Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
Textos Científicos
Área de inscrição
Módulo 1 - Importância da escrita científica
  • Importância da escrita científica

    Importância da escrita científica

    Sabe-se que o homem sempre se utilizou da fala e da escrita, no entanto esta, no mudo em que vivemos, assumiu uma dimensão primordial, pois não basta que decisões sejam discutidas e acordadas, é preciso que sejam registradas em papel, impressas e posteriormente arquivadas; caso contrário, correm o risco de sumir.

    Ao falar sobre tipos de escrita se quer atentar para o fato de que, devido aos inúmeros contextos sociais e aos inúmeros acordos realizados entre as pessoas no dia a dia, inclusive com qualquer um de nós, existem inúmeros tipos de textos escritos, os quais servem às informações também específicas.

    Neste caso, especificamente, será abordado o estudo apenas da escrita científica, visto sua importância no contexto de nosso país, uma vez que o número de instituições de ensino cresce a cada dia; o que é inversamente proporcional às experiências escritas de nossos alunos, pois hoje, tudo está na rede mundial de computadores. É comum pessoas serem pagas para escreverem trabalhos de conclusão de cursos, doravante chamados de TCCs, de alunos que não se sentem capazes de fazê-lo; há modelos virtuais de textos, que servem para quase tudo; bem como a venda de pacotes textuais para cada profissional. Tudo com um simples click e uma transferência bancária.

  • Importância da escrita científica

    De maneira alguma há a intenção em desdenhar tais possibilidades, pelo contrário, em alguns casos, é importante que o profissional tenha seu próprio banco de dados com os textos mais utilizados de sua área, mas o cuidado com a clareza e, principalmente, com a origem e a qualidade destes textos é o que não deve ser privado de foco.

    No entanto, textos científicos, como o caso do TCC pressupõe toda a reflexão realizada pelo aluno durante todo o período de seu curso. Comprar um TCC é algo deplorável, não há por que se fazer isto, visto que sua confecção é algo simples, mas que requer um pouco de cuidado e disciplina.

    Não só o TCC, como as monografias e artigos científicos são igualmente importantes e requerem reflexão por parte do aluno. Obviamente que esta reflexão não se aprende do dia para a noite, é algo que é construído dia após dia, nas aulas de Produção Textual, Comunicação e Expressão, ou Português Instrumental dos cursos de graduação que hoje estão nos currículos das Universidades mais renomadas.

  • Importância da escrita científica

    Todo o texto precisa de planejamento, de estrutura e, portanto, de cuidados para ser escrito. Ao falar de planejamento a ênfase está em algumas reflexões a serem feitas sobre todo e qualquer texto que se pretende escrever, seja um bilhete, uma receita de bolo ou, ainda, um artigo científico.

    Para planejar o que se vai escrever deve-se ter em mente alguns pontos muito específicos, tais como: Qual o assunto que quero tratar? Por que este assunto é importante? Quem lerá meu texto e por que fará isto e, finalmente, em que formato deve ser escrito e quais palavras utilizar para que tenha coerência e êxito.

    Sobre o assunto é importante dizer que pode ser algo escolhido por quem escreve ou imposto por quem solicita, no caso da sala de aula, ao produzir um texto para o professor, sabe-se que o tema é focado, geralmente na aula dada, ou ainda, no tema desenvolvido ao longo de aulas passadas; desta forma, presume-se que o professor tenha dado subsídios para que tal processo de escrita seja iniciado.

  • Importância da escrita científica

    No caso da escolha do tema, o que serve para a escrita de artigos científicos, monografias ou TCCs, o tema deve ser muito bem pensado, pois terá de fazer relações, senão com todos, com quase todos os componentes curriculares tratados durante o curso superior, bem como deverá fazer relação com elementos da vida real.

    Definido o assunto a ser escolhido, o que não é algo muito fácil, deve que questionar o porquê tal tema é importante? Quais pessoas se interessariam por ele e para quais pessoas tal estudo será relevante, pois o momento da criação, embora não literário, é um momento em que todos os questionamentos do autor devem ser sanados. A verificação da importância do assunto a ser tratado em um texto científico deve ser a parte do processo em que o autor deve ter mais cuidado, pois, uma vez escolhido, fica muito difícil que pequenas mudanças sejam realizadas. Quando isto acontece, as mudanças, geralmente, são muito grandes, ou totais, implicando, por vezes, na escritura de outro texto.

    Ao delimitar sobre o que escrever e estudando qual a importância do tema que se pretende pesquisar, o passo que exija, talvez uma reflexão mais livre de preconceitos seria: Quem lerá o que escrevi, será que eu seria leitor do meu texto ou estou escrevendo apenas porque preciso fazê-lo para obter meu diploma. Se a escolha foi pela segunda parte da pergunta, relaxe, pois o trabalho que você realizará não fará a diferença para ninguém, nem mesmo para você e ainda, trará uma sensação muito grande de vazio e impotência, contribuindo muito para seu fracasso profissional.

  • Importância da escrita científica

    No entanto, se você realmente estiver preocupado em escrever um texto relevante, que pessoas leiam e tenham opiniões, ainda que sejam diversas do que você pensou, saiba que seu caminho também será árduo, mas ao concluir seu trabalho você terá adquirido habilidades muito escassas no mercado de trabalho, e o melhor: terá adquirido sendo crítico, para ouvir o que as pessoas pensaram sobre seu texto e tentar melhorar sempre.

    Não há problema em não agradar a todos os seus leitores, aliás, em uma banca de TCC isto quase nunca acontece. O mais importante desta experiência, além do engrandecimento já tratado é a amplitude o do olhar que o autor adquire sobre seu próprio trabalho e a visibilidade que terá para transpor os componentes teóricos ali desenvolvidos para outras áreas do conhecimento.

    Escrever é um ato de bravura, pois devemos pensar em que? Para que? Para quem? Onde? De que forma? E quando, em um curto espaço de tempo. Ao definir tantas diretrizes é preciso, ainda pensar sobre qual o tipo de texto será realizado e, mediante isto é necessário que se pense na aplicabilidade do texto, por exemplo, um texto que questiona, busca novas possibilidades e que ainda não está totalmente pronto, pode ser realizado na forma de um artigo científico.

  • Importância da escrita científica

    Ao escrever um artigo deste tipo, fica claro que o autor ainda não achou respostas palpáveis ou, pelo menos, não entende os dados coletados, desta forma, por meio da escrita de um artigo, há, entre uma mudança e outra no texto, o tempo para que o autor amadureça suas ideias.

    Geralmente, depois de inúmeras escritas ou reescritas do mesmo artigo o autor tem uma clareza sobre o que realmente deseja fazer ou ainda, uma clareza de ver o seu texto como um produto, no caso um TCC e então fica fácil finalizar o processo.

    Obviamente que existem outros tipos de textos científicos; falo do artigo, mas monografia e do TCC por serem os mais usados, mas na verdade a dissertação de Mestrado e a tese de doutorado sofrem processos semelhantes de confecção, no entanto, mais profundos.

  • Importância da escrita científica

    Um artigo científico pode ser escrito em grupos, bem como um TCC, já a monografia é todo e qualquer texto desenvolvido por apenas uma pessoa, ou seja, é “mono” “grafia”, apenas uma escrita. Ao escrever um artigo o autor tem a facilidade de publicá-lo facilmente, apresentá-lo em congressos de iniciação científica ou, ainda em congressos profissionais; já o TCC é algo mais sério, utilizado mais na vida acadêmica do aluno enquanto este está na instituição, o que não impede que este aluno se aprofunde cada vez mais no tema escolhido e, a partir dele, escreva seu mestrado e seu doutorado.

    O mais importante de tudo isto é que por meio de um plano bem executado e a vontade de escrever é preciso transformar um tema qualquer em algo inédito, extremamente relevante.

  • Importância da escrita científica

    Imagine o seguinte: um aluno do curso de graduação que escreve sobre os textos empresariais utilizados na empresa que trabalha e vê neste tema algo a mais, tornando-o elástico e extremamente relevante, conforme o esquema:

    É importante ressaltar que este esquema é apenas uma sugestão, para ilustrar didaticamente o conteúdo tratado até o presente momento. Pode, e deve, ser modificado, ampliado e redefinido de acordo com cada escolha e objetivo.

  • Importância da escrita científica

    Importância da escrita científica

    Sabe-se que o homem sempre se utilizou da fala e da escrita, no entanto esta, no mudo em que vivemos, assumiu uma dimensão primordial, pois não basta que decisões sejam discutidas e acordadas, é preciso que sejam registradas em papel, impressas e posteriormente arquivadas; caso contrário, correm o risco de sumir.

    Ao falar sobre tipos de escrita se quer atentar para o fato de que, devido aos inúmeros contextos sociais e aos inúmeros acordos realizados entre as pessoas no dia a dia, inclusive com qualquer um de nós, existem inúmeros tipos de textos escritos, os quais servem às informações também específicas.

    Neste caso, especificamente, será abordado o estudo apenas da escrita científica, visto sua importância no contexto de nosso país, uma vez que o número de instituições de ensino cresce a cada dia; o que é inversamente proporcional às experiências escritas de nossos alunos, pois hoje, tudo está na rede mundial de computadores. É comum pessoas serem pagas para escreverem trabalhos de conclusão de cursos, doravante chamados de TCCs, de alunos que não se sentem capazes de fazê-lo; há modelos virtuais de textos, que servem para quase tudo; bem como a venda de pacotes textuais para cada profissional. Tudo com um simples click e uma transferência bancária.

  • Importância da escrita científica

    De maneira alguma há a intenção em desdenhar tais possibilidades, pelo contrário, em alguns casos, é importante que o profissional tenha seu próprio banco de dados com os textos mais utilizados de sua área, mas o cuidado com a clareza e, principalmente, com a origem e a qualidade destes textos é o que não deve ser privado de foco.

    No entanto, textos científicos, como o caso do TCC pressupõe toda a reflexão realizada pelo aluno durante todo o período de seu curso. Comprar um TCC é algo deplorável, não há por que se fazer isto, visto que sua confecção é algo simples, mas que requer um pouco de cuidado e disciplina.

    Não só o TCC, como as monografias e artigos científicos são igualmente importantes e requerem reflexão por parte do aluno. Obviamente que esta reflexão não se aprende do dia para a noite, é algo que é construído dia após dia, nas aulas de Produção Textual, Comunicação e Expressão, ou Português Instrumental dos cursos de graduação que hoje estão nos currículos das Universidades mais renomadas.

  • Importância da escrita científica

    Todo o texto precisa de planejamento, de estrutura e, portanto, de cuidados para ser escrito. Ao falar de planejamento a ênfase está em algumas reflexões a serem feitas sobre todo e qualquer texto que se pretende escrever, seja um bilhete, uma receita de bolo ou, ainda, um artigo científico.

    Para planejar o que se vai escrever deve-se ter em mente alguns pontos muito específicos, tais como: Qual o assunto que quero tratar? Por que este assunto é importante? Quem lerá meu texto e por que fará isto e, finalmente, em que formato deve ser escrito e quais palavras utilizar para que tenha coerência e êxito.

    Sobre o assunto é importante dizer que pode ser algo escolhido por quem escreve ou imposto por quem solicita, no caso da sala de aula, ao produzir um texto para o professor, sabe-se que o tema é focado, geralmente na aula dada, ou ainda, no tema desenvolvido ao longo de aulas passadas; desta forma, presume-se que o professor tenha dado subsídios para que tal processo de escrita seja iniciado.

  • Importância da escrita científica

    No caso da escolha do tema, o que serve para a escrita de artigos científicos, monografias ou TCCs, o tema deve ser muito bem pensado, pois terá de fazer relações, senão com todos, com quase todos os componentes curriculares tratados durante o curso superior, bem como deverá fazer relação com elementos da vida real.

    Definido o assunto a ser escolhido, o que não é algo muito fácil, deve que questionar o porquê tal tema é importante? Quais pessoas se interessariam por ele e para quais pessoas tal estudo será relevante, pois o momento da criação, embora não literário, é um momento em que todos os questionamentos do autor devem ser sanados. A verificação da importância do assunto a ser tratado em um texto científico deve ser a parte do processo em que o autor deve ter mais cuidado, pois, uma vez escolhido, fica muito difícil que pequenas mudanças sejam realizadas. Quando isto acontece, as mudanças, geralmente, são muito grandes, ou totais, implicando, por vezes, na escritura de outro texto.

