Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
Plano Financeiro
Área de inscrição
2 - Previsão de Resultado
  • Previsão de Resultado

    A previsão de resultado é o item mais crítico do plano financeiro e depende das seguintes etapas:

    1 - PREVISÃO DE VENDAS

    2 - LEVANTAMENTO DE CUSTOS

    3 - DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • Previsão de Vendas

    Eric Ries em Lean Startup aponta a importância do uso de evidências para a tomada de decisão em negócios. Bill Aulet do MIT também reforça este ponto em Disciplined Entrepreneurship. É muito comum os futuros empreendedores realizarem previsões de venda basedas na capacidade de atendimento da empresa ou em um hipotético market share. O primeiro desses erros consiste em dizer: minha empresa poderá vender 100 unidades de produto, logo, se eu conseguir vender 50 ao preço de 2, tenho uma receita prevista de $100. Entretanto, não há nenhuma evidência de que o empreendedor conseguirá vender o percentual de sua capacidade produtiva que escolheu de forma arbitrária.

    O outro erro muito comum se dá da seguinte forma: imaginemos que o mercado possui 1.000 potenciais clientes de um produto qualquer. Se o empreendedor obtiver 1% deste mercado, obterá 10 clientes, se vender o produto ao preço de 2, terá uma receita prevista de $20. Mas, novamente não há nenhuma evidência de que o empreendedor obterá 1% do seu mercado potencial, embora o percentual possa parecer baixo.

  • Previsão de Vendas

    Podem ser obtidas evidências com relação a previsão de vendas principalmente a partir de duas fontes: pesquisa de mercado, estudando concorrentes do mesmo porte do negócio que se deseja abrir e que atendem clientes dentro do público-alvo da empresa, e por meio da experiência prévia do empreendedor que já atuou no seguimentos em que deseja iniciar o negócio.
    Consideremos como exemplo uma empresa de consultoria fictícia, JOHN NEWMAN EDUCATION E CONSULTING, que a partir do exposto acima elaborou sua previsão de vendas:

  • Levantamento de Custo

    Antes de realizarmos o levantamento de custos propriamente dito, é conveniente entender um pouco mais acerca de receitas, custos, investimentos e despesas financeiras:

    RECEITAS: São todos os recebimentos pelas vendas realizadas ou pelos serviços prestados, ou mesmo outras fontes, como alugueis.

    CUSTOS VARIÁVEIS: São todos os desembolsos financeiros que variam com as vendas ou a prestação de serviços (matéria prima, impostos, pagamento de pessoal que recebe por hora de serviço prestado, operadoras de cartões...)

    CUSTOS FIXOS: São todos os desembolsos financeiros que não variam com as vendas ou com a prestação de serviços (salários, alugueis, serviços de manutenção...)

  • Levantamento de Custo

    DESPESAS FINANCEIRAS: São todos os desembolsos financeiros relacionados a linhas de financiamento (pagamento de empréstimos, juros...)

    INVESTIMENTOS: São todos os desembolsos financeiros que tem por objetivo melhorar ou ampliar a operação da empresa (novo mobiliário, novas instalações, novo software...)

  • Levantamento de Custo

    Vejamos agora os CUSTOS VARIÁVEIS associados a cada um dos produtos e serviços da empresa que estamos trabalhando neste exemplo:

  • Levantamento de Custo
  • Levantamento de Custo

    Ao consolidar os CUSTOS VARIÁVEIS relacionados a cada produto/serviço, obtemos a tabela abaixo:

  • Levantamento de Custo

    O passo seguinte é levantar os CUSTOS VARIÁVEIS associados à comercialização dos produtos/ serviços: impostos sobre vendas/prestação de serviços, taxa da operadora de cartão de crédito, comissão sobre vendas e todo custo associado diretamente à comercialização.

  • Levantamento de Custo

    Procede-se agora ao levantamento dos CUSTOS FIXOS. Primeiramente deve-se apurar os custos com colaboradores:

    Se a organização possuirá veículos, máquinas ou equipamentos, é necessário o cálculo da depreciação:

    Uma forma simples de calcular a depreciação de um bem para fins gerenciais, isto é para controle do gestor da empresa e NÃO PARA FINS CONTÁBEIS, é:

    (Preço do Bem – Preço depois dos anos estimados de uso) / anos estimados / 12

    Por exemplo, podemos estimar o valor de um veículo depois de 5 anos de uso considerando um veículo semelhante que hoje tenha 5 anos de uso. A diferença entre o preço na compra e o preço na venda anos depois, é o que foi “consumido do bem” neste período. Para o nosso exemplo:

  • Levantamento de Custo

    Na sequência são levantados os demais custos fixos e adicionados aos custos com colaboradores e depreciação:

  • Levantamento de Custo

    Com a previsão de vendas e o levantamento de custos realizado, é possível realizar a previsão de resultado por meio de um demonstrativo de resultado para um mês de operação da empresa (o cálculo também poderia ser feito para valores anuais).

  • Previsão de Resultado

    A previsão de resultado é o item mais crítico do plano financeiro e depende das seguintes etapas:

    1 - PREVISÃO DE VENDAS

    2 - LEVANTAMENTO DE CUSTOS

    3 - DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • Previsão de Vendas

    Eric Ries em Lean Startup aponta a importância do uso de evidências para a tomada de decisão em negócios. Bill Aulet do MIT também reforça este ponto em Disciplined Entrepreneurship. É muito comum os futuros empreendedores realizarem previsões de venda basedas na capacidade de atendimento da empresa ou em um hipotético market share. O primeiro desses erros consiste em dizer: minha empresa poderá vender 100 unidades de produto, logo, se eu conseguir vender 50 ao preço de 2, tenho uma receita prevista de $100. Entretanto, não há nenhuma evidência de que o empreendedor conseguirá vender o percentual de sua capacidade produtiva que escolheu de forma arbitrária.

    O outro erro muito comum se dá da seguinte forma: imaginemos que o mercado possui 1.000 potenciais clientes de um produto qualquer. Se o empreendedor obtiver 1% deste mercado, obterá 10 clientes, se vender o produto ao preço de 2, terá uma receita prevista de $20. Mas, novamente não há nenhuma evidência de que o empreendedor obterá 1% do seu mercado potencial, embora o percentual possa parecer baixo.

  • Previsão de Vendas

    Podem ser obtidas evidências com relação a previsão de vendas principalmente a partir de duas fontes: pesquisa de mercado, estudando concorrentes do mesmo porte do negócio que se deseja abrir e que atendem clientes dentro do público-alvo da empresa, e por meio da experiência prévia do empreendedor que já atuou no seguimentos em que deseja iniciar o negócio.
    Consideremos como exemplo uma empresa de consultoria fictícia, JOHN NEWMAN EDUCATION E CONSULTING, que a partir do exposto acima elaborou sua previsão de vendas:

  • Levantamento de Custo

    Antes de realizarmos o levantamento de custos propriamente dito, é conveniente entender um pouco mais acerca de receitas, custos, investimentos e despesas financeiras:

    RECEITAS: São todos os recebimentos pelas vendas realizadas ou pelos serviços prestados, ou mesmo outras fontes, como alugueis.

    CUSTOS VARIÁVEIS: São todos os desembolsos financeiros que variam com as vendas ou a prestação de serviços (matéria prima, impostos, pagamento de pessoal que recebe por hora de serviço prestado, operadoras de cartões...)

    CUSTOS FIXOS: São todos os desembolsos financeiros que não variam com as vendas ou com a prestação de serviços (salários, alugueis, serviços de manutenção...)

  • Levantamento de Custo

    DESPESAS FINANCEIRAS: São todos os desembolsos financeiros relacionados a linhas de financiamento (pagamento de empréstimos, juros...)

    INVESTIMENTOS: São todos os desembolsos financeiros que tem por objetivo melhorar ou ampliar a operação da empresa (novo mobiliário, novas instalações, novo software...)

  • Levantamento de Custo

    Vejamos agora os CUSTOS VARIÁVEIS associados a cada um dos produtos e serviços da empresa que estamos trabalhando neste exemplo:

  • Levantamento de Custo
  • Levantamento de Custo

    Ao consolidar os CUSTOS VARIÁVEIS relacionados a cada produto/serviço, obtemos a tabela abaixo:

  • Levantamento de Custo

    O passo seguinte é levantar os CUSTOS VARIÁVEIS associados à comercialização dos produtos/ serviços: impostos sobre vendas/prestação de serviços, taxa da operadora de cartão de crédito, comissão sobre vendas e todo custo associado diretamente à comercialização.

  • Levantamento de Custo

    Procede-se agora ao levantamento dos CUSTOS FIXOS. Primeiramente deve-se apurar os custos com colaboradores:

    Se a organização possuirá veículos, máquinas ou equipamentos, é necessário o cálculo da depreciação:

    Uma forma simples de calcular a depreciação de um bem para fins gerenciais, isto é para controle do gestor da empresa e NÃO PARA FINS CONTÁBEIS, é:

    (Preço do Bem – Preço depois dos anos estimados de uso) / anos estimados / 12

    Por exemplo, podemos estimar o valor de um veículo depois de 5 anos de uso considerando um veículo semelhante que hoje tenha 5 anos de uso. A diferença entre o preço na compra e o preço na venda anos depois, é o que foi “consumido do bem” neste período. Para o nosso exemplo:

  • Levantamento de Custo

    Na sequência são levantados os demais custos fixos e adicionados aos custos com colaboradores e depreciação:

  • Levantamento de Custo

    Com a previsão de vendas e o levantamento de custos realizado, é possível realizar a previsão de resultado por meio de um demonstrativo de resultado para um mês de operação da empresa (o cálculo também poderia ser feito para valores anuais).

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
Plano Financeiro
Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
2 - Previsão de Resultado
  • Previsão de Resultado

    A previsão de resultado é o item mais crítico do plano financeiro e depende das seguintes etapas:

    1 - PREVISÃO DE VENDAS

    2 - LEVANTAMENTO DE CUSTOS

    3 - DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • Previsão de Vendas

    Eric Ries em Lean Startup aponta a importância do uso de evidências para a tomada de decisão em negócios. Bill Aulet do MIT também reforça este ponto em Disciplined Entrepreneurship. É muito comum os futuros empreendedores realizarem previsões de venda basedas na capacidade de atendimento da empresa ou em um hipotético market share. O primeiro desses erros consiste em dizer: minha empresa poderá vender 100 unidades de produto, logo, se eu conseguir vender 50 ao preço de 2, tenho uma receita prevista de $100. Entretanto, não há nenhuma evidência de que o empreendedor conseguirá vender o percentual de sua capacidade produtiva que escolheu de forma arbitrária.

    O outro erro muito comum se dá da seguinte forma: imaginemos que o mercado possui 1.000 potenciais clientes de um produto qualquer. Se o empreendedor obtiver 1% deste mercado, obterá 10 clientes, se vender o produto ao preço de 2, terá uma receita prevista de $20. Mas, novamente não há nenhuma evidência de que o empreendedor obterá 1% do seu mercado potencial, embora o percentual possa parecer baixo.

  • Previsão de Vendas

    Podem ser obtidas evidências com relação a previsão de vendas principalmente a partir de duas fontes: pesquisa de mercado, estudando concorrentes do mesmo porte do negócio que se deseja abrir e que atendem clientes dentro do público-alvo da empresa, e por meio da experiência prévia do empreendedor que já atuou no seguimentos em que deseja iniciar o negócio.
    Consideremos como exemplo uma empresa de consultoria fictícia, JOHN NEWMAN EDUCATION E CONSULTING, que a partir do exposto acima elaborou sua previsão de vendas:

  • Levantamento de Custo

    Antes de realizarmos o levantamento de custos propriamente dito, é conveniente entender um pouco mais acerca de receitas, custos, investimentos e despesas financeiras:

    RECEITAS: São todos os recebimentos pelas vendas realizadas ou pelos serviços prestados, ou mesmo outras fontes, como alugueis.

    CUSTOS VARIÁVEIS: São todos os desembolsos financeiros que variam com as vendas ou a prestação de serviços (matéria prima, impostos, pagamento de pessoal que recebe por hora de serviço prestado, operadoras de cartões...)

    CUSTOS FIXOS: São todos os desembolsos financeiros que não variam com as vendas ou com a prestação de serviços (salários, alugueis, serviços de manutenção...)

  • Levantamento de Custo

    DESPESAS FINANCEIRAS: São todos os desembolsos financeiros relacionados a linhas de financiamento (pagamento de empréstimos, juros...)

    INVESTIMENTOS: São todos os desembolsos financeiros que tem por objetivo melhorar ou ampliar a operação da empresa (novo mobiliário, novas instalações, novo software...)

  • Levantamento de Custo

    Vejamos agora os CUSTOS VARIÁVEIS associados a cada um dos produtos e serviços da empresa que estamos trabalhando neste exemplo:

  • Levantamento de Custo
  • Levantamento de Custo

    Ao consolidar os CUSTOS VARIÁVEIS relacionados a cada produto/serviço, obtemos a tabela abaixo:

  • Levantamento de Custo

    O passo seguinte é levantar os CUSTOS VARIÁVEIS associados à comercialização dos produtos/ serviços: impostos sobre vendas/prestação de serviços, taxa da operadora de cartão de crédito, comissão sobre vendas e todo custo associado diretamente à comercialização.

  • Levantamento de Custo

    Procede-se agora ao levantamento dos CUSTOS FIXOS. Primeiramente deve-se apurar os custos com colaboradores:

    Se a organização possuirá veículos, máquinas ou equipamentos, é necessário o cálculo da depreciação:

    Uma forma simples de calcular a depreciação de um bem para fins gerenciais, isto é para controle do gestor da empresa e NÃO PARA FINS CONTÁBEIS, é:

    (Preço do Bem – Preço depois dos anos estimados de uso) / anos estimados / 12

    Por exemplo, podemos estimar o valor de um veículo depois de 5 anos de uso considerando um veículo semelhante que hoje tenha 5 anos de uso. A diferença entre o preço na compra e o preço na venda anos depois, é o que foi “consumido do bem” neste período. Para o nosso exemplo:

  • Levantamento de Custo

    Na sequência são levantados os demais custos fixos e adicionados aos custos com colaboradores e depreciação:

  • Levantamento de Custo

    Com a previsão de vendas e o levantamento de custos realizado, é possível realizar a previsão de resultado por meio de um demonstrativo de resultado para um mês de operação da empresa (o cálculo também poderia ser feito para valores anuais).

  • Previsão de Resultado

    A previsão de resultado é o item mais crítico do plano financeiro e depende das seguintes etapas:

    1 - PREVISÃO DE VENDAS

    2 - LEVANTAMENTO DE CUSTOS

    3 - DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • Previsão de Vendas

    Eric Ries em Lean Startup aponta a importância do uso de evidências para a tomada de decisão em negócios. Bill Aulet do MIT também reforça este ponto em Disciplined Entrepreneurship. É muito comum os futuros empreendedores realizarem previsões de venda basedas na capacidade de atendimento da empresa ou em um hipotético market share. O primeiro desses erros consiste em dizer: minha empresa poderá vender 100 unidades de produto, logo, se eu conseguir vender 50 ao preço de 2, tenho uma receita prevista de $100. Entretanto, não há nenhuma evidência de que o empreendedor conseguirá vender o percentual de sua capacidade produtiva que escolheu de forma arbitrária.

    O outro erro muito comum se dá da seguinte forma: imaginemos que o mercado possui 1.000 potenciais clientes de um produto qualquer. Se o empreendedor obtiver 1% deste mercado, obterá 10 clientes, se vender o produto ao preço de 2, terá uma receita prevista de $20. Mas, novamente não há nenhuma evidência de que o empreendedor obterá 1% do seu mercado potencial, embora o percentual possa parecer baixo.

  • Previsão de Vendas

    Podem ser obtidas evidências com relação a previsão de vendas principalmente a partir de duas fontes: pesquisa de mercado, estudando concorrentes do mesmo porte do negócio que se deseja abrir e que atendem clientes dentro do público-alvo da empresa, e por meio da experiência prévia do empreendedor que já atuou no seguimentos em que deseja iniciar o negócio.
    Consideremos como exemplo uma empresa de consultoria fictícia, JOHN NEWMAN EDUCATION E CONSULTING, que a partir do exposto acima elaborou sua previsão de vendas:

  • Levantamento de Custo

    Antes de realizarmos o levantamento de custos propriamente dito, é conveniente entender um pouco mais acerca de receitas, custos, investimentos e despesas financeiras:

    RECEITAS: São todos os recebimentos pelas vendas realizadas ou pelos serviços prestados, ou mesmo outras fontes, como alugueis.

    CUSTOS VARIÁVEIS: São todos os desembolsos financeiros que variam com as vendas ou a prestação de serviços (matéria prima, impostos, pagamento de pessoal que recebe por hora de serviço prestado, operadoras de cartões...)

    CUSTOS FIXOS: São todos os desembolsos financeiros que não variam com as vendas ou com a prestação de serviços (salários, alugueis, serviços de manutenção...)

  • Levantamento de Custo

    DESPESAS FINANCEIRAS: São todos os desembolsos financeiros relacionados a linhas de financiamento (pagamento de empréstimos, juros...)

    INVESTIMENTOS: São todos os desembolsos financeiros que tem por objetivo melhorar ou ampliar a operação da empresa (novo mobiliário, novas instalações, novo software...)

  • Levantamento de Custo

    Vejamos agora os CUSTOS VARIÁVEIS associados a cada um dos produtos e serviços da empresa que estamos trabalhando neste exemplo:

  • Levantamento de Custo
  • Levantamento de Custo

    Ao consolidar os CUSTOS VARIÁVEIS relacionados a cada produto/serviço, obtemos a tabela abaixo:

  • Levantamento de Custo

    O passo seguinte é levantar os CUSTOS VARIÁVEIS associados à comercialização dos produtos/ serviços: impostos sobre vendas/prestação de serviços, taxa da operadora de cartão de crédito, comissão sobre vendas e todo custo associado diretamente à comercialização.

  • Levantamento de Custo

    Procede-se agora ao levantamento dos CUSTOS FIXOS. Primeiramente deve-se apurar os custos com colaboradores:

    Se a organização possuirá veículos, máquinas ou equipamentos, é necessário o cálculo da depreciação:

    Uma forma simples de calcular a depreciação de um bem para fins gerenciais, isto é para controle do gestor da empresa e NÃO PARA FINS CONTÁBEIS, é:

    (Preço do Bem – Preço depois dos anos estimados de uso) / anos estimados / 12

    Por exemplo, podemos estimar o valor de um veículo depois de 5 anos de uso considerando um veículo semelhante que hoje tenha 5 anos de uso. A diferença entre o preço na compra e o preço na venda anos depois, é o que foi “consumido do bem” neste período. Para o nosso exemplo:

  • Levantamento de Custo

    Na sequência são levantados os demais custos fixos e adicionados aos custos com colaboradores e depreciação:

  • Levantamento de Custo

    Com a previsão de vendas e o levantamento de custos realizado, é possível realizar a previsão de resultado por meio de um demonstrativo de resultado para um mês de operação da empresa (o cálculo também poderia ser feito para valores anuais).


Termos de Uso

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão