobras. Os chineses comem cobras, mas não comem carne de seres humanos. E os nativos da Papua Nova Guiné, acham os seres humanos deliciosos. (KARSAKLIAN, 2004, p. 153).
Tylor (1920) define então a cultura como “conjunto complexo, que inclui conhecimentos, crenças, artes, lei, moral, costumes e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Socialização e Aculturação
As normas de comportamento, ligadas às diferentes funções sociais e aos valores subjacentes, são transmitidas de geração a geração por meio do processo de “socialização”. Segundo esse processo, o indivíduo aprende progressivamente de várias fontes (família, escola), o que é permitido e aquilo que não é permitido dentro de uma vasta gama de situações de interação social. Esse mecanismo de aprendizagem, que existe também no caso de um indivíduo transplantado de uma cultura para outra (aculturação, no caso), facilita a emergência de comportamentos estáveis e comuns aos diferentes membros de uma sociedade. Foi assim demonstrado como as crianças aprendem a comportarem-se como consumidores e a escolher a estratégia de compra a partir da observação de seus parentes e amigos.
Seja em virtude de pressões externas ou internas, uma cultura é necessariamente evolutiva. Uma sociedade modifica-se, seja por ações inovadoras de seus membros, seja pela assimilação de elementos emprestados de outras culturas.
Socialização e Aculturação
Uma cultura pode evoluir também pelo contato com outras culturas. Nos dias de hoje, o desenvolvimento dos meios de comunicação reduz barreiras culturais tradicionais e dá origem a novos grupos supranacionais com comportamento homogêneo e específico. (Caso da vestimenta dos jovens com cuecas aparentes). É dessa forma que podemos explicar o surgimento de subculturas, como ecologistas, os consumeristas internacionais, etc. Entretanto algumas vezes, o mecanismo de exportação cultural encontra certa resistência por parte da sociedade “invadida”. Na Europa, constata-se que os produtos Made in USA não são todos difundidos com a mesma velocidade, como acontece em outros mercados, como o latino americano, por exemplo.
A Memória
O processo de memorização consiste em adquirir e registrar a informação de maneira a poder acessá-la mais tarde. As teorias dominantes sobre o funcionamento da memória inspiram-se muito na estrutura e no modo de operação de um computador. As informações são digitadas, processadas e estocadas, de forma a facilitar a organização, o acesso permanente e sequencial. A forma como a informação é registrada possibilita a compreensão de seu modo de representação na memória. Geralmente, as novas informações que têm relação com aquelas já estocadas possuem mais chances de ser memorizadas.
A memória propriamente dita funciona um pouco como um foguete com três andares. Primeiro vem a memória sensorial, depois a memória de curto prazo e, finalmente, a memória de longo prazo. Elas são ligadas entre si por meio de processos mentais por vezes muito sutis.
A Memória
O que comemos, bebemos, vestimos, acreditamos, a música que escutamos, tudo isso depende em grande parte de nossa cultura. Não obstante acertaremos com muita facilidade nosso modo de vida como “o modo de vida”. A diversidade de culturas e comportamentos é admirável. Os americanos comem ostras, mas não comem escargots, os franceses comem escargots, mas não comem gafanhotos. Os judeus comem peixe mas não comem porco. Os indianos comem porco, mas não comem carne de gado. Os russos comem carne de gado mas não comem cobras. Os chineses comem cobras, mas não comem carne de seres humanos. E os nativos da Papua Nova Guiné, acham os seres humanos deliciosos. (KARSAKLIAN, 2004, p.153).
Tylor (1920) define então a cultura como “conjunto complexo, que inclui conhecimentos, crenças, artes, lei, moral, costumes e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Socialização e Aculturação
As normas de comportamento, ligadas às diferentes funções sociais e aos valores subjacentes, são transmitidas de geração a geração por meio do processo de “socialização”. Segundo esse processo, o indivíduo aprende progressivamente de várias fontes (família, escola), o que é permitido e aquilo que não é permitido dentro de uma vasta gama de situações de interação social. Esse mecanismo de aprendizagem, que existe também no caso de um indivíduo transplantado de uma cultura para outra (aculturação, no caso), facilita a emergência de comportamentos estáveis e comuns aos diferentes membros de uma sociedade. Foi assim demonstrado como as crianças aprendem a comportarem-se como consumidores e a escolher a estratégia de compra a partir da observação de seus parentes e amigos.
Seja em virtude de pressões externas ou internas, uma cultura é necessariamente evolutiva. Uma sociedade modifica-se, seja por ações inovadoras de seus membros, seja pela assimilação de elementos emprestados de outras culturas.
Socialização e Aculturação
Uma cultura pode evoluir também pelo contato com outras culturas. Nos dias de hoje, o desenvolvimento dos meios de comunicação reduz barreiras culturais tradicionais e dá origem a novos grupos supranacionais com comportamento homogêneo e específico. (Caso da vestimenta dos jovens com cuecas aparentes). É dessa forma que podemos explicar o surgimento de subculturas, como ecologistas, os consumeristas internacionais, etc. Entretanto algumas vezes, o mecanismo de exportação cultural encontra certa resistência por parte da sociedade “invadida”. Na Europa, constata-se que os produtos Made in USA não são todos difundidos com a mesma velocidade, como acontece em outros mercados, como o latino americano, por exemplo.
A Memória
O processo de memorização consiste em adquirir e registrar a informação de maneira a poder acessá-la mais tarde. As teorias dominantes sobre o funcionamento da memória inspiram-se muito na estrutura e no modo de operação de um computador. As informações são digitadas, processadas e estocadas, de forma a facilitar a organização, o acesso permanente e sequencial. A forma como a informação é registrada possibilita a compreensão de seu modo de representação na memória. Geralmente, as novas informações que têm relação com aquelas já estocadas possuem mais chances de ser memorizadas.
A memória propriamente dita funciona um pouco como um foguete com três andares. Primeiro vem a memória sensorial, depois a memória de curto prazo e, finalmente, a memória de longo prazo. Elas são ligadas entre si por meio de processos mentais por vezes muito sutis.
A Memória
O que comemos, bebemos, vestimos, acreditamos, a música que escutamos, tudo isso depende em grande parte de nossa cultura. Não obstante acertaremos com muita facilidade nosso modo de vida como “o modo de vida”. A diversidade de culturas e comportamentos é admirável. Os americanos comem ostras, mas não comem escargots, os franceses comem escargots, mas não comem gafanhotos. Os judeus comem peixe mas não comem porco. Os indianos comem porco, mas não comem carne de gado. Os russos comem carne de gado mas não comem cobras. Os chineses comem cobras, mas não comem carne de seres humanos. E os nativos da Papua Nova Guiné, acham os seres humanos deliciosos. (KARSAKLIAN, 2004, p. 153).
Tylor (1920) define então a cultura como “conjunto complexo, que inclui conhecimentos, crenças, artes, lei, moral, costumes e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Socialização e Aculturação
As normas de comportamento, ligadas às diferentes funções sociais e aos valores subjacentes, são transmitidas de geração a geração por meio do processo de “socialização”. Segundo esse processo, o indivíduo aprende progressivamente de várias fontes (família, escola), o que é permitido e aquilo que não é permitido dentro de uma vasta gama de situações de interação social. Esse mecanismo de aprendizagem, que existe também no caso de um indivíduo transplantado de uma cultura para outra (aculturação, no caso), facilita a emergência de comportamentos estáveis e comuns aos diferentes membros de uma sociedade. Foi assim demonstrado como as crianças aprendem a comportarem-se como consumidores e a escolher a estratégia de compra a partir da observação de seus parentes e amigos.
Seja em virtude de pressões externas ou internas, uma cultura é necessariamente evolutiva. Uma sociedade modifica-se, seja por ações inovadoras de seus membros, seja pela assimilação de elementos emprestados de outras culturas.
Socialização e Aculturação
Uma cultura pode evoluir também pelo contato com outras culturas. Nos dias de hoje, o desenvolvimento dos meios de comunicação reduz barreiras culturais tradicionais e dá origem a novos grupos supranacionais com comportamento homogêneo e específico. (Caso da vestimenta dos jovens com cuecas aparentes). É dessa forma que podemos explicar o surgimento de subculturas, como ecologistas, os consumeristas internacionais, etc. Entretanto algumas vezes, o mecanismo de exportação cultural encontra certa resistência por parte da sociedade “invadida”. Na Europa, constata-se que os produtos Made in USA não são todos difundidos com a mesma velocidade, como acontece em outros mercados, como o latino americano, por exemplo.
A Memória
O processo de memorização consiste em adquirir e registrar a informação de maneira a poder acessá-la mais tarde. As teorias dominantes sobre o funcionamento da memória inspiram-se muito na estrutura e no modo de operação de um computador. As informações são digitadas, processadas e estocadas, de forma a facilitar a organização, o acesso permanente e sequencial. A forma como a informação é registrada possibilita a compreensão de seu modo de representação na memória. Geralmente, as novas informações que têm relação com aquelas já estocadas possuem mais chances de ser memorizadas.
A memória propriamente dita funciona um pouco como um foguete com três andares. Primeiro vem a memória sensorial, depois a memória de curto prazo e, finalmente, a memória de longo prazo. Elas são ligadas entre si por meio de processos mentais por vezes muito sutis.
A Memória
O que comemos, bebemos, vestimos, acreditamos, a música que escutamos, tudo isso depende em grande parte de nossa cultura. Não obstante acertaremos com muita facilidade nosso modo de vida como “o modo de vida”. A diversidade de culturas e comportamentos é admirável. Os americanos comem ostras, mas não comem escargots, os franceses comem escargots, mas não comem gafanhotos. Os judeus comem peixe mas não comem porco. Os indianos comem porco, mas não comem carne de gado. Os russos comem carne de gado mas não comem cobras. Os chineses comem cobras, mas não comem carne de seres humanos. E os nativos da Papua Nova Guiné, acham os seres humanos deliciosos. (KARSAKLIAN, 2004, p.153).
Tylor (1920) define então a cultura como “conjunto complexo, que inclui conhecimentos, crenças, artes, lei, moral, costumes e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Socialização e Aculturação
As normas de comportamento, ligadas às diferentes funções sociais e aos valores subjacentes, são transmitidas de geração a geração por meio do processo de “socialização”. Segundo esse processo, o indivíduo aprende progressivamente de várias fontes (família, escola), o que é permitido e aquilo que não é permitido dentro de uma vasta gama de situações de interação social. Esse mecanismo de aprendizagem, que existe também no caso de um indivíduo transplantado de uma cultura para outra (aculturação, no caso), facilita a emergência de comportamentos estáveis e comuns aos diferentes membros de uma sociedade. Foi assim demonstrado como as crianças aprendem a comportarem-se como consumidores e a escolher a estratégia de compra a partir da observação de seus parentes e amigos.
Seja em virtude de pressões externas ou internas, uma cultura é necessariamente evolutiva. Uma sociedade modifica-se, seja por ações inovadoras de seus membros, seja pela assimilação de elementos emprestados de outras culturas.
Socialização e Aculturação
Uma cultura pode evoluir também pelo contato com outras culturas. Nos dias de hoje, o desenvolvimento dos meios de comunicação reduz barreiras culturais tradicionais e dá origem a novos grupos supranacionais com comportamento homogêneo e específico. (Caso da vestimenta dos jovens com cuecas aparentes). É dessa forma que podemos explicar o surgimento de subculturas, como ecologistas, os consumeristas internacionais, etc. Entretanto algumas vezes, o mecanismo de exportação cultural encontra certa resistência por parte da sociedade “invadida”. Na Europa, constata-se que os produtos Made in USA não são todos difundidos com a mesma velocidade, como acontece em outros mercados, como o latino americano, por exemplo.
A Memória
O processo de memorização consiste em adquirir e registrar a informação de maneira a poder acessá-la mais tarde. As teorias dominantes sobre o funcionamento da memória inspiram-se muito na estrutura e no modo de operação de um computador. As informações são digitadas, processadas e estocadas, de forma a facilitar a organização, o acesso permanente e sequencial. A forma como a informação é registrada possibilita a compreensão de seu modo de representação na memória. Geralmente, as novas informações que têm relação com aquelas já estocadas possuem mais chances de ser memorizadas.
A memória propriamente dita funciona um pouco como um foguete com três andares. Primeiro vem a memória sensorial, depois a memória de curto prazo e, finalmente, a memória de longo prazo. Elas são ligadas entre si por meio de processos mentais por vezes muito sutis.
A Memória
Os Termos de Uso especificados neste documento representam um acordo entre o Centro de Ensino Superior Strong o OpenCourseWare e os participantes dos cursos gratuitos disponibilizados no programa OCW ESAGS.
O OCW ESAGS permite a realização de cursos gratuitamente, por qualquer usuário, desde que aceito as especificações abaixo.
O usuário reconhece que, ao utilizar os conteúdos dos cursos do programa OCW ESAGS, estará aceitando todas as condições mencionadas nesse Termo de Uso.