Módulo 3: As Classes Gramaticais: Substantivo, Artigo e Adjetivo
Assim como vimos que cada texto tem o seu objetivo, devemos saber que cada palavra também o tem, sempre é bom que revisemos suas classificações. Nomeamos a diversidade de palavras, classes gramaticais, que, em Língua Portuguesa, são dez, a saber: Substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome, advérbio preposição, numeral, conjunção e interjeição.
É a classe que abriga o maior número de palavras, pois tudo tem um nome; e o substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres.
Os substantivos possuem tipos distintos, veja:
Comum
Próprio
Concreto
Abstrato
Primitivo
Derivado
Simples
Composto, e
Coletivo
Vejamos os substantivos contidos nos fragmentos do texto La Cave Des Vins – A Arte em Degustar Vinhos (2007, p.22 ) :
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Nesta primeira análise vemos que todos os substantivos em verde têm a função de nomear os seres em geral e, por este motivo, são chamados substantivos comuns, no entanto, todos os substantivos que nomeiam seres específicos, perceptível aqui pelo uso da letra maiúscula, presentes nos nomes das cidades, possuem outra nomenclatura: são chamados substantivos próprios e estão destacados em amarelo no texto.
Existem substantivos chamados concretos e abstratos, estes, por sua vez necessitam de seres concretos para existir, aqueles, existem por si só, é o caso da palavra loja, substantivo concreto e da palavra decoração, substantivo abstrato, pois para ser realizada precisa, necessariamente, dos decoradores.
Outros substantivos presentes no fragmento em estudo são os substantivos primitivos, dotados de seu radical, e, por este motivo originam os outros, chamados derivados.
Em "A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado."
Percebemos que os substantivos sublinhados são primitivos e poderiam designar substantivos derivados deles, tais como:
Loja – lojista
Espaço – espaçado
Tema – temática
Ambiente – ambientalização
Existem ainda os substantivos simples e compostos, que são assim nomeados devido a sua formação, se forem formados por um radical, como loja, por exemplo, serão nomeados simples, mas se forem formados por dois ou mais radicais serão denominados compostos. No texto os nomes das cidades são bons exemplos, pois além de serem nomes próprios; Santo André, São Caetano, São Bernardo e São Paulo, também se constituem por dois radicais distintos; compostos.
A fim de finalizarmos o estudo dos substantivos falemos dos coletivos, que indicam coleções ou grupos de palavras; tais substantivos não foram encontrados no texto em estudo, por não serem muito usados nos textos científicos e empresariais, no entanto veja o quadro a seguir:
¹ Retirado do livro "Os mais relevantes projetos de conclusão dos cursos MBAs 2006". Coordenação editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo André, SP: Strong, 2007.acervo | obras de arte |
álbum | retratos, autógrafos, selos |
alcateia | lobos |
antologia | textos |
armada | navios de guerra |
arquipélago | ilhas |
arsenal | armas |
assembleia | de parlamentares, de membros de qualquer associação |
atlas | mapas |
baixela | objetos de servir à mesa |
banca | examinadores |
banda | músicos |
bando | pessoas, aves, malfeitores |
bateria | de canhões, de instrumentos de percussão, de perguntas |
biblioteca | livros |
bosque | árvores |
buquê | flores |
cacho | bananas, uvas |
cáfila | camelos |
cambada | desordeiros, malfeitores |
cancioneiro | canções, poemas |
caravana | viajantes, peregrinos |
cardume | peixes |
caterva | desordeiros, malfeitores |
cavalgada | cavaleiros |
choldra | bandidos, malfeitores |
cinemateca | filmes |
clero | sacerdotes |
colégio | eleitores, cardeais |
coletânea | textos, canções |
colméia | abelhas |
colônia | imigrantes, bactérias, insetos, pescadores |
comitiva | acompanhantes |
comunidade | cidadãos |
congresso | parlamentares, doutores |
constelação | estrelas |
cordilheira | montanhas |
corja | ladrões, desordeiros |
coro | anjos, cantores |
discoteca | discos |
elenco | atores |
enxame | abelhas, marimbondos, vespas |
enxoval | roupas |
esquadra | navios de guerra |
esquadrilha | aviões |
exército | soldados |
fardo | tecidos, papéis, palha, feno |
fato | cabras |
fauna | animais |
feixe | lenha |
flora | plantas ou vegetais |
floresta | árvores |
fornada | pães, tijolos |
frota | navios e veículos |
galeria | objetos de arte |
grupo | pessoas ou coisas |
hemeroteca | jornais e revistas |
horda | bárbaros, selvagens |
junta | médicos, examinadores |
júri | jurados, pessoas que julgam |
legião | anjos, soldados, demônios |
manada | elefantes, bois, búfalos |
matilha | cães |
miríade | insetos, estrelas |
molho | chaves |
multidão | pessoas |
ninhada | pintos, filhotes |
nuvem | gafanhotos |
orquestra | músicos |
pilhas | coisas colocadas umas sobre as outras |
pinacoteca | quadros |
plantel | animais de raça (bovinos ou equinos), atletas |
plateia | espectadores |
praga | insetos nocivos |
prole | filhos |
quadrilha | ladrões, bandidos |
ramalhete | flores |
rebanho | bois, carneiros, cabras |
réstia | cebolas, alhos |
revoada | aves |
saraivada | tiros, perguntas, vaias |
seleta | textos escolhidos |
time | jogadores |
tripulação | marinheiros ou aviadores |
tropa | soldados, animais de carga |
trouxa | roupas |
turma | estudantes, trabalhadores, amigos |
universidade | faculdades |
vara | porcos |
Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/coletivos-substantivos-que-expressam-colecoes-e-agrupamentos.jhtm - adaptado
O gênero de um substantivo esclarece se é feminino ou masculino. Muitos podem ser convertidos do masculino para o feminino e vice versa, apresentando-se de forma biforme ou uniforme.
Serão biformes os substantivos que apresentam formas distintas para feminino e masculino, seja pelo uso de artigos finais, como é o caso de menino e menina, seja pela atribuição de palavras distintas para cada um dos sexos, como cão e cadela.
Serão uniformes os substantivos que utilizam a mesma forma para designar quaisquer dos sexos;
primeiramente, pelo uso de um artigo inicial, os chamados substantivos comuns de dois gêneros:
Exemplos: o repórter e a repórter
o poeta e a poeta
mediante ao uso das palavras macho e fêmea, próprias dos substantivos chamados epicenos:
Exemplos: boto macho e boto fêmea
cobra macho e cobra fêmea
finalmente os, chamados sobrecomuns, que não admitem um gênero:
Exemplos: a criança ou o bebê, que somente saberemos se é menino ou menina pelo contexto.
O número do substantivo diz respeito à quantidade, se ele é singular ou plural.
Na frase: a galinha passeava com um filhote o número dos substantivos galinha e filhote é singular.
Na frase a galinha passeava com dois de seus filhotes o número dos substantivos galinha é singular e filhotes é plural.
Para o número há inúmeras formas de formação de plural, mas as mais comuns são a adição de: "s", "ãos", "ões" e "éis".
Veja:
Plural dos Substantivos Simples
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai - pais
ímã - ímãs
hífen - hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon - cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem - homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver - revólveres
raiz - raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is.
Por exemplo:
quintal - quintais
caracol - caracóis
hotel - hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil - canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil - mísseis.
Obs.: a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás - ases
retrós - retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis - os lápis
o ônibus - os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação - ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão - cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão - grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex - os látex.
Fonte dos exemplos: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf27.php
GRAUS DO SUBSTANTIVO
O grau do substantivo é designado pelo aumentativo ou diminutivo, e admite duas formas, a sintética e a analítica. Será sintética quando acrescentamos sufixos, os quais mudarão o grau da palavra, ou seja, no substantivo menino, por exemplo, pode-se acrescentar um sufixo indicativo de diminutivo ou de aumentativo, respectivamente em menin-inho ou menin-ão.
O grau do substantivo será analítico quando acrescentamos palavras que expressam a ideia de diminuição ou de aumento, como em menino grande ou menino pequeno.
O artigo é uma classe de palavras que está intimamente ligada ao substantivo, existindo para acompanhá-lo, indicando o gênero, determinando-o ou generalizando-o.
Os artigos também se flexionam em gênero, número.
No fragmento de texto, no qual estudamos os substantivos, percebe-se muito claramente os artigos, sublinhados, bem como as contrações de preposição mais artigos, em+o = no e de+a= da, veja:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Tente relacionar a ideia dos artigos em questão e sua relação de substantivo....
Conseguiu? Agora leia o fragmento texto a seguir e perceba que quanto mais conhecemos a personagem, mais definido é o artigo;
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar a casa dela?
- Sim, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi, a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho nem reparou como o lobo estava perto...
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html (adaptado)
O adjetivo também se relaciona com o substantivo, pois o qualifica, o caracteriza, portanto, o modifica. Consideramos um adjetivo facilmente quando consideramos o seu contexto.
Os adjetivos podem ser simples (formados por apenas um radical), compostos (formados por mais de um radical), primitivos (quando não deriva de um substantivo ou verbo), derivados e pátrios (quando se referir a cidades, estados ou países).
Retomemos o fragmento de texto do nosso estudo e vejamos como adjetivos sublinhados interagem com os substantivos:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
O adjetivo poderá também se apresentar em forma de locução adjetiva como climatizado (de clima) e central (do centro). É muito importante lembrar que não existem adjetivos equivalentes para as funções adjetivas, uma vez que elas são únicas.
São indicativos de lugar ou procedência, veja a lista:
Acre - acreano Amapá- amapaense Estados Unidos – estadunidense, norte-americano Grécia - grego, helênico Índia - hindu, indiano Lisboa - Lisboeta João Pessoa - pessoense Florianópolis- florianopolitano Fortaleza - fortalezense Costa Rica - costarriquenho Porto Velho - porto-velhense Espírito Santo - capixaba, espírito-santense Buenos Aires - portenho Rondônia - rondoniense Salvador - soteropolitano, salvadorense Três Corações - tricordiano Porto Velho - porto- velhense |
Foz do Iguaçu - iguaçuense Havana - havanês Natal - natalense Rio Grande do Sul - gaúcho; sul-rio-grandense; rio-grandense-do-sul Goiânia - goiano Japão - japonês, nipônico São Luís - são-luisense Macapá - macapaense Jerusalém - hierosolimitano; hierosolimita Santa Catarina - catarinense; barriga-verde Vitória - vitoriense Maceió - maceioense Rio Branco - rio-branquense São Paulo - paulista (estado); paulistano (cidade) Rio de Janeiro - carioca (cidade); fluminense (estado) Moscou - moscovita |
Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm
Quanto às flexões, os adjetivos são semelhantes às dos substantivos, compreendem mudanças em gênero, número e grau. O gênero e o número são simples; este se refere ao singular e ao plural, aquele, ao masculino e ao feminino, conforme acontece com os substantivos.
Mais complexa é a flexão de grau do adjetivo que se apresenta de duas formas distintas:
COMPARATIVO (de igualdade, superioridade e inferioridade), que exerce, como diz o nome, uma comparação entre pessoas ou objetos, veja:
Grau Comparativo | Exemplos: |
De igualdade | Maria bonita como uma flor. |
De superioridade | Maria é mais bonita do que uma flor. |
De inferioridade | Maria é menos bonita do que uma flor |
SUPERLATIVO, tem a função de atribuir intensidade ao adjetivo podendo ser absoluto (analítico ou sintético) ou relativo (de superioridade ou de inferioridade).
Superlativo relativo, com dois modos: • Superioridade, com as palavras a/o mais:
Rafael foi o convidado mais elegante da festa. |
Superlativo absoluto, com dois modos: • Analítico, quando se usa um advérbio para fazer a modificação:Rafael é muito elegante. / Rafael é imensamente elegante. • Sintético, quando se usa um sufixo para fazer a modificação: Rafael é elegantíssimo. |
DICAS IMPORTANTES
Fique esperto:
Na dúvida, consulte sempre uma gramática.
Uma sugestão é: www.gramaticaonline.com.br
PARA SABER MAIS
Assista ao vídeo, clicando ou copiando e colando o endereço em sua barra de endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=LTPTa-L1nWM
BIBLIOGRAFIA:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ed. 26º. Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
LIMA, Danielle Guglieri. Bases da Comunicação Empresarial. Da linguística à gramática. Porto Alegre: Alcance, 2009.
NICOLA, José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 13ed. São Paulo: Scipione, 1994.
Autoavaliação
1. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações":
2. A flexão do número incorreta é:
3. Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:
Módulo 3: As Classes Gramaticais: Substantivo, Artigo e Adjetivo
Assim como vimos que cada texto tem o seu objetivo, devemos saber que cada palavra também o tem, sempre é bom que revisemos suas classificações. Nomeamos a diversidade de palavras, classes gramaticais, que, em Língua Portuguesa, são dez, a saber: Substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome, advérbio preposição, numeral, conjunção e interjeição.
É a classe que abriga o maior número de palavras, pois tudo tem um nome; e o substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres.
Os substantivos possuem tipos distintos, veja:
Comum
Próprio
Concreto
Abstrato
Primitivo
Derivado
Simples
Composto, e
Coletivo
Vejamos os substantivos contidos nos fragmentos do texto La Cave Des Vins – A Arte em Degustar Vinhos (2007, p.22 ) :
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Nesta primeira análise vemos que todos os substantivos em verde têm a função de nomear os seres em geral e, por este motivo, são chamados substantivos comuns, no entanto, todos os substantivos que nomeiam seres específicos, perceptível aqui pelo uso da letra maiúscula, presentes nos nomes das cidades, possuem outra nomenclatura: são chamados substantivos próprios e estão destacados em amarelo no texto.
Existem substantivos chamados concretos e abstratos, estes, por sua vez necessitam de seres concretos para existir, aqueles, existem por si só, é o caso da palavra loja, substantivo concreto e da palavra decoração, substantivo abstrato, pois para ser realizada precisa, necessariamente, dos decoradores.
Outros substantivos presentes no fragmento em estudo são os substantivos primitivos, dotados de seu radical, e, por este motivo originam os outros, chamados derivados.
Em "A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado."
Percebemos que os substantivos sublinhados são primitivos e poderiam designar substantivos derivados deles, tais como:
Loja – lojista
Espaço – espaçado
Tema – temática
Ambiente – ambientalização
Existem ainda os substantivos simples e compostos, que são assim nomeados devido a sua formação, se forem formados por um radical, como loja, por exemplo, serão nomeados simples, mas se forem formados por dois ou mais radicais serão denominados compostos. No texto os nomes das cidades são bons exemplos, pois além de serem nomes próprios; Santo André, São Caetano, São Bernardo e São Paulo, também se constituem por dois radicais distintos; compostos.
A fim de finalizarmos o estudo dos substantivos falemos dos coletivos, que indicam coleções ou grupos de palavras; tais substantivos não foram encontrados no texto em estudo, por não serem muito usados nos textos científicos e empresariais, no entanto veja o quadro a seguir:
¹ Retirado do livro "Os mais relevantes projetos de conclusão dos cursos MBAs 2006". Coordenação editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo André, SP: Strong, 2007.acervo | obras de arte |
álbum | retratos, autógrafos, selos |
alcateia | lobos |
antologia | textos |
armada | navios de guerra |
arquipélago | ilhas |
arsenal | armas |
assembleia | de parlamentares, de membros de qualquer associação |
atlas | mapas |
baixela | objetos de servir à mesa |
banca | examinadores |
banda | músicos |
bando | pessoas, aves, malfeitores |
bateria | de canhões, de instrumentos de percussão, de perguntas |
biblioteca | livros |
bosque | árvores |
buquê | flores |
cacho | bananas, uvas |
cáfila | camelos |
cambada | desordeiros, malfeitores |
cancioneiro | canções, poemas |
caravana | viajantes, peregrinos |
cardume | peixes |
caterva | desordeiros, malfeitores |
cavalgada | cavaleiros |
choldra | bandidos, malfeitores |
cinemateca | filmes |
clero | sacerdotes |
colégio | eleitores, cardeais |
coletânea | textos, canções |
colméia | abelhas |
colônia | imigrantes, bactérias, insetos, pescadores |
comitiva | acompanhantes |
comunidade | cidadãos |
congresso | parlamentares, doutores |
constelação | estrelas |
cordilheira | montanhas |
corja | ladrões, desordeiros |
coro | anjos, cantores |
discoteca | discos |
elenco | atores |
enxame | abelhas, marimbondos, vespas |
enxoval | roupas |
esquadra | navios de guerra |
esquadrilha | aviões |
exército | soldados |
fardo | tecidos, papéis, palha, feno |
fato | cabras |
fauna | animais |
feixe | lenha |
flora | plantas ou vegetais |
floresta | árvores |
fornada | pães, tijolos |
frota | navios e veículos |
galeria | objetos de arte |
grupo | pessoas ou coisas |
hemeroteca | jornais e revistas |
horda | bárbaros, selvagens |
junta | médicos, examinadores |
júri | jurados, pessoas que julgam |
legião | anjos, soldados, demônios |
manada | elefantes, bois, búfalos |
matilha | cães |
miríade | insetos, estrelas |
molho | chaves |
multidão | pessoas |
ninhada | pintos, filhotes |
nuvem | gafanhotos |
orquestra | músicos |
pilhas | coisas colocadas umas sobre as outras |
pinacoteca | quadros |
plantel | animais de raça (bovinos ou equinos), atletas |
plateia | espectadores |
praga | insetos nocivos |
prole | filhos |
quadrilha | ladrões, bandidos |
ramalhete | flores |
rebanho | bois, carneiros, cabras |
réstia | cebolas, alhos |
revoada | aves |
saraivada | tiros, perguntas, vaias |
seleta | textos escolhidos |
time | jogadores |
tripulação | marinheiros ou aviadores |
tropa | soldados, animais de carga |
trouxa | roupas |
turma | estudantes, trabalhadores, amigos |
universidade | faculdades |
vara | porcos |
Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/coletivos-substantivos-que-expressam-colecoes-e-agrupamentos.jhtm - adaptado
O gênero de um substantivo esclarece se é feminino ou masculino. Muitos podem ser convertidos do masculino para o feminino e vice versa, apresentando-se de forma biforme ou uniforme.
Serão biformes os substantivos que apresentam formas distintas para feminino e masculino, seja pelo uso de artigos finais, como é o caso de menino e menina, seja pela atribuição de palavras distintas para cada um dos sexos, como cão e cadela.
Serão uniformes os substantivos que utilizam a mesma forma para designar quaisquer dos sexos;
primeiramente, pelo uso de um artigo inicial, os chamados substantivos comuns de dois gêneros:
Exemplos: o repórter e a repórter
o poeta e a poeta
mediante ao uso das palavras macho e fêmea, próprias dos substantivos chamados epicenos:
Exemplos: boto macho e boto fêmea
cobra macho e cobra fêmea
finalmente os, chamados sobrecomuns, que não admitem um gênero:
Exemplos: a criança ou o bebê, que somente saberemos se é menino ou menina pelo contexto.
O número do substantivo diz respeito à quantidade, se ele é singular ou plural.
Na frase: a galinha passeava com um filhote o número dos substantivos galinha e filhote é singular.
Na frase a galinha passeava com dois de seus filhotes o número dos substantivos galinha é singular e filhotes é plural.
Para o número há inúmeras formas de formação de plural, mas as mais comuns são a adição de: "s", "ãos", "ões" e "éis".
Veja:
Plural dos Substantivos Simples
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai - pais
ímã - ímãs
hífen - hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon - cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem - homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver - revólveres
raiz - raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is.
Por exemplo:
quintal - quintais
caracol - caracóis
hotel - hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil - canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil - mísseis.
Obs.: a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás - ases
retrós - retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis - os lápis
o ônibus - os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação - ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão - cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão - grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex - os látex.
Fonte dos exemplos: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf27.php
GRAUS DO SUBSTANTIVO
O grau do substantivo é designado pelo aumentativo ou diminutivo, e admite duas formas, a sintética e a analítica. Será sintética quando acrescentamos sufixos, os quais mudarão o grau da palavra, ou seja, no substantivo menino, por exemplo, pode-se acrescentar um sufixo indicativo de diminutivo ou de aumentativo, respectivamente em menin-inho ou menin-ão.
O grau do substantivo será analítico quando acrescentamos palavras que expressam a ideia de diminuição ou de aumento, como em menino grande ou menino pequeno.
O artigo é uma classe de palavras que está intimamente ligada ao substantivo, existindo para acompanhá-lo, indicando o gênero, determinando-o ou generalizando-o.
Os artigos também se flexionam em gênero, número.
No fragmento de texto, no qual estudamos os substantivos, percebe-se muito claramente os artigos, sublinhados, bem como as contrações de preposição mais artigos, em+o = no e de+a= da, veja:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Tente relacionar a ideia dos artigos em questão e sua relação de substantivo....
Conseguiu? Agora leia o fragmento texto a seguir e perceba que quanto mais conhecemos a personagem, mais definido é o artigo;
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar a casa dela?
- Sim, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi, a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho nem reparou como o lobo estava perto...
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html (adaptado)
O adjetivo também se relaciona com o substantivo, pois o qualifica, o caracteriza, portanto, o modifica. Consideramos um adjetivo facilmente quando consideramos o seu contexto.
Os adjetivos podem ser simples (formados por apenas um radical), compostos (formados por mais de um radical), primitivos (quando não deriva de um substantivo ou verbo), derivados e pátrios (quando se referir a cidades, estados ou países).
Retomemos o fragmento de texto do nosso estudo e vejamos como adjetivos sublinhados interagem com os substantivos:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
O adjetivo poderá também se apresentar em forma de locução adjetiva como climatizado (de clima) e central (do centro). É muito importante lembrar que não existem adjetivos equivalentes para as funções adjetivas, uma vez que elas são únicas.
São indicativos de lugar ou procedência, veja a lista:
Acre - acreano Amapá- amapaense Estados Unidos – estadunidense, norte-americano Grécia - grego, helênico Índia - hindu, indiano Lisboa - Lisboeta João Pessoa - pessoense Florianópolis- florianopolitano Fortaleza - fortalezense Costa Rica - costarriquenho Porto Velho - porto-velhense Espírito Santo - capixaba, espírito-santense Buenos Aires - portenho Rondônia - rondoniense Salvador - soteropolitano, salvadorense Três Corações - tricordiano Porto Velho - porto- velhense |
Foz do Iguaçu - iguaçuense Havana - havanês Natal - natalense Rio Grande do Sul - gaúcho; sul-rio-grandense; rio-grandense-do-sul Goiânia - goiano Japão - japonês, nipônico São Luís - são-luisense Macapá - macapaense Jerusalém - hierosolimitano; hierosolimita Santa Catarina - catarinense; barriga-verde Vitória - vitoriense Maceió - maceioense Rio Branco - rio-branquense São Paulo - paulista (estado); paulistano (cidade) Rio de Janeiro - carioca (cidade); fluminense (estado) Moscou - moscovita |
Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm
Quanto às flexões, os adjetivos são semelhantes às dos substantivos, compreendem mudanças em gênero, número e grau. O gênero e o número são simples; este se refere ao singular e ao plural, aquele, ao masculino e ao feminino, conforme acontece com os substantivos.
Mais complexa é a flexão de grau do adjetivo que se apresenta de duas formas distintas:
COMPARATIVO (de igualdade, superioridade e inferioridade), que exerce, como diz o nome, uma comparação entre pessoas ou objetos, veja:
Grau Comparativo | Exemplos: |
De igualdade | Maria bonita como uma flor. |
De superioridade | Maria é mais bonita do que uma flor. |
De inferioridade | Maria é menos bonita do que uma flor |
SUPERLATIVO, tem a função de atribuir intensidade ao adjetivo podendo ser absoluto (analítico ou sintético) ou relativo (de superioridade ou de inferioridade).
Superlativo relativo, com dois modos: • Superioridade, com as palavras a/o mais:
Rafael foi o convidado mais elegante da festa. |
Superlativo absoluto, com dois modos: • Analítico, quando se usa um advérbio para fazer a modificação:Rafael é muito elegante. / Rafael é imensamente elegante. • Sintético, quando se usa um sufixo para fazer a modificação: Rafael é elegantíssimo. |
DICAS IMPORTANTES
Fique esperto:
Na dúvida, consulte sempre uma gramática.
Uma sugestão é: www.gramaticaonline.com.br
PARA SABER MAIS
Assista ao vídeo, clicando ou copiando e colando o endereço em sua barra de endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=LTPTa-L1nWM
BIBLIOGRAFIA:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ed. 26º. Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
LIMA, Danielle Guglieri. Bases da Comunicação Empresarial. Da linguística à gramática. Porto Alegre: Alcance, 2009.
NICOLA, José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 13ed. São Paulo: Scipione, 1994.
Módulo 3: As Classes Gramaticais: Substantivo, Artigo e Adjetivo
Assim como vimos que cada texto tem o seu objetivo, devemos saber que cada palavra também o tem, sempre é bom que revisemos suas classificações. Nomeamos a diversidade de palavras, classes gramaticais, que, em Língua Portuguesa, são dez, a saber: Substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome, advérbio preposição, numeral, conjunção e interjeição.
É a classe que abriga o maior número de palavras, pois tudo tem um nome; e o substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres.
Os substantivos possuem tipos distintos, veja:
Comum
Próprio
Concreto
Abstrato
Primitivo
Derivado
Simples
Composto, e
Coletivo
Vejamos os substantivos contidos nos fragmentos do texto La Cave Des Vins – A Arte em Degustar Vinhos (2007, p.22 ) :
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Nesta primeira análise vemos que todos os substantivos em verde têm a função de nomear os seres em geral e, por este motivo, são chamados substantivos comuns, no entanto, todos os substantivos que nomeiam seres específicos, perceptível aqui pelo uso da letra maiúscula, presentes nos nomes das cidades, possuem outra nomenclatura: são chamados substantivos próprios e estão destacados em amarelo no texto.
Existem substantivos chamados concretos e abstratos, estes, por sua vez necessitam de seres concretos para existir, aqueles, existem por si só, é o caso da palavra loja, substantivo concreto e da palavra decoração, substantivo abstrato, pois para ser realizada precisa, necessariamente, dos decoradores.
Outros substantivos presentes no fragmento em estudo são os substantivos primitivos, dotados de seu radical, e, por este motivo originam os outros, chamados derivados.
Em "A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado."
Percebemos que os substantivos sublinhados são primitivos e poderiam designar substantivos derivados deles, tais como:
Loja – lojista
Espaço – espaçado
Tema – temática
Ambiente – ambientalização
Existem ainda os substantivos simples e compostos, que são assim nomeados devido a sua formação, se forem formados por um radical, como loja, por exemplo, serão nomeados simples, mas se forem formados por dois ou mais radicais serão denominados compostos. No texto os nomes das cidades são bons exemplos, pois além de serem nomes próprios; Santo André, São Caetano, São Bernardo e São Paulo, também se constituem por dois radicais distintos; compostos.
A fim de finalizarmos o estudo dos substantivos falemos dos coletivos, que indicam coleções ou grupos de palavras; tais substantivos não foram encontrados no texto em estudo, por não serem muito usados nos textos científicos e empresariais, no entanto veja o quadro a seguir:
¹ Retirado do livro "Os mais relevantes projetos de conclusão dos cursos MBAs 2006". Coordenação editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo André, SP: Strong, 2007.acervo | obras de arte |
álbum | retratos, autógrafos, selos |
alcateia | lobos |
antologia | textos |
armada | navios de guerra |
arquipélago | ilhas |
arsenal | armas |
assembleia | de parlamentares, de membros de qualquer associação |
atlas | mapas |
baixela | objetos de servir à mesa |
banca | examinadores |
banda | músicos |
bando | pessoas, aves, malfeitores |
bateria | de canhões, de instrumentos de percussão, de perguntas |
biblioteca | livros |
bosque | árvores |
buquê | flores |
cacho | bananas, uvas |
cáfila | camelos |
cambada | desordeiros, malfeitores |
cancioneiro | canções, poemas |
caravana | viajantes, peregrinos |
cardume | peixes |
caterva | desordeiros, malfeitores |
cavalgada | cavaleiros |
choldra | bandidos, malfeitores |
cinemateca | filmes |
clero | sacerdotes |
colégio | eleitores, cardeais |
coletânea | textos, canções |
colméia | abelhas |
colônia | imigrantes, bactérias, insetos, pescadores |
comitiva | acompanhantes |
comunidade | cidadãos |
congresso | parlamentares, doutores |
constelação | estrelas |
cordilheira | montanhas |
corja | ladrões, desordeiros |
coro | anjos, cantores |
discoteca | discos |
elenco | atores |
enxame | abelhas, marimbondos, vespas |
enxoval | roupas |
esquadra | navios de guerra |
esquadrilha | aviões |
exército | soldados |
fardo | tecidos, papéis, palha, feno |
fato | cabras |
fauna | animais |
feixe | lenha |
flora | plantas ou vegetais |
floresta | árvores |
fornada | pães, tijolos |
frota | navios e veículos |
galeria | objetos de arte |
grupo | pessoas ou coisas |
hemeroteca | jornais e revistas |
horda | bárbaros, selvagens |
junta | médicos, examinadores |
júri | jurados, pessoas que julgam |
legião | anjos, soldados, demônios |
manada | elefantes, bois, búfalos |
matilha | cães |
miríade | insetos, estrelas |
molho | chaves |
multidão | pessoas |
ninhada | pintos, filhotes |
nuvem | gafanhotos |
orquestra | músicos |
pilhas | coisas colocadas umas sobre as outras |
pinacoteca | quadros |
plantel | animais de raça (bovinos ou equinos), atletas |
plateia | espectadores |
praga | insetos nocivos |
prole | filhos |
quadrilha | ladrões, bandidos |
ramalhete | flores |
rebanho | bois, carneiros, cabras |
réstia | cebolas, alhos |
revoada | aves |
saraivada | tiros, perguntas, vaias |
seleta | textos escolhidos |
time | jogadores |
tripulação | marinheiros ou aviadores |
tropa | soldados, animais de carga |
trouxa | roupas |
turma | estudantes, trabalhadores, amigos |
universidade | faculdades |
vara | porcos |
Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/coletivos-substantivos-que-expressam-colecoes-e-agrupamentos.jhtm - adaptado
O gênero de um substantivo esclarece se é feminino ou masculino. Muitos podem ser convertidos do masculino para o feminino e vice versa, apresentando-se de forma biforme ou uniforme.
Serão biformes os substantivos que apresentam formas distintas para feminino e masculino, seja pelo uso de artigos finais, como é o caso de menino e menina, seja pela atribuição de palavras distintas para cada um dos sexos, como cão e cadela.
Serão uniformes os substantivos que utilizam a mesma forma para designar quaisquer dos sexos;
primeiramente, pelo uso de um artigo inicial, os chamados substantivos comuns de dois gêneros:
Exemplos: o repórter e a repórter
o poeta e a poeta
mediante ao uso das palavras macho e fêmea, próprias dos substantivos chamados epicenos:
Exemplos: boto macho e boto fêmea
cobra macho e cobra fêmea
finalmente os, chamados sobrecomuns, que não admitem um gênero:
Exemplos: a criança ou o bebê, que somente saberemos se é menino ou menina pelo contexto.
O número do substantivo diz respeito à quantidade, se ele é singular ou plural.
Na frase: a galinha passeava com um filhote o número dos substantivos galinha e filhote é singular.
Na frase a galinha passeava com dois de seus filhotes o número dos substantivos galinha é singular e filhotes é plural.
Para o número há inúmeras formas de formação de plural, mas as mais comuns são a adição de: "s", "ãos", "ões" e "éis".
Veja:
Plural dos Substantivos Simples
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai - pais
ímã - ímãs
hífen - hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon - cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem - homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver - revólveres
raiz - raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is.
Por exemplo:
quintal - quintais
caracol - caracóis
hotel - hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil - canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil - mísseis.
Obs.: a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás - ases
retrós - retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis - os lápis
o ônibus - os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação - ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão - cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão - grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex - os látex.
Fonte dos exemplos: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf27.php
GRAUS DO SUBSTANTIVO
O grau do substantivo é designado pelo aumentativo ou diminutivo, e admite duas formas, a sintética e a analítica. Será sintética quando acrescentamos sufixos, os quais mudarão o grau da palavra, ou seja, no substantivo menino, por exemplo, pode-se acrescentar um sufixo indicativo de diminutivo ou de aumentativo, respectivamente em menin-inho ou menin-ão.
O grau do substantivo será analítico quando acrescentamos palavras que expressam a ideia de diminuição ou de aumento, como em menino grande ou menino pequeno.
O artigo é uma classe de palavras que está intimamente ligada ao substantivo, existindo para acompanhá-lo, indicando o gênero, determinando-o ou generalizando-o.
Os artigos também se flexionam em gênero, número.
No fragmento de texto, no qual estudamos os substantivos, percebe-se muito claramente os artigos, sublinhados, bem como as contrações de preposição mais artigos, em+o = no e de+a= da, veja:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Tente relacionar a ideia dos artigos em questão e sua relação de substantivo....
Conseguiu? Agora leia o fragmento texto a seguir e perceba que quanto mais conhecemos a personagem, mais definido é o artigo;
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar a casa dela?
- Sim, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi, a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho nem reparou como o lobo estava perto...
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html (adaptado)
O adjetivo também se relaciona com o substantivo, pois o qualifica, o caracteriza, portanto, o modifica. Consideramos um adjetivo facilmente quando consideramos o seu contexto.
Os adjetivos podem ser simples (formados por apenas um radical), compostos (formados por mais de um radical), primitivos (quando não deriva de um substantivo ou verbo), derivados e pátrios (quando se referir a cidades, estados ou países).
Retomemos o fragmento de texto do nosso estudo e vejamos como adjetivos sublinhados interagem com os substantivos:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
O adjetivo poderá também se apresentar em forma de locução adjetiva como climatizado (de clima) e central (do centro). É muito importante lembrar que não existem adjetivos equivalentes para as funções adjetivas, uma vez que elas são únicas.
São indicativos de lugar ou procedência, veja a lista:
Acre - acreano Amapá- amapaense Estados Unidos – estadunidense, norte-americano Grécia - grego, helênico Índia - hindu, indiano Lisboa - Lisboeta João Pessoa - pessoense Florianópolis- florianopolitano Fortaleza - fortalezense Costa Rica - costarriquenho Porto Velho - porto-velhense Espírito Santo - capixaba, espírito-santense Buenos Aires - portenho Rondônia - rondoniense Salvador - soteropolitano, salvadorense Três Corações - tricordiano Porto Velho - porto- velhense |
Foz do Iguaçu - iguaçuense Havana - havanês Natal - natalense Rio Grande do Sul - gaúcho; sul-rio-grandense; rio-grandense-do-sul Goiânia - goiano Japão - japonês, nipônico São Luís - são-luisense Macapá - macapaense Jerusalém - hierosolimitano; hierosolimita Santa Catarina - catarinense; barriga-verde Vitória - vitoriense Maceió - maceioense Rio Branco - rio-branquense São Paulo - paulista (estado); paulistano (cidade) Rio de Janeiro - carioca (cidade); fluminense (estado) Moscou - moscovita |
Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm
Quanto às flexões, os adjetivos são semelhantes às dos substantivos, compreendem mudanças em gênero, número e grau. O gênero e o número são simples; este se refere ao singular e ao plural, aquele, ao masculino e ao feminino, conforme acontece com os substantivos.
Mais complexa é a flexão de grau do adjetivo que se apresenta de duas formas distintas:
COMPARATIVO (de igualdade, superioridade e inferioridade), que exerce, como diz o nome, uma comparação entre pessoas ou objetos, veja:
Grau Comparativo | Exemplos: |
De igualdade | Maria bonita como uma flor. |
De superioridade | Maria é mais bonita do que uma flor. |
De inferioridade | Maria é menos bonita do que uma flor |
SUPERLATIVO, tem a função de atribuir intensidade ao adjetivo podendo ser absoluto (analítico ou sintético) ou relativo (de superioridade ou de inferioridade).
Superlativo relativo, com dois modos: • Superioridade, com as palavras a/o mais:
Rafael foi o convidado mais elegante da festa. |
Superlativo absoluto, com dois modos: • Analítico, quando se usa um advérbio para fazer a modificação:Rafael é muito elegante. / Rafael é imensamente elegante. • Sintético, quando se usa um sufixo para fazer a modificação: Rafael é elegantíssimo. |
DICAS IMPORTANTES
Fique esperto:
Na dúvida, consulte sempre uma gramática.
Uma sugestão é: www.gramaticaonline.com.br
PARA SABER MAIS
Assista ao vídeo, clicando ou copiando e colando o endereço em sua barra de endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=LTPTa-L1nWM
BIBLIOGRAFIA:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ed. 26º. Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
LIMA, Danielle Guglieri. Bases da Comunicação Empresarial. Da linguística à gramática. Porto Alegre: Alcance, 2009.
NICOLA, José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 13ed. São Paulo: Scipione, 1994.
Autoavaliação
1. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações":
2. A flexão do número incorreta é:
3. Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:
Módulo 3: As Classes Gramaticais: Substantivo, Artigo e Adjetivo
Assim como vimos que cada texto tem o seu objetivo, devemos saber que cada palavra também o tem, sempre é bom que revisemos suas classificações. Nomeamos a diversidade de palavras, classes gramaticais, que, em Língua Portuguesa, são dez, a saber: Substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome, advérbio preposição, numeral, conjunção e interjeição.
É a classe que abriga o maior número de palavras, pois tudo tem um nome; e o substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres.
Os substantivos possuem tipos distintos, veja:
Comum
Próprio
Concreto
Abstrato
Primitivo
Derivado
Simples
Composto, e
Coletivo
Vejamos os substantivos contidos nos fragmentos do texto La Cave Des Vins – A Arte em Degustar Vinhos (2007, p.22 ) :
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Nesta primeira análise vemos que todos os substantivos em verde têm a função de nomear os seres em geral e, por este motivo, são chamados substantivos comuns, no entanto, todos os substantivos que nomeiam seres específicos, perceptível aqui pelo uso da letra maiúscula, presentes nos nomes das cidades, possuem outra nomenclatura: são chamados substantivos próprios e estão destacados em amarelo no texto.
Existem substantivos chamados concretos e abstratos, estes, por sua vez necessitam de seres concretos para existir, aqueles, existem por si só, é o caso da palavra loja, substantivo concreto e da palavra decoração, substantivo abstrato, pois para ser realizada precisa, necessariamente, dos decoradores.
Outros substantivos presentes no fragmento em estudo são os substantivos primitivos, dotados de seu radical, e, por este motivo originam os outros, chamados derivados.
Em "A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado."
Percebemos que os substantivos sublinhados são primitivos e poderiam designar substantivos derivados deles, tais como:
Loja – lojista
Espaço – espaçado
Tema – temática
Ambiente – ambientalização
Existem ainda os substantivos simples e compostos, que são assim nomeados devido a sua formação, se forem formados por um radical, como loja, por exemplo, serão nomeados simples, mas se forem formados por dois ou mais radicais serão denominados compostos. No texto os nomes das cidades são bons exemplos, pois além de serem nomes próprios; Santo André, São Caetano, São Bernardo e São Paulo, também se constituem por dois radicais distintos; compostos.
A fim de finalizarmos o estudo dos substantivos falemos dos coletivos, que indicam coleções ou grupos de palavras; tais substantivos não foram encontrados no texto em estudo, por não serem muito usados nos textos científicos e empresariais, no entanto veja o quadro a seguir:
¹ Retirado do livro "Os mais relevantes projetos de conclusão dos cursos MBAs 2006". Coordenação editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo André, SP: Strong, 2007.acervo | obras de arte |
álbum | retratos, autógrafos, selos |
alcateia | lobos |
antologia | textos |
armada | navios de guerra |
arquipélago | ilhas |
arsenal | armas |
assembleia | de parlamentares, de membros de qualquer associação |
atlas | mapas |
baixela | objetos de servir à mesa |
banca | examinadores |
banda | músicos |
bando | pessoas, aves, malfeitores |
bateria | de canhões, de instrumentos de percussão, de perguntas |
biblioteca | livros |
bosque | árvores |
buquê | flores |
cacho | bananas, uvas |
cáfila | camelos |
cambada | desordeiros, malfeitores |
cancioneiro | canções, poemas |
caravana | viajantes, peregrinos |
cardume | peixes |
caterva | desordeiros, malfeitores |
cavalgada | cavaleiros |
choldra | bandidos, malfeitores |
cinemateca | filmes |
clero | sacerdotes |
colégio | eleitores, cardeais |
coletânea | textos, canções |
colméia | abelhas |
colônia | imigrantes, bactérias, insetos, pescadores |
comitiva | acompanhantes |
comunidade | cidadãos |
congresso | parlamentares, doutores |
constelação | estrelas |
cordilheira | montanhas |
corja | ladrões, desordeiros |
coro | anjos, cantores |
discoteca | discos |
elenco | atores |
enxame | abelhas, marimbondos, vespas |
enxoval | roupas |
esquadra | navios de guerra |
esquadrilha | aviões |
exército | soldados |
fardo | tecidos, papéis, palha, feno |
fato | cabras |
fauna | animais |
feixe | lenha |
flora | plantas ou vegetais |
floresta | árvores |
fornada | pães, tijolos |
frota | navios e veículos |
galeria | objetos de arte |
grupo | pessoas ou coisas |
hemeroteca | jornais e revistas |
horda | bárbaros, selvagens |
junta | médicos, examinadores |
júri | jurados, pessoas que julgam |
legião | anjos, soldados, demônios |
manada | elefantes, bois, búfalos |
matilha | cães |
miríade | insetos, estrelas |
molho | chaves |
multidão | pessoas |
ninhada | pintos, filhotes |
nuvem | gafanhotos |
orquestra | músicos |
pilhas | coisas colocadas umas sobre as outras |
pinacoteca | quadros |
plantel | animais de raça (bovinos ou equinos), atletas |
plateia | espectadores |
praga | insetos nocivos |
prole | filhos |
quadrilha | ladrões, bandidos |
ramalhete | flores |
rebanho | bois, carneiros, cabras |
réstia | cebolas, alhos |
revoada | aves |
saraivada | tiros, perguntas, vaias |
seleta | textos escolhidos |
time | jogadores |
tripulação | marinheiros ou aviadores |
tropa | soldados, animais de carga |
trouxa | roupas |
turma | estudantes, trabalhadores, amigos |
universidade | faculdades |
vara | porcos |
Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/coletivos-substantivos-que-expressam-colecoes-e-agrupamentos.jhtm - adaptado
O gênero de um substantivo esclarece se é feminino ou masculino. Muitos podem ser convertidos do masculino para o feminino e vice versa, apresentando-se de forma biforme ou uniforme.
Serão biformes os substantivos que apresentam formas distintas para feminino e masculino, seja pelo uso de artigos finais, como é o caso de menino e menina, seja pela atribuição de palavras distintas para cada um dos sexos, como cão e cadela.
Serão uniformes os substantivos que utilizam a mesma forma para designar quaisquer dos sexos;
primeiramente, pelo uso de um artigo inicial, os chamados substantivos comuns de dois gêneros:
Exemplos: o repórter e a repórter
o poeta e a poeta
mediante ao uso das palavras macho e fêmea, próprias dos substantivos chamados epicenos:
Exemplos: boto macho e boto fêmea
cobra macho e cobra fêmea
finalmente os, chamados sobrecomuns, que não admitem um gênero:
Exemplos: a criança ou o bebê, que somente saberemos se é menino ou menina pelo contexto.
O número do substantivo diz respeito à quantidade, se ele é singular ou plural.
Na frase: a galinha passeava com um filhote o número dos substantivos galinha e filhote é singular.
Na frase a galinha passeava com dois de seus filhotes o número dos substantivos galinha é singular e filhotes é plural.
Para o número há inúmeras formas de formação de plural, mas as mais comuns são a adição de: "s", "ãos", "ões" e "éis".
Veja:
Plural dos Substantivos Simples
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai - pais
ímã - ímãs
hífen - hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon - cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem - homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver - revólveres
raiz - raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is.
Por exemplo:
quintal - quintais
caracol - caracóis
hotel - hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil - canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil - mísseis.
Obs.: a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás - ases
retrós - retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis - os lápis
o ônibus - os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação - ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão - cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão - grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex - os látex.
Fonte dos exemplos: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf27.php
GRAUS DO SUBSTANTIVO
O grau do substantivo é designado pelo aumentativo ou diminutivo, e admite duas formas, a sintética e a analítica. Será sintética quando acrescentamos sufixos, os quais mudarão o grau da palavra, ou seja, no substantivo menino, por exemplo, pode-se acrescentar um sufixo indicativo de diminutivo ou de aumentativo, respectivamente em menin-inho ou menin-ão.
O grau do substantivo será analítico quando acrescentamos palavras que expressam a ideia de diminuição ou de aumento, como em menino grande ou menino pequeno.
O artigo é uma classe de palavras que está intimamente ligada ao substantivo, existindo para acompanhá-lo, indicando o gênero, determinando-o ou generalizando-o.
Os artigos também se flexionam em gênero, número.
No fragmento de texto, no qual estudamos os substantivos, percebe-se muito claramente os artigos, sublinhados, bem como as contrações de preposição mais artigos, em+o = no e de+a= da, veja:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
Tente relacionar a ideia dos artigos em questão e sua relação de substantivo....
Conseguiu? Agora leia o fragmento texto a seguir e perceba que quanto mais conhecemos a personagem, mais definido é o artigo;
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar a casa dela?
- Sim, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi, a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho nem reparou como o lobo estava perto...
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html (adaptado)
O adjetivo também se relaciona com o substantivo, pois o qualifica, o caracteriza, portanto, o modifica. Consideramos um adjetivo facilmente quando consideramos o seu contexto.
Os adjetivos podem ser simples (formados por apenas um radical), compostos (formados por mais de um radical), primitivos (quando não deriva de um substantivo ou verbo), derivados e pátrios (quando se referir a cidades, estados ou países).
Retomemos o fragmento de texto do nosso estudo e vejamos como adjetivos sublinhados interagem com os substantivos:
A loja física deverá ser estabelecida em espaço amplo, com decoração moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado.
A loja deverá ser instalada no bairro Jardim, em Santo André. Esse é um bairro nobre, em uma região central do ABC, com fácil acesso a outras áreas nobres de São Caetano, de São Bernardo e mesmo de São Paulo, com o melhor poder aquisitivo da região.
O adjetivo poderá também se apresentar em forma de locução adjetiva como climatizado (de clima) e central (do centro). É muito importante lembrar que não existem adjetivos equivalentes para as funções adjetivas, uma vez que elas são únicas.
São indicativos de lugar ou procedência, veja a lista:
Acre - acreano Amapá- amapaense Estados Unidos – estadunidense, norte-americano Grécia - grego, helênico Índia - hindu, indiano Lisboa - Lisboeta João Pessoa - pessoense Florianópolis- florianopolitano Fortaleza - fortalezense Costa Rica - costarriquenho Porto Velho - porto-velhense Espírito Santo - capixaba, espírito-santense Buenos Aires - portenho Rondônia - rondoniense Salvador - soteropolitano, salvadorense Três Corações - tricordiano Porto Velho - porto- velhense |
Foz do Iguaçu - iguaçuense Havana - havanês Natal - natalense Rio Grande do Sul - gaúcho; sul-rio-grandense; rio-grandense-do-sul Goiânia - goiano Japão - japonês, nipônico São Luís - são-luisense Macapá - macapaense Jerusalém - hierosolimitano; hierosolimita Santa Catarina - catarinense; barriga-verde Vitória - vitoriense Maceió - maceioense Rio Branco - rio-branquense São Paulo - paulista (estado); paulistano (cidade) Rio de Janeiro - carioca (cidade); fluminense (estado) Moscou - moscovita |
Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm
Quanto às flexões, os adjetivos são semelhantes às dos substantivos, compreendem mudanças em gênero, número e grau. O gênero e o número são simples; este se refere ao singular e ao plural, aquele, ao masculino e ao feminino, conforme acontece com os substantivos.
Mais complexa é a flexão de grau do adjetivo que se apresenta de duas formas distintas:
COMPARATIVO (de igualdade, superioridade e inferioridade), que exerce, como diz o nome, uma comparação entre pessoas ou objetos, veja:
Grau Comparativo | Exemplos: |
De igualdade | Maria bonita como uma flor. |
De superioridade | Maria é mais bonita do que uma flor. |
De inferioridade | Maria é menos bonita do que uma flor |
SUPERLATIVO, tem a função de atribuir intensidade ao adjetivo podendo ser absoluto (analítico ou sintético) ou relativo (de superioridade ou de inferioridade).
Superlativo relativo, com dois modos: • Superioridade, com as palavras a/o mais:
Rafael foi o convidado mais elegante da festa. |
Superlativo absoluto, com dois modos: • Analítico, quando se usa um advérbio para fazer a modificação:Rafael é muito elegante. / Rafael é imensamente elegante. • Sintético, quando se usa um sufixo para fazer a modificação: Rafael é elegantíssimo. |
DICAS IMPORTANTES
Fique esperto:
Na dúvida, consulte sempre uma gramática.
Uma sugestão é: www.gramaticaonline.com.br
PARA SABER MAIS
Assista ao vídeo, clicando ou copiando e colando o endereço em sua barra de endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=LTPTa-L1nWM
BIBLIOGRAFIA:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ed. 26º. Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
LIMA, Danielle Guglieri. Bases da Comunicação Empresarial. Da linguística à gramática. Porto Alegre: Alcance, 2009.
NICOLA, José; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 13ed. São Paulo: Scipione, 1994.
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