    Ao delimitar sobre o que escrever e estudando qual a importância do tema que se pretende pesquisar, o passo que exija, talvez uma reflexão mais livre de preconceitos seria: Quem lerá o que escrevi, será que eu seria leitor do meu texto ou estou escrevendo apenas porque preciso fazê-lo para obter meu diploma. Se a escolha foi pela segunda parte da pergunta, relaxe, pois o trabalho que você realizará não fará a diferença para ninguém, nem mesmo para você e ainda, trará uma sensação muito grande de vazio e impotência, contribuindo muito para seu fracasso profissional.

  • Importância da escrita científica

    No entanto, se você realmente estiver preocupado em escrever um texto relevante, que pessoas leiam e tenham opiniões, ainda que sejam diversas do que você pensou, saiba que seu caminho também será árduo, mas ao concluir seu trabalho você terá adquirido habilidades muito escassas no mercado de trabalho, e o melhor: terá adquirido sendo crítico, para ouvir o que as pessoas pensaram sobre seu texto e tentar melhorar sempre.

    Não há problema em não agradar a todos os seus leitores, aliás, em uma banca de TCC isto quase nunca acontece. O mais importante desta experiência, além do engrandecimento já tratado é a amplitude o do olhar que o autor adquire sobre seu próprio trabalho e a visibilidade que terá para transpor os componentes teóricos ali desenvolvidos para outras áreas do conhecimento.

    Escrever é um ato de bravura, pois devemos pensar em que? Para que? Para quem? Onde? De que forma? E quando, em um curto espaço de tempo. Ao definir tantas diretrizes é preciso, ainda pensar sobre qual o tipo de texto será realizado e, mediante isto é necessário que se pense na aplicabilidade do texto, por exemplo, um texto que questiona, busca novas possibilidades e que ainda não está totalmente pronto, pode ser realizado na forma de um artigo científico.

  • Importância da escrita científica

    Ao escrever um artigo deste tipo, fica claro que o autor ainda não achou respostas palpáveis ou, pelo menos, não entende os dados coletados, desta forma, por meio da escrita de um artigo, há, entre uma mudança e outra no texto, o tempo para que o autor amadureça suas ideias.

    Geralmente, depois de inúmeras escritas ou reescritas do mesmo artigo o autor tem uma clareza sobre o que realmente deseja fazer ou ainda, uma clareza de ver o seu texto como um produto, no caso um TCC e então fica fácil finalizar o processo.

    Obviamente que existem outros tipos de textos científicos; falo do artigo, mas monografia e do TCC por serem os mais usados, mas na verdade a dissertação de Mestrado e a tese de doutorado sofrem processos semelhantes de confecção, no entanto, mais profundos.

  • Importância da escrita científica

    Um artigo científico pode ser escrito em grupos, bem como um TCC, já a monografia é todo e qualquer texto desenvolvido por apenas uma pessoa, ou seja, é “mono” “grafia”, apenas uma escrita. Ao escrever um artigo o autor tem a facilidade de publicá-lo facilmente, apresentá-lo em congressos de iniciação científica ou, ainda em congressos profissionais; já o TCC é algo mais sério, utilizado mais na vida acadêmica do aluno enquanto este está na instituição, o que não impede que este aluno se aprofunde cada vez mais no tema escolhido e, a partir dele, escreva seu mestrado e seu doutorado.

    O mais importante de tudo isto é que por meio de um plano bem executado e a vontade de escrever é preciso transformar um tema qualquer em algo inédito, extremamente relevante.

  • Importância da escrita científica

    Imagine o seguinte: um aluno do curso de graduação que escreve sobre os textos empresariais utilizados na empresa que trabalha e vê neste tema algo a mais, tornando-o elástico e extremamente relevante, conforme o esquema:

    É importante ressaltar que este esquema é apenas uma sugestão, para ilustrar didaticamente o conteúdo tratado até o presente momento. Pode, e deve, ser modificado, ampliado e redefinido de acordo com cada escolha e objetivo.

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
Textos Científicos
Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
Módulo 1 - Importância da escrita científica
  • Importância da escrita científica

    Importância da escrita científica

    Sabe-se que o homem sempre se utilizou da fala e da escrita, no entanto esta, no mudo em que vivemos, assumiu uma dimensão primordial, pois não basta que decisões sejam discutidas e acordadas, é preciso que sejam registradas em papel, impressas e posteriormente arquivadas; caso contrário, correm o risco de sumir.

    Ao falar sobre tipos de escrita se quer atentar para o fato de que, devido aos inúmeros contextos sociais e aos inúmeros acordos realizados entre as pessoas no dia a dia, inclusive com qualquer um de nós, existem inúmeros tipos de textos escritos, os quais servem às informações também específicas.

    Neste caso, especificamente, será abordado o estudo apenas da escrita científica, visto sua importância no contexto de nosso país, uma vez que o número de instituições de ensino cresce a cada dia; o que é inversamente proporcional às experiências escritas de nossos alunos, pois hoje, tudo está na rede mundial de computadores. É comum pessoas serem pagas para escreverem trabalhos de conclusão de cursos, doravante chamados de TCCs, de alunos que não se sentem capazes de fazê-lo; há modelos virtuais de textos, que servem para quase tudo; bem como a venda de pacotes textuais para cada profissional. Tudo com um simples click e uma transferência bancária.

  • Importância da escrita científica

    De maneira alguma há a intenção em desdenhar tais possibilidades, pelo contrário, em alguns casos, é importante que o profissional tenha seu próprio banco de dados com os textos mais utilizados de sua área, mas o cuidado com a clareza e, principalmente, com a origem e a qualidade destes textos é o que não deve ser privado de foco.

    No entanto, textos científicos, como o caso do TCC pressupõe toda a reflexão realizada pelo aluno durante todo o período de seu curso. Comprar um TCC é algo deplorável, não há por que se fazer isto, visto que sua confecção é algo simples, mas que requer um pouco de cuidado e disciplina.

    Não só o TCC, como as monografias e artigos científicos são igualmente importantes e requerem reflexão por parte do aluno. Obviamente que esta reflexão não se aprende do dia para a noite, é algo que é construído dia após dia, nas aulas de Produção Textual, Comunicação e Expressão, ou Português Instrumental dos cursos de graduação que hoje estão nos currículos das Universidades mais renomadas.

  • Importância da escrita científica

    Todo o texto precisa de planejamento, de estrutura e, portanto, de cuidados para ser escrito. Ao falar de planejamento a ênfase está em algumas reflexões a serem feitas sobre todo e qualquer texto que se pretende escrever, seja um bilhete, uma receita de bolo ou, ainda, um artigo científico.

    Para planejar o que se vai escrever deve-se ter em mente alguns pontos muito específicos, tais como: Qual o assunto que quero tratar? Por que este assunto é importante? Quem lerá meu texto e por que fará isto e, finalmente, em que formato deve ser escrito e quais palavras utilizar para que tenha coerência e êxito.

    Sobre o assunto é importante dizer que pode ser algo escolhido por quem escreve ou imposto por quem solicita, no caso da sala de aula, ao produzir um texto para o professor, sabe-se que o tema é focado, geralmente na aula dada, ou ainda, no tema desenvolvido ao longo de aulas passadas; desta forma, presume-se que o professor tenha dado subsídios para que tal processo de escrita seja iniciado.

  • Importância da escrita científica

    No caso da escolha do tema, o que serve para a escrita de artigos científicos, monografias ou TCCs, o tema deve ser muito bem pensado, pois terá de fazer relações, senão com todos, com quase todos os componentes curriculares tratados durante o curso superior, bem como deverá fazer relação com elementos da vida real.

    Definido o assunto a ser escolhido, o que não é algo muito fácil, deve que questionar o porquê tal tema é importante? Quais pessoas se interessariam por ele e para quais pessoas tal estudo será relevante, pois o momento da criação, embora não literário, é um momento em que todos os questionamentos do autor devem ser sanados. A verificação da importância do assunto a ser tratado em um texto científico deve ser a parte do processo em que o autor deve ter mais cuidado, pois, uma vez escolhido, fica muito difícil que pequenas mudanças sejam realizadas. Quando isto acontece, as mudanças, geralmente, são muito grandes, ou totais, implicando, por vezes, na escritura de outro texto.

    Ao delimitar sobre o que escrever e estudando qual a importância do tema que se pretende pesquisar, o passo que exija, talvez uma reflexão mais livre de preconceitos seria: Quem lerá o que escrevi, será que eu seria leitor do meu texto ou estou escrevendo apenas porque preciso fazê-lo para obter meu diploma. Se a escolha foi pela segunda parte da pergunta, relaxe, pois o trabalho que você realizará não fará a diferença para ninguém, nem mesmo para você e ainda, trará uma sensação muito grande de vazio e impotência, contribuindo muito para seu fracasso profissional.

  • Importância da escrita científica

    No entanto, se você realmente estiver preocupado em escrever um texto relevante, que pessoas leiam e tenham opiniões, ainda que sejam diversas do que você pensou, saiba que seu caminho também será árduo, mas ao concluir seu trabalho você terá adquirido habilidades muito escassas no mercado de trabalho, e o melhor: terá adquirido sendo crítico, para ouvir o que as pessoas pensaram sobre seu texto e tentar melhorar sempre.

    Não há problema em não agradar a todos os seus leitores, aliás, em uma banca de TCC isto quase nunca acontece. O mais importante desta experiência, além do engrandecimento já tratado é a amplitude o do olhar que o autor adquire sobre seu próprio trabalho e a visibilidade que terá para transpor os componentes teóricos ali desenvolvidos para outras áreas do conhecimento.

    Escrever é um ato de bravura, pois devemos pensar em que? Para que? Para quem? Onde? De que forma? E quando, em um curto espaço de tempo. Ao definir tantas diretrizes é preciso, ainda pensar sobre qual o tipo de texto será realizado e, mediante isto é necessário que se pense na aplicabilidade do texto, por exemplo, um texto que questiona, busca novas possibilidades e que ainda não está totalmente pronto, pode ser realizado na forma de um artigo científico.

  • Importância da escrita científica

    Ao escrever um artigo deste tipo, fica claro que o autor ainda não achou respostas palpáveis ou, pelo menos, não entende os dados coletados, desta forma, por meio da escrita de um artigo, há, entre uma mudança e outra no texto, o tempo para que o autor amadureça suas ideias.

    Geralmente, depois de inúmeras escritas ou reescritas do mesmo artigo o autor tem uma clareza sobre o que realmente deseja fazer ou ainda, uma clareza de ver o seu texto como um produto, no caso um TCC e então fica fácil finalizar o processo.

    Obviamente que existem outros tipos de textos científicos; falo do artigo, mas monografia e do TCC por serem os mais usados, mas na verdade a dissertação de Mestrado e a tese de doutorado sofrem processos semelhantes de confecção, no entanto, mais profundos.

  • Importância da escrita científica

    Um artigo científico pode ser escrito em grupos, bem como um TCC, já a monografia é todo e qualquer texto desenvolvido por apenas uma pessoa, ou seja, é “mono” “grafia”, apenas uma escrita. Ao escrever um artigo o autor tem a facilidade de publicá-lo facilmente, apresentá-lo em congressos de iniciação científica ou, ainda em congressos profissionais; já o TCC é algo mais sério, utilizado mais na vida acadêmica do aluno enquanto este está na instituição, o que não impede que este aluno se aprofunde cada vez mais no tema escolhido e, a partir dele, escreva seu mestrado e seu doutorado.

    O mais importante de tudo isto é que por meio de um plano bem executado e a vontade de escrever é preciso transformar um tema qualquer em algo inédito, extremamente relevante.

  • Importância da escrita científica

    Imagine o seguinte: um aluno do curso de graduação que escreve sobre os textos empresariais utilizados na empresa que trabalha e vê neste tema algo a mais, tornando-o elástico e extremamente relevante, conforme o esquema:

    É importante ressaltar que este esquema é apenas uma sugestão, para ilustrar didaticamente o conteúdo tratado até o presente momento. Pode, e deve, ser modificado, ampliado e redefinido de acordo com cada escolha e objetivo.

  • Importância da escrita científica

    Importância da escrita científica

    Sabe-se que o homem sempre se utilizou da fala e da escrita, no entanto esta, no mudo em que vivemos, assumiu uma dimensão primordial, pois não basta que decisões sejam discutidas e acordadas, é preciso que sejam registradas em papel, impressas e posteriormente arquivadas; caso contrário, correm o risco de sumir.

    Ao falar sobre tipos de escrita se quer atentar para o fato de que, devido aos inúmeros contextos sociais e aos inúmeros acordos realizados entre as pessoas no dia a dia, inclusive com qualquer um de nós, existem inúmeros tipos de textos escritos, os quais servem às informações também específicas.

    Neste caso, especificamente, será abordado o estudo apenas da escrita científica, visto sua importância no contexto de nosso país, uma vez que o número de instituições de ensino cresce a cada dia; o que é inversamente proporcional às experiências escritas de nossos alunos, pois hoje, tudo está na rede mundial de computadores. É comum pessoas serem pagas para escreverem trabalhos de conclusão de cursos, doravante chamados de TCCs, de alunos que não se sentem capazes de fazê-lo; há modelos virtuais de textos, que servem para quase tudo; bem como a venda de pacotes textuais para cada profissional. Tudo com um simples click e uma transferência bancária.

  • Importância da escrita científica

    De maneira alguma há a intenção em desdenhar tais possibilidades, pelo contrário, em alguns casos, é importante que o profissional tenha seu próprio banco de dados com os textos mais utilizados de sua área, mas o cuidado com a clareza e, principalmente, com a origem e a qualidade destes textos é o que não deve ser privado de foco.

    No entanto, textos científicos, como o caso do TCC pressupõe toda a reflexão realizada pelo aluno durante todo o período de seu curso. Comprar um TCC é algo deplorável, não há por que se fazer isto, visto que sua confecção é algo simples, mas que requer um pouco de cuidado e disciplina.

    Não só o TCC, como as monografias e artigos científicos são igualmente importantes e requerem reflexão por parte do aluno. Obviamente que esta reflexão não se aprende do dia para a noite, é algo que é construído dia após dia, nas aulas de Produção Textual, Comunicação e Expressão, ou Português Instrumental dos cursos de graduação que hoje estão nos currículos das Universidades mais renomadas.

  • Importância da escrita científica

    Todo o texto precisa de planejamento, de estrutura e, portanto, de cuidados para ser escrito. Ao falar de planejamento a ênfase está em algumas reflexões a serem feitas sobre todo e qualquer texto que se pretende escrever, seja um bilhete, uma receita de bolo ou, ainda, um artigo científico.

    Para planejar o que se vai escrever deve-se ter em mente alguns pontos muito específicos, tais como: Qual o assunto que quero tratar? Por que este assunto é importante? Quem lerá meu texto e por que fará isto e, finalmente, em que formato deve ser escrito e quais palavras utilizar para que tenha coerência e êxito.

    Sobre o assunto é importante dizer que pode ser algo escolhido por quem escreve ou imposto por quem solicita, no caso da sala de aula, ao produzir um texto para o professor, sabe-se que o tema é focado, geralmente na aula dada, ou ainda, no tema desenvolvido ao longo de aulas passadas; desta forma, presume-se que o professor tenha dado subsídios para que tal processo de escrita seja iniciado.

  • Importância da escrita científica

    No caso da escolha do tema, o que serve para a escrita de artigos científicos, monografias ou TCCs, o tema deve ser muito bem pensado, pois terá de fazer relações, senão com todos, com quase todos os componentes curriculares tratados durante o curso superior, bem como deverá fazer relação com elementos da vida real.

    Definido o assunto a ser escolhido, o que não é algo muito fácil, deve que questionar o porquê tal tema é importante? Quais pessoas se interessariam por ele e para quais pessoas tal estudo será relevante, pois o momento da criação, embora não literário, é um momento em que todos os questionamentos do autor devem ser sanados. A verificação da importância do assunto a ser tratado em um texto científico deve ser a parte do processo em que o autor deve ter mais cuidado, pois, uma vez escolhido, fica muito difícil que pequenas mudanças sejam realizadas. Quando isto acontece, as mudanças, geralmente, são muito grandes, ou totais, implicando, por vezes, na escritura de outro texto.

    Ao delimitar sobre o que escrever e estudando qual a importância do tema que se pretende pesquisar, o passo que exija, talvez uma reflexão mais livre de preconceitos seria: Quem lerá o que escrevi, será que eu seria leitor do meu texto ou estou escrevendo apenas porque preciso fazê-lo para obter meu diploma. Se a escolha foi pela segunda parte da pergunta, relaxe, pois o trabalho que você realizará não fará a diferença para ninguém, nem mesmo para você e ainda, trará uma sensação muito grande de vazio e impotência, contribuindo muito para seu fracasso profissional.

  • Importância da escrita científica

    No entanto, se você realmente estiver preocupado em escrever um texto relevante, que pessoas leiam e tenham opiniões, ainda que sejam diversas do que você pensou, saiba que seu caminho também será árduo, mas ao concluir seu trabalho você terá adquirido habilidades muito escassas no mercado de trabalho, e o melhor: terá adquirido sendo crítico, para ouvir o que as pessoas pensaram sobre seu texto e tentar melhorar sempre.

    Não há problema em não agradar a todos os seus leitores, aliás, em uma banca de TCC isto quase nunca acontece. O mais importante desta experiência, além do engrandecimento já tratado é a amplitude o do olhar que o autor adquire sobre seu próprio trabalho e a visibilidade que terá para transpor os componentes teóricos ali desenvolvidos para outras áreas do conhecimento.

    Escrever é um ato de bravura, pois devemos pensar em que? Para que? Para quem? Onde? De que forma? E quando, em um curto espaço de tempo. Ao definir tantas diretrizes é preciso, ainda pensar sobre qual o tipo de texto será realizado e, mediante isto é necessário que se pense na aplicabilidade do texto, por exemplo, um texto que questiona, busca novas possibilidades e que ainda não está totalmente pronto, pode ser realizado na forma de um artigo científico.

  • Importância da escrita científica

    Ao escrever um artigo deste tipo, fica claro que o autor ainda não achou respostas palpáveis ou, pelo menos, não entende os dados coletados, desta forma, por meio da escrita de um artigo, há, entre uma mudança e outra no texto, o tempo para que o autor amadureça suas ideias.

    Geralmente, depois de inúmeras escritas ou reescritas do mesmo artigo o autor tem uma clareza sobre o que realmente deseja fazer ou ainda, uma clareza de ver o seu texto como um produto, no caso um TCC e então fica fácil finalizar o processo.

    Obviamente que existem outros tipos de textos científicos; falo do artigo, mas monografia e do TCC por serem os mais usados, mas na verdade a dissertação de Mestrado e a tese de doutorado sofrem processos semelhantes de confecção, no entanto, mais profundos.

  • Importância da escrita científica

    Um artigo científico pode ser escrito em grupos, bem como um TCC, já a monografia é todo e qualquer texto desenvolvido por apenas uma pessoa, ou seja, é “mono” “grafia”, apenas uma escrita. Ao escrever um artigo o autor tem a facilidade de publicá-lo facilmente, apresentá-lo em congressos de iniciação científica ou, ainda em congressos profissionais; já o TCC é algo mais sério, utilizado mais na vida acadêmica do aluno enquanto este está na instituição, o que não impede que este aluno se aprofunde cada vez mais no tema escolhido e, a partir dele, escreva seu mestrado e seu doutorado.

    O mais importante de tudo isto é que por meio de um plano bem executado e a vontade de escrever é preciso transformar um tema qualquer em algo inédito, extremamente relevante.

  • Importância da escrita científica

    Imagine o seguinte: um aluno do curso de graduação que escreve sobre os textos empresariais utilizados na empresa que trabalha e vê neste tema algo a mais, tornando-o elástico e extremamente relevante, conforme o esquema:

    É importante ressaltar que este esquema é apenas uma sugestão, para ilustrar didaticamente o conteúdo tratado até o presente momento. Pode, e deve, ser modificado, ampliado e redefinido de acordo com cada escolha e objetivo.


Termos de Uso

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão