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Módulo 5 - Trabalho em equipe
  • Módulo 5 - Trabalho em equipe

    Muitas empresas só se dão conta de que um líder é fraco quando ele perde o controle sobre seu time. Os resultados desta fragilidade aparecem na forma de problemas comportamentais e prejuízos para a organização.

    Atualmente, as empresas lidam com o paradoxo que compreende a quantidade de informação sobre trabalho em equipe versus os inúmeros problemas em gerir times.

    Mas, se sabemos que o trabalho efetivo de uma equipe é capaz de gerar resultados muito superiores ao apresentado pelo melhor indivíduo participante, por que enfrentamos tantas dificuldades ao formar e gerir equipes?

    Algumas premissas podem ajudar o líder na gestão de seu time, veja a seguir quais são elas.

  • Módulo 5 - Trabalho em equipe

    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    Para elevar a equipe e construir times de alto desempenho na era do conhecimento, podemos estabelecer 4 premissas:

    1) Atrair o tipo de pessoa que você deseja
    "Tive a competência de formar times de alta performance por ter a capacidade de ser um líder que atrai pessoas por quem eu sou". Maxwell (2007) chama essa capacidade de a Lei do Magnetismo. Para o autor, "você atrai pessoas pelo que você é e não pelo que você quer. Se você anda atraindo pessoas que não significam o que você é, está na hora de melhorar a sua capacidade de liderança. As pessoas não procuram líderes medíocres para seguir. Elas se sentem atraídas por líderes que tenham valores, energia e capacidade de liderança semelhantes aos delas."

  • Módulo 5 - Trabalho em equipe

    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    2) Times de alta performance e tamanho pequeno
    Times de alta performance não são compostos de 15 indivíduos. Há quem acredite que "duas cabeças pensam melhor que uma", mas lembre-se: "quando muitas pessoas põem a mão na massa, o bolo desanda." Portanto, o time ideal deve ter entre 5 e 7 indivíduos no máximo. Desta forma a liderança, controle e distribuição de tarefas são muito mais eficazes.

  • Módulo 5 - Trabalho em equipe

    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    3) Sucessão planejada
    Nenhum líder lidera um time o tempo todo. A liderança de um time de alto desempenho é circustancial. Por isso, planeje com antecedência sua substituição quando isto deverá acontecer. Desta forma você terá tempo para desenvolver se substituto.

  • Módulo 5 - Trabalho em equipe

    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Valores e Crenças:
    O líder deve entender as visões e motivações que orientam os comportamentos, motivos e formas de comunicação entre o grupo.

    - Diferenças entre gerações:
    É comum em times de alta performance trabalhar com membros de diferentes gerações. Há os da geração dos baby-boomers (nascidos após a 2ª guerra) com uma abordagem mais conservadora; há os membros da geração X (nascidos nos anos 70 e 80), que viram toda a recessão mundial e que apostam na lealdade dos relacionamentos e não à empresa; e por último, a geração Y, aquela que acredita que a empresa, muito mais do que um ambiente de trabalho, é um meio social (esta nova geração procura líderes com honestidade, integridade e adora o trabalho entre amigos).

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    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Caráter, temperamento e gênero:
    Sabemos que as mulheres se sentem mais valorizadas com as recompensas coletivas e se preocupam com o processo de resolução de problemas, já os homens tendem a se concentrar nos resultados. Há os tímidos, falantes, conciliadores, brigões e desconectados do mundo.
    Lembre-se de que para atingir resultados é necessário tratar as pessoas como indivíduos, por isso procure entender seus estilos, valores e motivos. Discuta com cada membro do time suas expectativas, necessidades, e como você pode ajudá-los.

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    Muitas empresas só se dão conta de que um líder é fraco quando ele perde o controle sobre seu time. Os resultados desta fragilidade aparecem na forma de problemas comportamentais e prejuízos para a organização.

    Atualmente, as empresas lidam com o paradoxo que compreende a quantidade de informação sobre trabalho em equipe versus os inúmeros problemas em gerir times.

    Mas, se sabemos que o trabalho efetivo de uma equipe é capaz de gerar resultados muito superiores ao apresentado pelo melhor indivíduo participante, por que enfrentamos tantas dificuldades ao formar e gerir equipes?

    Algumas premissas podem ajudar o líder na gestão de seu time, veja a seguir quais são elas.

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    Para elevar a equipe e construir times de alto desempenho na era do conhecimento, podemos estabelecer 4 premissas:

    1) Atrair o tipo de pessoa que você deseja
    "Tive a competência de formar times de alta performance por ter a capacidade de ser um líder que atrai pessoas por quem eu sou". Maxwell (2007) chama essa capacidade de a Lei do Magnetismo. Para o autor, "você atrai pessoas pelo que você é e não pelo que você quer. Se você anda atraindo pessoas que não significam o que você é, está na hora de melhorar a sua capacidade de liderança. As pessoas não procuram líderes medíocres para seguir. Elas se sentem atraídas por líderes que tenham valores, energia e capacidade de liderança semelhantes aos delas."

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    2) Times de alta performance e tamanho pequeno
    Times de alta performance não são compostos de 15 indivíduos. Há quem acredite que "duas cabeças pensam melhor que uma", mas lembre-se: "quando muitas pessoas põem a mão na massa, o bolo desanda." Portanto, o time ideal deve ter entre 5 e 7 indivíduos no máximo. Desta forma a liderança, controle e distribuição de tarefas são muito mais eficazes.

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    3) Sucessão planejada
    Nenhum líder lidera um time o tempo todo. A liderança de um time de alto desempenho é circustancial. Por isso, planeje com antecedência sua substituição quando isto deverá acontecer. Desta forma você terá tempo para desenvolver se substituto.

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Valores e Crenças:
    O líder deve entender as visões e motivações que orientam os comportamentos, motivos e formas de comunicação entre o grupo.

    - Diferenças entre gerações:
    É comum em times de alta performance trabalhar com membros de diferentes gerações. Há os da geração dos baby-boomers (nascidos após a 2ª guerra) com uma abordagem mais conservadora; há os membros da geração X (nascidos nos anos 70 e 80), que viram toda a recessão mundial e que apostam na lealdade dos relacionamentos e não à empresa; e por último, a geração Y, aquela que acredita que a empresa, muito mais do que um ambiente de trabalho, é um meio social (esta nova geração procura líderes com honestidade, integridade e adora o trabalho entre amigos).

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Caráter, temperamento e gênero:
    Sabemos que as mulheres se sentem mais valorizadas com as recompensas coletivas e se preocupam com o processo de resolução de problemas, já os homens tendem a se concentrar nos resultados. Há os tímidos, falantes, conciliadores, brigões e desconectados do mundo.
    Lembre-se de que para atingir resultados é necessário tratar as pessoas como indivíduos, por isso procure entender seus estilos, valores e motivos. Discuta com cada membro do time suas expectativas, necessidades, e como você pode ajudá-los.

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    Atualmente, as empresas lidam com o paradoxo que compreende a quantidade de informação sobre trabalho em equipe versus os inúmeros problemas em gerir times.

    Mas, se sabemos que o trabalho efetivo de uma equipe é capaz de gerar resultados muito superiores ao apresentado pelo melhor indivíduo participante, por que enfrentamos tantas dificuldades ao formar e gerir equipes?

    Algumas premissas podem ajudar o líder na gestão de seu time, veja a seguir quais são elas.

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    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    Para elevar a equipe e construir times de alto desempenho na era do conhecimento, podemos estabelecer 4 premissas:

    1) Atrair o tipo de pessoa que você deseja
    "Tive a competência de formar times de alta performance por ter a capacidade de ser um líder que atrai pessoas por quem eu sou". Maxwell (2007) chama essa capacidade de a Lei do Magnetismo. Para o autor, "você atrai pessoas pelo que você é e não pelo que você quer. Se você anda atraindo pessoas que não significam o que você é, está na hora de melhorar a sua capacidade de liderança. As pessoas não procuram líderes medíocres para seguir. Elas se sentem atraídas por líderes que tenham valores, energia e capacidade de liderança semelhantes aos delas."

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    2) Times de alta performance e tamanho pequeno
    Times de alta performance não são compostos de 15 indivíduos. Há quem acredite que "duas cabeças pensam melhor que uma", mas lembre-se: "quando muitas pessoas põem a mão na massa, o bolo desanda." Portanto, o time ideal deve ter entre 5 e 7 indivíduos no máximo. Desta forma a liderança, controle e distribuição de tarefas são muito mais eficazes.

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    3) Sucessão planejada
    Nenhum líder lidera um time o tempo todo. A liderança de um time de alto desempenho é circustancial. Por isso, planeje com antecedência sua substituição quando isto deverá acontecer. Desta forma você terá tempo para desenvolver se substituto.

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Valores e Crenças:
    O líder deve entender as visões e motivações que orientam os comportamentos, motivos e formas de comunicação entre o grupo.

    - Diferenças entre gerações:
    É comum em times de alta performance trabalhar com membros de diferentes gerações. Há os da geração dos baby-boomers (nascidos após a 2ª guerra) com uma abordagem mais conservadora; há os membros da geração X (nascidos nos anos 70 e 80), que viram toda a recessão mundial e que apostam na lealdade dos relacionamentos e não à empresa; e por último, a geração Y, aquela que acredita que a empresa, muito mais do que um ambiente de trabalho, é um meio social (esta nova geração procura líderes com honestidade, integridade e adora o trabalho entre amigos).

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Caráter, temperamento e gênero:
    Sabemos que as mulheres se sentem mais valorizadas com as recompensas coletivas e se preocupam com o processo de resolução de problemas, já os homens tendem a se concentrar nos resultados. Há os tímidos, falantes, conciliadores, brigões e desconectados do mundo.
    Lembre-se de que para atingir resultados é necessário tratar as pessoas como indivíduos, por isso procure entender seus estilos, valores e motivos. Discuta com cada membro do time suas expectativas, necessidades, e como você pode ajudá-los.

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    Muitas empresas só se dão conta de que um líder é fraco quando ele perde o controle sobre seu time. Os resultados desta fragilidade aparecem na forma de problemas comportamentais e prejuízos para a organização.

    Atualmente, as empresas lidam com o paradoxo que compreende a quantidade de informação sobre trabalho em equipe versus os inúmeros problemas em gerir times.

    Mas, se sabemos que o trabalho efetivo de uma equipe é capaz de gerar resultados muito superiores ao apresentado pelo melhor indivíduo participante, por que enfrentamos tantas dificuldades ao formar e gerir equipes?

    Algumas premissas podem ajudar o líder na gestão de seu time, veja a seguir quais são elas.

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    Para elevar a equipe e construir times de alto desempenho na era do conhecimento, podemos estabelecer 4 premissas:

    1) Atrair o tipo de pessoa que você deseja
    "Tive a competência de formar times de alta performance por ter a capacidade de ser um líder que atrai pessoas por quem eu sou". Maxwell (2007) chama essa capacidade de a Lei do Magnetismo. Para o autor, "você atrai pessoas pelo que você é e não pelo que você quer. Se você anda atraindo pessoas que não significam o que você é, está na hora de melhorar a sua capacidade de liderança. As pessoas não procuram líderes medíocres para seguir. Elas se sentem atraídas por líderes que tenham valores, energia e capacidade de liderança semelhantes aos delas."

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    2) Times de alta performance e tamanho pequeno
    Times de alta performance não são compostos de 15 indivíduos. Há quem acredite que "duas cabeças pensam melhor que uma", mas lembre-se: "quando muitas pessoas põem a mão na massa, o bolo desanda." Portanto, o time ideal deve ter entre 5 e 7 indivíduos no máximo. Desta forma a liderança, controle e distribuição de tarefas são muito mais eficazes.

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    Premissas da Gestão de Times Eficazes

    3) Sucessão planejada
    Nenhum líder lidera um time o tempo todo. A liderança de um time de alto desempenho é circustancial. Por isso, planeje com antecedência sua substituição quando isto deverá acontecer. Desta forma você terá tempo para desenvolver se substituto.

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Valores e Crenças:
    O líder deve entender as visões e motivações que orientam os comportamentos, motivos e formas de comunicação entre o grupo.

    - Diferenças entre gerações:
    É comum em times de alta performance trabalhar com membros de diferentes gerações. Há os da geração dos baby-boomers (nascidos após a 2ª guerra) com uma abordagem mais conservadora; há os membros da geração X (nascidos nos anos 70 e 80), que viram toda a recessão mundial e que apostam na lealdade dos relacionamentos e não à empresa; e por último, a geração Y, aquela que acredita que a empresa, muito mais do que um ambiente de trabalho, é um meio social (esta nova geração procura líderes com honestidade, integridade e adora o trabalho entre amigos).

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    4) Respeitar a diversidade
    Na era do conhecimento, os líderes devem lidar com as inúmeras diferenças entre as pessoas. Para respeitar a diversidade o líder deve estar a:

    - Caráter, temperamento e gênero:
    Sabemos que as mulheres se sentem mais valorizadas com as recompensas coletivas e se preocupam com o processo de resolução de problemas, já os homens tendem a se concentrar nos resultados. Há os tímidos, falantes, conciliadores, brigões e desconectados do mundo.
    Lembre-se de que para atingir resultados é necessário tratar as pessoas como indivíduos, por isso procure entender seus estilos, valores e motivos. Discuta com cada membro do time suas expectativas, necessidades, e como você pode ajudá-los.


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