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Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias
  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Trabalhamos nesta proposta, que todo o texto tem um objetivo e, de certa forma, uma estrutura diferenciada. Um resumo, por exemplo, tem o objetivo revelar, de forma concisa todos os pontos importantes de um texto, ou seja, apresenta uma visão geral do todo, para que o autor consiga definir se o texto resumido é importante ou não para a produção de seu texto.

    Uma resenha apresenta de certa forma, uma escolha do que foi mais importante no texto lido, ou seja, diferentes autores, dependendo do que pretendem escrever, podem, em um mesmo texto, elencar pontos diferentes de importância, portanto, ao realizar uma resenha, o futuro autor tem o objetivo de usar partes específicas do texto e, quem sabe, até mesmo, citar a fonte utilizada, pois este ato atribui credibilidade para quem escreve devido demonstrar que leu autores com conhecimento científico.

    A resenha crítica tem um objetivo a mais, pois apresenta momentos em que quem leu o texto e está escolhendo os pontos importantes, o faça mediante a argumentação, apresentando seus porquês, defendendo ou não o que o autor do texto de base apresenta.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Um artigo científico, por ser um texto mais longo, tem o objetivo de mostrar ao leitor o estudo específico de um tema de forma mais panorâmica, pois está implícito na escolha desta tipologia que o autor ainda está pesquisando sobre o tema, que suas conclusões são momentâneas, ou seja, ainda podem mudar, ou ainda podem apresentar um viés diferenciado. Este tipo de texto tem uma formatação que varia de uma área de conhecimento para outra e, ao ser publicado em revistas científicas, pode também sofrer variações.

    No entanto, ao produzir um artigo deste porte o leitor deve ter em mente que, independente das normas de cada revista, o que prevê a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é que a letra a ser utilizada seja a ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento especial.

    Que se use negrito para enfatizar algum termo, itálico para marcar termos em outros idioma e aspas para utilizar um termo que seja da autoria de outrem. Ao referir tais termos é viável que o escritor insira uma nota de rodapé, conforme o exemplo¹, a fim de explicar por quem e desde quando o termo foi usado. É importante, pois, que o crédito seja dado ao autor.

    ______________________
    ¹ Entenda aqui como um exemplo real de nota de rodapé.
  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Deve-se usar esta citação quando o número de linhas copiadas para o texto ultrapasse a três.

    Sempre é importante usar as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas mudam seguidamente. Cada norma da ABNT chama-se NBR, o que quer dizer norma brasileira e tem um número que a segue, para indicar qual é o tipo de normatização, que pode ser textual, de gravuras, de música, de experimentos, enfim.

    Outro ponto importante é que algumas instituições de ensino, assim como as revistas científico-acadêmicas têm sua própria norma e, neste caso é imprescindível que tanto o aluno autor quanto seu orientador a conheçam para que a apresentação do trabalho não seja constrangedora para ambas as partes.

    Mais importantes do que as citações são as referencias que fazemos, pois tal ação inibe o plágio, contribui para o conhecimento científico, para o reconhecimento do autor e auxilia na construção do conhecimento de cada um dos pesquisadores.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Muitas são as normas que podem ser utilizadas, e a grande maioria é preconizada pelo sistema Harvard, que define o estilo rápido de identificar o autor e a data. Ex: (Lima 2008).

    É muito importante saber ou definir tudo sobre qual norma de escrita deve-se seguir, pois em alguns casos, há utilizações muito específicas, é o caso de algumas áreas que optam por usar:

    - VANCOUVER² ; para a área da saúde.
    - APA (American Psychological Association)³ ; para as ciências sociais em geral.
    - CHICAGO⁴ ; para as ciências, mas é mais usado internacionalmente.
    - MLA (Modern Language Association)⁵ ; usados para a área de linguagem.

    ______________________
    ² Site Oficial: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requierements.html
    ³ Site Oficial: http://apastyle.org
    ⁴ Site Oficial: http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html
    ⁵ Site Oficial: http://mla.org/style
  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Cada país tem sua norma; Da mesma forma que o Brasil usa a ABNT para normatizar quase todos os procedimentos industriais, técnicos e científicos, Portugal, por exemplo, utiliza a norma portuguesa, denominada NP 405, para a questão de produção escrita, e assim por diante.

    São muitas as variações, no entanto não há grandes problemas sobre tal questão, visto que o orientador dos trabalhos saberá indicar usar as normas escolhidas para cada área do conhecimento.

    Caso não exista um orientador e o texto seja uma produção independente, a internet disponibiliza um número muito grande de informação para pesquisa e aqui, neste texto, em nota de rodapé, seguem os sites oficiais de cada uma das normas referidas.

    De qualquer forma, é importante ficar registrado que todo o artigo científico ou quaisquer tipos de escrita desta natureza devem, independente de contemplar as normas internas, apresentar uma estrutura básica, coesa e coerente, a qual compreende os elementos elencados e identificados a seguir.

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    O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Trabalhamos nesta proposta, que todo o texto tem um objetivo e, de certa forma, uma estrutura diferenciada. Um resumo, por exemplo, tem o objetivo revelar, de forma concisa todos os pontos importantes de um texto, ou seja, apresenta uma visão geral do todo, para que o autor consiga definir se o texto resumido é importante ou não para a produção de seu texto.

    Uma resenha apresenta de certa forma, uma escolha do que foi mais importante no texto lido, ou seja, diferentes autores, dependendo do que pretendem escrever, podem, em um mesmo texto, elencar pontos diferentes de importância, portanto, ao realizar uma resenha, o futuro autor tem o objetivo de usar partes específicas do texto e, quem sabe, até mesmo, citar a fonte utilizada, pois este ato atribui credibilidade para quem escreve devido demonstrar que leu autores com conhecimento científico.

    A resenha crítica tem um objetivo a mais, pois apresenta momentos em que quem leu o texto e está escolhendo os pontos importantes, o faça mediante a argumentação, apresentando seus porquês, defendendo ou não o que o autor do texto de base apresenta.

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    Um artigo científico, por ser um texto mais longo, tem o objetivo de mostrar ao leitor o estudo específico de um tema de forma mais panorâmica, pois está implícito na escolha desta tipologia que o autor ainda está pesquisando sobre o tema, que suas conclusões são momentâneas, ou seja, ainda podem mudar, ou ainda podem apresentar um viés diferenciado. Este tipo de texto tem uma formatação que varia de uma área de conhecimento para outra e, ao ser publicado em revistas científicas, pode também sofrer variações.

    No entanto, ao produzir um artigo deste porte o leitor deve ter em mente que, independente das normas de cada revista, o que prevê a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é que a letra a ser utilizada seja a ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento especial.

    Que se use negrito para enfatizar algum termo, itálico para marcar termos em outros idioma e aspas para utilizar um termo que seja da autoria de outrem. Ao referir tais termos é viável que o escritor insira uma nota de rodapé, conforme o exemplo¹, a fim de explicar por quem e desde quando o termo foi usado. É importante, pois, que o crédito seja dado ao autor.

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    ¹ Entenda aqui como um exemplo real de nota de rodapé.
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    Deve-se usar esta citação quando o número de linhas copiadas para o texto ultrapasse a três.

    Sempre é importante usar as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas mudam seguidamente. Cada norma da ABNT chama-se NBR, o que quer dizer norma brasileira e tem um número que a segue, para indicar qual é o tipo de normatização, que pode ser textual, de gravuras, de música, de experimentos, enfim.

    Outro ponto importante é que algumas instituições de ensino, assim como as revistas científico-acadêmicas têm sua própria norma e, neste caso é imprescindível que tanto o aluno autor quanto seu orientador a conheçam para que a apresentação do trabalho não seja constrangedora para ambas as partes.

    Mais importantes do que as citações são as referencias que fazemos, pois tal ação inibe o plágio, contribui para o conhecimento científico, para o reconhecimento do autor e auxilia na construção do conhecimento de cada um dos pesquisadores.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Muitas são as normas que podem ser utilizadas, e a grande maioria é preconizada pelo sistema Harvard, que define o estilo rápido de identificar o autor e a data. Ex: (Lima 2008).

    É muito importante saber ou definir tudo sobre qual norma de escrita deve-se seguir, pois em alguns casos, há utilizações muito específicas, é o caso de algumas áreas que optam por usar:

    - VANCOUVER² ; para a área da saúde.
    - APA (American Psychological Association)³ ; para as ciências sociais em geral.
    - CHICAGO⁴ ; para as ciências, mas é mais usado internacionalmente.
    - MLA (Modern Language Association)⁵ ; usados para a área de linguagem.

    ______________________
    ² Site Oficial: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requierements.html
    ³ Site Oficial: http://apastyle.org
    ⁴ Site Oficial: http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html
    ⁵ Site Oficial: http://mla.org/style
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    Cada país tem sua norma; Da mesma forma que o Brasil usa a ABNT para normatizar quase todos os procedimentos industriais, técnicos e científicos, Portugal, por exemplo, utiliza a norma portuguesa, denominada NP 405, para a questão de produção escrita, e assim por diante.

    São muitas as variações, no entanto não há grandes problemas sobre tal questão, visto que o orientador dos trabalhos saberá indicar usar as normas escolhidas para cada área do conhecimento.

    Caso não exista um orientador e o texto seja uma produção independente, a internet disponibiliza um número muito grande de informação para pesquisa e aqui, neste texto, em nota de rodapé, seguem os sites oficiais de cada uma das normas referidas.

    De qualquer forma, é importante ficar registrado que todo o artigo científico ou quaisquer tipos de escrita desta natureza devem, independente de contemplar as normas internas, apresentar uma estrutura básica, coesa e coerente, a qual compreende os elementos elencados e identificados a seguir.

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    Trabalhamos nesta proposta, que todo o texto tem um objetivo e, de certa forma, uma estrutura diferenciada. Um resumo, por exemplo, tem o objetivo revelar, de forma concisa todos os pontos importantes de um texto, ou seja, apresenta uma visão geral do todo, para que o autor consiga definir se o texto resumido é importante ou não para a produção de seu texto.

    Uma resenha apresenta de certa forma, uma escolha do que foi mais importante no texto lido, ou seja, diferentes autores, dependendo do que pretendem escrever, podem, em um mesmo texto, elencar pontos diferentes de importância, portanto, ao realizar uma resenha, o futuro autor tem o objetivo de usar partes específicas do texto e, quem sabe, até mesmo, citar a fonte utilizada, pois este ato atribui credibilidade para quem escreve devido demonstrar que leu autores com conhecimento científico.

    A resenha crítica tem um objetivo a mais, pois apresenta momentos em que quem leu o texto e está escolhendo os pontos importantes, o faça mediante a argumentação, apresentando seus porquês, defendendo ou não o que o autor do texto de base apresenta.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Um artigo científico, por ser um texto mais longo, tem o objetivo de mostrar ao leitor o estudo específico de um tema de forma mais panorâmica, pois está implícito na escolha desta tipologia que o autor ainda está pesquisando sobre o tema, que suas conclusões são momentâneas, ou seja, ainda podem mudar, ou ainda podem apresentar um viés diferenciado. Este tipo de texto tem uma formatação que varia de uma área de conhecimento para outra e, ao ser publicado em revistas científicas, pode também sofrer variações.

    No entanto, ao produzir um artigo deste porte o leitor deve ter em mente que, independente das normas de cada revista, o que prevê a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é que a letra a ser utilizada seja a ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento especial.

    Que se use negrito para enfatizar algum termo, itálico para marcar termos em outros idioma e aspas para utilizar um termo que seja da autoria de outrem. Ao referir tais termos é viável que o escritor insira uma nota de rodapé, conforme o exemplo¹, a fim de explicar por quem e desde quando o termo foi usado. É importante, pois, que o crédito seja dado ao autor.

    ______________________
    ¹ Entenda aqui como um exemplo real de nota de rodapé.
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    Deve-se usar esta citação quando o número de linhas copiadas para o texto ultrapasse a três.

    Sempre é importante usar as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas mudam seguidamente. Cada norma da ABNT chama-se NBR, o que quer dizer norma brasileira e tem um número que a segue, para indicar qual é o tipo de normatização, que pode ser textual, de gravuras, de música, de experimentos, enfim.

    Outro ponto importante é que algumas instituições de ensino, assim como as revistas científico-acadêmicas têm sua própria norma e, neste caso é imprescindível que tanto o aluno autor quanto seu orientador a conheçam para que a apresentação do trabalho não seja constrangedora para ambas as partes.

    Mais importantes do que as citações são as referencias que fazemos, pois tal ação inibe o plágio, contribui para o conhecimento científico, para o reconhecimento do autor e auxilia na construção do conhecimento de cada um dos pesquisadores.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Muitas são as normas que podem ser utilizadas, e a grande maioria é preconizada pelo sistema Harvard, que define o estilo rápido de identificar o autor e a data. Ex: (Lima 2008).

    É muito importante saber ou definir tudo sobre qual norma de escrita deve-se seguir, pois em alguns casos, há utilizações muito específicas, é o caso de algumas áreas que optam por usar:

    - VANCOUVER² ; para a área da saúde.
    - APA (American Psychological Association)³ ; para as ciências sociais em geral.
    - CHICAGO⁴ ; para as ciências, mas é mais usado internacionalmente.
    - MLA (Modern Language Association)⁵ ; usados para a área de linguagem.

    ______________________
    ² Site Oficial: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requierements.html
    ³ Site Oficial: http://apastyle.org
    ⁴ Site Oficial: http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html
    ⁵ Site Oficial: http://mla.org/style
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    Cada país tem sua norma; Da mesma forma que o Brasil usa a ABNT para normatizar quase todos os procedimentos industriais, técnicos e científicos, Portugal, por exemplo, utiliza a norma portuguesa, denominada NP 405, para a questão de produção escrita, e assim por diante.

    São muitas as variações, no entanto não há grandes problemas sobre tal questão, visto que o orientador dos trabalhos saberá indicar usar as normas escolhidas para cada área do conhecimento.

    Caso não exista um orientador e o texto seja uma produção independente, a internet disponibiliza um número muito grande de informação para pesquisa e aqui, neste texto, em nota de rodapé, seguem os sites oficiais de cada uma das normas referidas.

    De qualquer forma, é importante ficar registrado que todo o artigo científico ou quaisquer tipos de escrita desta natureza devem, independente de contemplar as normas internas, apresentar uma estrutura básica, coesa e coerente, a qual compreende os elementos elencados e identificados a seguir.

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    O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Trabalhamos nesta proposta, que todo o texto tem um objetivo e, de certa forma, uma estrutura diferenciada. Um resumo, por exemplo, tem o objetivo revelar, de forma concisa todos os pontos importantes de um texto, ou seja, apresenta uma visão geral do todo, para que o autor consiga definir se o texto resumido é importante ou não para a produção de seu texto.

    Uma resenha apresenta de certa forma, uma escolha do que foi mais importante no texto lido, ou seja, diferentes autores, dependendo do que pretendem escrever, podem, em um mesmo texto, elencar pontos diferentes de importância, portanto, ao realizar uma resenha, o futuro autor tem o objetivo de usar partes específicas do texto e, quem sabe, até mesmo, citar a fonte utilizada, pois este ato atribui credibilidade para quem escreve devido demonstrar que leu autores com conhecimento científico.

    A resenha crítica tem um objetivo a mais, pois apresenta momentos em que quem leu o texto e está escolhendo os pontos importantes, o faça mediante a argumentação, apresentando seus porquês, defendendo ou não o que o autor do texto de base apresenta.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Um artigo científico, por ser um texto mais longo, tem o objetivo de mostrar ao leitor o estudo específico de um tema de forma mais panorâmica, pois está implícito na escolha desta tipologia que o autor ainda está pesquisando sobre o tema, que suas conclusões são momentâneas, ou seja, ainda podem mudar, ou ainda podem apresentar um viés diferenciado. Este tipo de texto tem uma formatação que varia de uma área de conhecimento para outra e, ao ser publicado em revistas científicas, pode também sofrer variações.

    No entanto, ao produzir um artigo deste porte o leitor deve ter em mente que, independente das normas de cada revista, o que prevê a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é que a letra a ser utilizada seja a ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento especial.

    Que se use negrito para enfatizar algum termo, itálico para marcar termos em outros idioma e aspas para utilizar um termo que seja da autoria de outrem. Ao referir tais termos é viável que o escritor insira uma nota de rodapé, conforme o exemplo¹, a fim de explicar por quem e desde quando o termo foi usado. É importante, pois, que o crédito seja dado ao autor.

    ______________________
    ¹ Entenda aqui como um exemplo real de nota de rodapé.
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    Deve-se usar esta citação quando o número de linhas copiadas para o texto ultrapasse a três.

    Sempre é importante usar as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas mudam seguidamente. Cada norma da ABNT chama-se NBR, o que quer dizer norma brasileira e tem um número que a segue, para indicar qual é o tipo de normatização, que pode ser textual, de gravuras, de música, de experimentos, enfim.

    Outro ponto importante é que algumas instituições de ensino, assim como as revistas científico-acadêmicas têm sua própria norma e, neste caso é imprescindível que tanto o aluno autor quanto seu orientador a conheçam para que a apresentação do trabalho não seja constrangedora para ambas as partes.

    Mais importantes do que as citações são as referencias que fazemos, pois tal ação inibe o plágio, contribui para o conhecimento científico, para o reconhecimento do autor e auxilia na construção do conhecimento de cada um dos pesquisadores.

  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Muitas são as normas que podem ser utilizadas, e a grande maioria é preconizada pelo sistema Harvard, que define o estilo rápido de identificar o autor e a data. Ex: (Lima 2008).

    É muito importante saber ou definir tudo sobre qual norma de escrita deve-se seguir, pois em alguns casos, há utilizações muito específicas, é o caso de algumas áreas que optam por usar:

    - VANCOUVER² ; para a área da saúde.
    - APA (American Psychological Association)³ ; para as ciências sociais em geral.
    - CHICAGO⁴ ; para as ciências, mas é mais usado internacionalmente.
    - MLA (Modern Language Association)⁵ ; usados para a área de linguagem.

    ______________________
    ² Site Oficial: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requierements.html
    ³ Site Oficial: http://apastyle.org
    ⁴ Site Oficial: http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html
    ⁵ Site Oficial: http://mla.org/style
  • Módulo 4 - O objetivo do texto e as respectivas tipologias

    Cada país tem sua norma; Da mesma forma que o Brasil usa a ABNT para normatizar quase todos os procedimentos industriais, técnicos e científicos, Portugal, por exemplo, utiliza a norma portuguesa, denominada NP 405, para a questão de produção escrita, e assim por diante.

    São muitas as variações, no entanto não há grandes problemas sobre tal questão, visto que o orientador dos trabalhos saberá indicar usar as normas escolhidas para cada área do conhecimento.

    Caso não exista um orientador e o texto seja uma produção independente, a internet disponibiliza um número muito grande de informação para pesquisa e aqui, neste texto, em nota de rodapé, seguem os sites oficiais de cada uma das normas referidas.

    De qualquer forma, é importante ficar registrado que todo o artigo científico ou quaisquer tipos de escrita desta natureza devem, independente de contemplar as normas internas, apresentar uma estrutura básica, coesa e coerente, a qual compreende os elementos elencados e identificados a seguir.


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