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Módulo 4 - Comunicação
  • Módulo 4 - Comunicação

    A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.

    Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
    Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.

    A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).

    Interrompa a leitura por um momento e reflita:

    Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
    Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
    É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?

  • Módulo 4 - Comunicação

    Comunicação Assertiva

    A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.

    A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Mensagens Persuasivas

    Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
    Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.

    Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:

    Clique nos tópicos.

    Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.
    Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.
    Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.
  • Módulo 4 - Comunicação

    Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.

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    A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.

    Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
    Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.

    A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).

    Interrompa a leitura por um momento e reflita:

    Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
    Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
    É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?

  • Módulo 4 - Comunicação

    Comunicação Assertiva

    A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.

    A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Mensagens Persuasivas

    Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
    Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.

    Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:

    Credibilidade Pessoal (Ethos):
    Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.

    Despertar emoções nos outros (Pathos):
    Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.

    Usar evidências(Logos):
    Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.

  • Módulo 4 - Comunicação

    Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.

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    A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.

    Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
    Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.

    A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.

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    Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).

    Interrompa a leitura por um momento e reflita:

    Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
    Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
    É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?

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    Comunicação Assertiva

    A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.

    A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.

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    Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
    Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.

    Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.

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    Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:

    Clique nos tópicos.

    Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.
    Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.
    Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.
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    Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.

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    A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.

    Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
    Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.

    A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.

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    Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).

    Interrompa a leitura por um momento e reflita:

    Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
    Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
    É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?

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    Comunicação Assertiva

    A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.

    A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.

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    Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
    Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.

    Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.

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    Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:

    Credibilidade Pessoal (Ethos):
    Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.

    Despertar emoções nos outros (Pathos):
    Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.

    Usar evidências(Logos):
    Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.

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