Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
Textos Científicos
Área de inscrição
Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Temos falado até então da estrutura do texto como um todo, e ficou explícito que ao citar uma obra ou um autor atribui-se credibilidade ao texto que se escreve, visto que são trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as ideias do pesquisador.

    Desta forma, seria incoerente se não fossem abordadas aqui as diferentes formas de citação utilizadas pela ABNT, embora, como o leitor já sabe, existam outras formas de fazer, de acordo com cada área do conhecimento.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Quanto aos autores podemos citar:

    - Um autor – citar o sobrenome e o ano.
    EX: COSTA VAL, (1999, p. 22)

    - Dois a três autores – citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula, e data da obra.
    EX: FÁVERO; KOCH (2002, p. 10)

    - Mais de três autores – citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão et al, que significa que outros autores também escreveram o texto, junto ao título e o ano.
    Ex: VIGNER; GALVES; CHARLOTTE et al (1988, p. 57).

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    - Entidade coletiva – citar o nome da instituição e ano e nas citações subsequentes, usar apenas sigla.

    Ex: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
      MEC

    - Um autor e mais de uma obra – citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica. Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
    EX: Fávero, (1999, p.12, 2000a; p.17 e 2000b; p.24)

    Segundo a ABNT as citações são porções de textos de outrem que podem ser realizadas de três formas distintas: direta, indireta e citação da citação. Cada uma delas será explicada a seguir.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Direta:

    É a transcrição ou a cópia, no corpo do trabalho que está sendo escrito, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras, entre aspas, usadas pelo autor da obra pesquisada, neste caso, Varó.

    Para Varó (1990, p.143) a definição de texto não está só na idéia de que o texto é uma vertente cheia de sentidos, mas que quando nele introduz-se o componente pragmático, este o torna “un fenómeno dinámico y compleji a la vez condicionado por la actuación circunstancial de lugar y tiempo del enunciado y, por tanto, sometido a una interpretación dinámica”
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Indireta:

    É a transcrição livre do texto, isto é, o autor usa suas próprias palavras para expor a ideia do teórico ou pesquisador. Pode-se, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e realizar uma síntese.

    Neste tipo de citação, não há a necessidade de utilizar aspas; mas o sobrenome do autor e a data de publicação devem ser citados.

    Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações subsequentes da mesma natureza.

    No entanto, achamos relevante e bastante abrangente e muito clara a visão de Fávero, 2002, de que o texto não é apenas a soma de enunciados que o compõem, sua produção e compreensão, deriva de uma competência específica do falante: a competência textual.

    Ou ainda, tal citação pode ser feita mediante ao uso do ano da obra entre parênteses:

    As teorias do texto representam o terceiro momento postulado por Comte (1977) da passagem da teoria da frase à teoria do texto, os outros dois momentos são as análises transfrásticas e as gramáticas do texto, enfatizando que a distinção dos momentos obedece a uma ordem tipológica e não cronológica por instituírem cada uma delas diferentes teorias.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação da Citação:

    Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

    Neste caso deve-se indicar o autor da citação, seguindo da data da obra original e a expressão latina apud, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

    Durante muito tempo, a oralidade se sobrepôs à escrita, o que fica claro quando nos lembramos de Platão, Sócrates, Rousseau e Lévi-Strauss. (apud Ferreira: 2004: 58-75, 79-97, 101-114 respectivamente).
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Você pode perceber que todas as citações anteriores se referem a, no máximo 3 linhas, desta forma as chamamos de citações no corpo do texto. No entanto, quando o número de linhas ultrapassa este, faz-se uma citação fora do corpo do texto, quando a porção de texto a ser copiada apresenta uma diminuição da letra, espaçamento simples e é seguida pela citação do autor ou autores, conforme explicado anteriormente.

    Após esse momento, com a instauração da escrita, vista pelos teóricos citados como uma forma de poder social; estivemos ocupados somente em transcrever os signos linguísticos e, conforme Sautchuck (2003, p.12), nos dias de hoje o quadro é o seguinte:

    a comunicação escrita vem sendo caracterizada por um funcionamento in abstentia, isto é, como uma modalidade de uso da língua que se realiza numa disjunção temporal e espacial, em que o emissor dirige-se a um receptor ausente e um receptor ausente recebe uma mensagem de um emissor também ausente.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Com o advento da tecnologia sabe-se que muito é tirado da internet, e este conteúdo também deve ser citado adequadamente.

    Deve-se citar da mesma forma: interna ou externamente, mas ao colocar a fonte nomeamos o site, no corpo do texto e fazemos sua referência completa nas referências bibliográficas.

    Quando a citação for interna no texto:

    Segundo o site da YAHOO “essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa”. Devido a isso, a sociedade e os consumidores têm o direito às informações sobre as ações da empresa.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Ou, no caso de citação externa:

    O atendente deve seguir algumas regras básicas, e de bom senso, que de acordo com Vagner Molina, responsável pela Divisão de Estratégias e Negócios da Network Express, no site da UOL, são vistas como negativos os atos de:

    Bocejar - Se o serviço ou produto tiver alguma falha, ele terá motivos de sobra para justificar sua insatisfação. Escute-o.
    Mascar chiclete - Nada mais monótono do que o movimento contínuo do maxilar; (...) Evite ainda 'beliscar' qualquer tipo de comida.
    Debruçar-se sobre a mesa ou balcão ou, o que ainda seria pior: encostar-se numa parede como se fosse um quadro decorativo.
    Ler revistas ou jornais - Para o cliente é coisa de funcionário que não tem o que fazer.
    Lixar as unhas - Principalmente em recepções; se precisar faça em lugar fechado, longe dos olhares do público.
    Chegar atrasado (a) - Uma pessoa que aguarda ser atendida tem cada minuto de sua vida desperdiçado pela ineficiência ou falta de respeito do funcionário que chega atrasado (...)
    Mau humor – Indiscutivelmente o pior defeito do ser humano e um erro gravíssimo na vida do profissional. O mau humor é notado e percebido não só na cara do (a) contaminado (a), mas pela atitude negativa e pela indisposição na postura, gestos e atitudes.
    Poluição verbal - Ocorre quando tratamos os colegas de trabalho por apelidos irônicos ou pejorativos (...)
    Poluição Visual - Evite aqueles 'modelitos' que comprometem a sua imagem profissional e a da própria empresa. Estão absolutamente proibidas jóias e bijuterias grandes ou barulhentas, cores berrantes, decotes extravagantes ou acessórios que desviam a atenção do cliente.
    Nunca fale mal da empresa em que trabalha - do chefe, dos colegas de trabalho ou de outros clientes - Agindo dessa forma, o cliente poderá pensar que você também poderá criticá-lo assim que virar as costas.
    Reclamar de salário, da vida, da família e do mundo – (...) ou comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa.
    Excesso de intimidade - deve ser abolido. Nada de chamar o cliente de 'fofo', 'meu amor', 'paixão', 'querida', 'lindinha', 'meu bem', 'gato', 'moreno'.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outros elementos, visuais, estatísticos ou gráficos, não menos importantes do que porções de textos também devem ser citados, pois constituem uma ajuda ao leitor ao facilitar o entendimento ou argumentos de autoridade, quando forem retirados de textos de outrem e necessitam ser citados ou referidos. Quadros, tabelas, gráficos e figuras também dispõem de uma norma para serem citados.

    Um quadro, como diz o nome é fechado, ou seja, as informações estão dentro de um quadrado, que é citado, quando for copiado, deve ter o título em negrito, antecedido da palavra quadro, junto a uma numeração e constar a fonte completa, em letra de tamanho dez, na esquerda da página, conforme a seguir.

    Quadro 1: Perigos do Sol

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.

    Uma tabela é um quadro sem laterais.

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Gráficos podem ser citados de outrem ou produzidos pelo autor, nos dois casos, aparecem no texto de maneira semelhante, pois o que muda é a fonte de pesquisa utilizada.

    Quando o gráfico ou a figura for de autoria do mesmo escritor do texto, não há especificada a fonte, apenas é colocado o número e o título, no caso de cópia, a autoria, como já foi explicado, deve aparecer.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    E, no caso de ser propriedade do autor do texto científico em questão:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outras citações visuais se fazem da mesma forma: pintura, fotografia, xilogravura, dentre outras. O importante é seguir o padrão e manter todas as citações com os títulos, seja o atribuído pelo teórico, seja o atribuído pelo autor do texto e numeração ordenada, pois em alguns trabalhos acadêmicos, de maior exigência, se faz necessário como um elemento pré-textual, apresentar o índice de quadros, tabelas, gravuras, entre outros, pois facilita a leitura. Faça apenas a listagem dos itens utilizados em seu trabalho, conforme os exemplos:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Temos falado até então da estrutura do texto como um todo, e ficou explícito que ao citar uma obra ou um autor atribui-se credibilidade ao texto que se escreve, visto que são trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as ideias do pesquisador.

    Desta forma, seria incoerente se não fossem abordadas aqui as diferentes formas de citação utilizadas pela ABNT, embora, como o leitor já sabe, existam outras formas de fazer, de acordo com cada área do conhecimento.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Quanto aos autores podemos citar:

    - Um autor – citar o sobrenome e o ano.
    EX: COSTA VAL, (1999, p. 22)

    - Dois a três autores – citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula, e data da obra.
    EX: FÁVERO; KOCH (2002, p. 10)

    - Mais de três autores – citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão et al, que significa que outros autores também escreveram o texto, junto ao título e o ano.
    Ex: VIGNER; GALVES; CHARLOTTE et al (1988, p. 57).

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    - Entidade coletiva – citar o nome da instituição e ano e nas citações subsequentes, usar apenas sigla.

    Ex: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
      MEC

    - Um autor e mais de uma obra – citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica. Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
    EX: Fávero, (1999, p.12, 2000a; p.17 e 2000b; p.24)

    Segundo a ABNT as citações são porções de textos de outrem que podem ser realizadas de três formas distintas: direta, indireta e citação da citação. Cada uma delas será explicada a seguir.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Direta:

    É a transcrição ou a cópia, no corpo do trabalho que está sendo escrito, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras, entre aspas, usadas pelo autor da obra pesquisada, neste caso, Varó.

    Para Varó (1990, p.143) a definição de texto não está só na idéia de que o texto é uma vertente cheia de sentidos, mas que quando nele introduz-se o componente pragmático, este o torna “un fenómeno dinámico y compleji a la vez condicionado por la actuación circunstancial de lugar y tiempo del enunciado y, por tanto, sometido a una interpretación dinámica”
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Indireta:

    É a transcrição livre do texto, isto é, o autor usa suas próprias palavras para expor a ideia do teórico ou pesquisador. Pode-se, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e realizar uma síntese.

    Neste tipo de citação, não há a necessidade de utilizar aspas; mas o sobrenome do autor e a data de publicação devem ser citados.

    Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações subsequentes da mesma natureza.

    No entanto, achamos relevante e bastante abrangente e muito clara a visão de Fávero, 2002, de que o texto não é apenas a soma de enunciados que o compõem, sua produção e compreensão, deriva de uma competência específica do falante: a competência textual.

    Ou ainda, tal citação pode ser feita mediante ao uso do ano da obra entre parênteses:

    As teorias do texto representam o terceiro momento postulado por Comte (1977) da passagem da teoria da frase à teoria do texto, os outros dois momentos são as análises transfrásticas e as gramáticas do texto, enfatizando que a distinção dos momentos obedece a uma ordem tipológica e não cronológica por instituírem cada uma delas diferentes teorias.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação da Citação:

    Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

    Neste caso deve-se indicar o autor da citação, seguindo da data da obra original e a expressão latina apud, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

    Durante muito tempo, a oralidade se sobrepôs à escrita, o que fica claro quando nos lembramos de Platão, Sócrates, Rousseau e Lévi-Strauss. (apud Ferreira: 2004: 58-75, 79-97, 101-114 respectivamente).
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Você pode perceber que todas as citações anteriores se referem a, no máximo 3 linhas, desta forma as chamamos de citações no corpo do texto. No entanto, quando o número de linhas ultrapassa este, faz-se uma citação fora do corpo do texto, quando a porção de texto a ser copiada apresenta uma diminuição da letra, espaçamento simples e é seguida pela citação do autor ou autores, conforme explicado anteriormente.

    Após esse momento, com a instauração da escrita, vista pelos teóricos citados como uma forma de poder social; estivemos ocupados somente em transcrever os signos linguísticos e, conforme Sautchuck (2003, p.12), nos dias de hoje o quadro é o seguinte:

    a comunicação escrita vem sendo caracterizada por um funcionamento in abstentia, isto é, como uma modalidade de uso da língua que se realiza numa disjunção temporal e espacial, em que o emissor dirige-se a um receptor ausente e um receptor ausente recebe uma mensagem de um emissor também ausente.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Com o advento da tecnologia sabe-se que muito é tirado da internet, e este conteúdo também deve ser citado adequadamente.

    Deve-se citar da mesma forma: interna ou externamente, mas ao colocar a fonte nomeamos o site, no corpo do texto e fazemos sua referência completa nas referências bibliográficas.

    Quando a citação for interna no texto:

    Segundo o site da YAHOO “essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa”. Devido a isso, a sociedade e os consumidores têm o direito às informações sobre as ações da empresa.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Ou, no caso de citação externa:

    O atendente deve seguir algumas regras básicas, e de bom senso, que de acordo com Vagner Molina, responsável pela Divisão de Estratégias e Negócios da Network Express, no site da UOL, são vistas como negativos os atos de:

    Bocejar - Se o serviço ou produto tiver alguma falha, ele terá motivos de sobra para justificar sua insatisfação. Escute-o.
    Mascar chiclete - Nada mais monótono do que o movimento contínuo do maxilar; (...) Evite ainda 'beliscar' qualquer tipo de comida.
    Debruçar-se sobre a mesa ou balcão ou, o que ainda seria pior: encostar-se numa parede como se fosse um quadro decorativo.
    Ler revistas ou jornais - Para o cliente é coisa de funcionário que não tem o que fazer.
    Lixar as unhas - Principalmente em recepções; se precisar faça em lugar fechado, longe dos olhares do público.
    Chegar atrasado (a) - Uma pessoa que aguarda ser atendida tem cada minuto de sua vida desperdiçado pela ineficiência ou falta de respeito do funcionário que chega atrasado (...)
    Mau humor – Indiscutivelmente o pior defeito do ser humano e um erro gravíssimo na vida do profissional. O mau humor é notado e percebido não só na cara do (a) contaminado (a), mas pela atitude negativa e pela indisposição na postura, gestos e atitudes.
    Poluição verbal - Ocorre quando tratamos os colegas de trabalho por apelidos irônicos ou pejorativos (...)
    Poluição Visual - Evite aqueles 'modelitos' que comprometem a sua imagem profissional e a da própria empresa. Estão absolutamente proibidas jóias e bijuterias grandes ou barulhentas, cores berrantes, decotes extravagantes ou acessórios que desviam a atenção do cliente.
    Nunca fale mal da empresa em que trabalha - do chefe, dos colegas de trabalho ou de outros clientes - Agindo dessa forma, o cliente poderá pensar que você também poderá criticá-lo assim que virar as costas.
    Reclamar de salário, da vida, da família e do mundo – (...) ou comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa.
    Excesso de intimidade - deve ser abolido. Nada de chamar o cliente de 'fofo', 'meu amor', 'paixão', 'querida', 'lindinha', 'meu bem', 'gato', 'moreno'.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outros elementos, visuais, estatísticos ou gráficos, não menos importantes do que porções de textos também devem ser citados, pois constituem uma ajuda ao leitor ao facilitar o entendimento ou argumentos de autoridade, quando forem retirados de textos de outrem e necessitam ser citados ou referidos. Quadros, tabelas, gráficos e figuras também dispõem de uma norma para serem citados.

    Um quadro, como diz o nome é fechado, ou seja, as informações estão dentro de um quadrado, que é citado, quando for copiado, deve ter o título em negrito, antecedido da palavra quadro, junto a uma numeração e constar a fonte completa, em letra de tamanho dez, na esquerda da página, conforme a seguir.

    Quadro 1: Perigos do Sol

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.

    Uma tabela é um quadro sem laterais.

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Gráficos podem ser citados de outrem ou produzidos pelo autor, nos dois casos, aparecem no texto de maneira semelhante, pois o que muda é a fonte de pesquisa utilizada.

    Quando o gráfico ou a figura for de autoria do mesmo escritor do texto, não há especificada a fonte, apenas é colocado o número e o título, no caso de cópia, a autoria, como já foi explicado, deve aparecer.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    E, no caso de ser propriedade do autor do texto científico em questão:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outras citações visuais se fazem da mesma forma: pintura, fotografia, xilogravura, dentre outras. O importante é seguir o padrão e manter todas as citações com os títulos, seja o atribuído pelo teórico, seja o atribuído pelo autor do texto e numeração ordenada, pois em alguns trabalhos acadêmicos, de maior exigência, se faz necessário como um elemento pré-textual, apresentar o índice de quadros, tabelas, gravuras, entre outros, pois facilita a leitura. Faça apenas a listagem dos itens utilizados em seu trabalho, conforme os exemplos:

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
Textos Científicos
Área de Inscrição - Preencha os campos abaixo:
Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Temos falado até então da estrutura do texto como um todo, e ficou explícito que ao citar uma obra ou um autor atribui-se credibilidade ao texto que se escreve, visto que são trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as ideias do pesquisador.

    Desta forma, seria incoerente se não fossem abordadas aqui as diferentes formas de citação utilizadas pela ABNT, embora, como o leitor já sabe, existam outras formas de fazer, de acordo com cada área do conhecimento.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Quanto aos autores podemos citar:

    - Um autor – citar o sobrenome e o ano.
    EX: COSTA VAL, (1999, p. 22)

    - Dois a três autores – citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula, e data da obra.
    EX: FÁVERO; KOCH (2002, p. 10)

    - Mais de três autores – citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão et al, que significa que outros autores também escreveram o texto, junto ao título e o ano.
    Ex: VIGNER; GALVES; CHARLOTTE et al (1988, p. 57).

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    - Entidade coletiva – citar o nome da instituição e ano e nas citações subsequentes, usar apenas sigla.

    Ex: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
      MEC

    - Um autor e mais de uma obra – citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica. Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
    EX: Fávero, (1999, p.12, 2000a; p.17 e 2000b; p.24)

    Segundo a ABNT as citações são porções de textos de outrem que podem ser realizadas de três formas distintas: direta, indireta e citação da citação. Cada uma delas será explicada a seguir.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Direta:

    É a transcrição ou a cópia, no corpo do trabalho que está sendo escrito, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras, entre aspas, usadas pelo autor da obra pesquisada, neste caso, Varó.

    Para Varó (1990, p.143) a definição de texto não está só na idéia de que o texto é uma vertente cheia de sentidos, mas que quando nele introduz-se o componente pragmático, este o torna “un fenómeno dinámico y compleji a la vez condicionado por la actuación circunstancial de lugar y tiempo del enunciado y, por tanto, sometido a una interpretación dinámica”
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Indireta:

    É a transcrição livre do texto, isto é, o autor usa suas próprias palavras para expor a ideia do teórico ou pesquisador. Pode-se, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e realizar uma síntese.

    Neste tipo de citação, não há a necessidade de utilizar aspas; mas o sobrenome do autor e a data de publicação devem ser citados.

    Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações subsequentes da mesma natureza.

    No entanto, achamos relevante e bastante abrangente e muito clara a visão de Fávero, 2002, de que o texto não é apenas a soma de enunciados que o compõem, sua produção e compreensão, deriva de uma competência específica do falante: a competência textual.

    Ou ainda, tal citação pode ser feita mediante ao uso do ano da obra entre parênteses:

    As teorias do texto representam o terceiro momento postulado por Comte (1977) da passagem da teoria da frase à teoria do texto, os outros dois momentos são as análises transfrásticas e as gramáticas do texto, enfatizando que a distinção dos momentos obedece a uma ordem tipológica e não cronológica por instituírem cada uma delas diferentes teorias.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação da Citação:

    Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

    Neste caso deve-se indicar o autor da citação, seguindo da data da obra original e a expressão latina apud, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

    Durante muito tempo, a oralidade se sobrepôs à escrita, o que fica claro quando nos lembramos de Platão, Sócrates, Rousseau e Lévi-Strauss. (apud Ferreira: 2004: 58-75, 79-97, 101-114 respectivamente).
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Você pode perceber que todas as citações anteriores se referem a, no máximo 3 linhas, desta forma as chamamos de citações no corpo do texto. No entanto, quando o número de linhas ultrapassa este, faz-se uma citação fora do corpo do texto, quando a porção de texto a ser copiada apresenta uma diminuição da letra, espaçamento simples e é seguida pela citação do autor ou autores, conforme explicado anteriormente.

    Após esse momento, com a instauração da escrita, vista pelos teóricos citados como uma forma de poder social; estivemos ocupados somente em transcrever os signos linguísticos e, conforme Sautchuck (2003, p.12), nos dias de hoje o quadro é o seguinte:

    a comunicação escrita vem sendo caracterizada por um funcionamento in abstentia, isto é, como uma modalidade de uso da língua que se realiza numa disjunção temporal e espacial, em que o emissor dirige-se a um receptor ausente e um receptor ausente recebe uma mensagem de um emissor também ausente.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Com o advento da tecnologia sabe-se que muito é tirado da internet, e este conteúdo também deve ser citado adequadamente.

    Deve-se citar da mesma forma: interna ou externamente, mas ao colocar a fonte nomeamos o site, no corpo do texto e fazemos sua referência completa nas referências bibliográficas.

    Quando a citação for interna no texto:

    Segundo o site da YAHOO “essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa”. Devido a isso, a sociedade e os consumidores têm o direito às informações sobre as ações da empresa.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Ou, no caso de citação externa:

    O atendente deve seguir algumas regras básicas, e de bom senso, que de acordo com Vagner Molina, responsável pela Divisão de Estratégias e Negócios da Network Express, no site da UOL, são vistas como negativos os atos de:

    Bocejar - Se o serviço ou produto tiver alguma falha, ele terá motivos de sobra para justificar sua insatisfação. Escute-o.
    Mascar chiclete - Nada mais monótono do que o movimento contínuo do maxilar; (...) Evite ainda 'beliscar' qualquer tipo de comida.
    Debruçar-se sobre a mesa ou balcão ou, o que ainda seria pior: encostar-se numa parede como se fosse um quadro decorativo.
    Ler revistas ou jornais - Para o cliente é coisa de funcionário que não tem o que fazer.
    Lixar as unhas - Principalmente em recepções; se precisar faça em lugar fechado, longe dos olhares do público.
    Chegar atrasado (a) - Uma pessoa que aguarda ser atendida tem cada minuto de sua vida desperdiçado pela ineficiência ou falta de respeito do funcionário que chega atrasado (...)
    Mau humor – Indiscutivelmente o pior defeito do ser humano e um erro gravíssimo na vida do profissional. O mau humor é notado e percebido não só na cara do (a) contaminado (a), mas pela atitude negativa e pela indisposição na postura, gestos e atitudes.
    Poluição verbal - Ocorre quando tratamos os colegas de trabalho por apelidos irônicos ou pejorativos (...)
    Poluição Visual - Evite aqueles 'modelitos' que comprometem a sua imagem profissional e a da própria empresa. Estão absolutamente proibidas jóias e bijuterias grandes ou barulhentas, cores berrantes, decotes extravagantes ou acessórios que desviam a atenção do cliente.
    Nunca fale mal da empresa em que trabalha - do chefe, dos colegas de trabalho ou de outros clientes - Agindo dessa forma, o cliente poderá pensar que você também poderá criticá-lo assim que virar as costas.
    Reclamar de salário, da vida, da família e do mundo – (...) ou comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa.
    Excesso de intimidade - deve ser abolido. Nada de chamar o cliente de 'fofo', 'meu amor', 'paixão', 'querida', 'lindinha', 'meu bem', 'gato', 'moreno'.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outros elementos, visuais, estatísticos ou gráficos, não menos importantes do que porções de textos também devem ser citados, pois constituem uma ajuda ao leitor ao facilitar o entendimento ou argumentos de autoridade, quando forem retirados de textos de outrem e necessitam ser citados ou referidos. Quadros, tabelas, gráficos e figuras também dispõem de uma norma para serem citados.

    Um quadro, como diz o nome é fechado, ou seja, as informações estão dentro de um quadrado, que é citado, quando for copiado, deve ter o título em negrito, antecedido da palavra quadro, junto a uma numeração e constar a fonte completa, em letra de tamanho dez, na esquerda da página, conforme a seguir.

    Quadro 1: Perigos do Sol

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.

    Uma tabela é um quadro sem laterais.

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Gráficos podem ser citados de outrem ou produzidos pelo autor, nos dois casos, aparecem no texto de maneira semelhante, pois o que muda é a fonte de pesquisa utilizada.

    Quando o gráfico ou a figura for de autoria do mesmo escritor do texto, não há especificada a fonte, apenas é colocado o número e o título, no caso de cópia, a autoria, como já foi explicado, deve aparecer.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    E, no caso de ser propriedade do autor do texto científico em questão:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outras citações visuais se fazem da mesma forma: pintura, fotografia, xilogravura, dentre outras. O importante é seguir o padrão e manter todas as citações com os títulos, seja o atribuído pelo teórico, seja o atribuído pelo autor do texto e numeração ordenada, pois em alguns trabalhos acadêmicos, de maior exigência, se faz necessário como um elemento pré-textual, apresentar o índice de quadros, tabelas, gravuras, entre outros, pois facilita a leitura. Faça apenas a listagem dos itens utilizados em seu trabalho, conforme os exemplos:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Temos falado até então da estrutura do texto como um todo, e ficou explícito que ao citar uma obra ou um autor atribui-se credibilidade ao texto que se escreve, visto que são trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as ideias do pesquisador.

    Desta forma, seria incoerente se não fossem abordadas aqui as diferentes formas de citação utilizadas pela ABNT, embora, como o leitor já sabe, existam outras formas de fazer, de acordo com cada área do conhecimento.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Quanto aos autores podemos citar:

    - Um autor – citar o sobrenome e o ano.
    EX: COSTA VAL, (1999, p. 22)

    - Dois a três autores – citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula, e data da obra.
    EX: FÁVERO; KOCH (2002, p. 10)

    - Mais de três autores – citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão et al, que significa que outros autores também escreveram o texto, junto ao título e o ano.
    Ex: VIGNER; GALVES; CHARLOTTE et al (1988, p. 57).

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    - Entidade coletiva – citar o nome da instituição e ano e nas citações subsequentes, usar apenas sigla.

    Ex: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
      MEC

    - Um autor e mais de uma obra – citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica. Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
    EX: Fávero, (1999, p.12, 2000a; p.17 e 2000b; p.24)

    Segundo a ABNT as citações são porções de textos de outrem que podem ser realizadas de três formas distintas: direta, indireta e citação da citação. Cada uma delas será explicada a seguir.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Direta:

    É a transcrição ou a cópia, no corpo do trabalho que está sendo escrito, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras, entre aspas, usadas pelo autor da obra pesquisada, neste caso, Varó.

    Para Varó (1990, p.143) a definição de texto não está só na idéia de que o texto é uma vertente cheia de sentidos, mas que quando nele introduz-se o componente pragmático, este o torna “un fenómeno dinámico y compleji a la vez condicionado por la actuación circunstancial de lugar y tiempo del enunciado y, por tanto, sometido a una interpretación dinámica”
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação Indireta:

    É a transcrição livre do texto, isto é, o autor usa suas próprias palavras para expor a ideia do teórico ou pesquisador. Pode-se, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e realizar uma síntese.

    Neste tipo de citação, não há a necessidade de utilizar aspas; mas o sobrenome do autor e a data de publicação devem ser citados.

    Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações subsequentes da mesma natureza.

    No entanto, achamos relevante e bastante abrangente e muito clara a visão de Fávero, 2002, de que o texto não é apenas a soma de enunciados que o compõem, sua produção e compreensão, deriva de uma competência específica do falante: a competência textual.

    Ou ainda, tal citação pode ser feita mediante ao uso do ano da obra entre parênteses:

    As teorias do texto representam o terceiro momento postulado por Comte (1977) da passagem da teoria da frase à teoria do texto, os outros dois momentos são as análises transfrásticas e as gramáticas do texto, enfatizando que a distinção dos momentos obedece a uma ordem tipológica e não cronológica por instituírem cada uma delas diferentes teorias.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Citação da Citação:

    Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

    Neste caso deve-se indicar o autor da citação, seguindo da data da obra original e a expressão latina apud, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

    Durante muito tempo, a oralidade se sobrepôs à escrita, o que fica claro quando nos lembramos de Platão, Sócrates, Rousseau e Lévi-Strauss. (apud Ferreira: 2004: 58-75, 79-97, 101-114 respectivamente).
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Você pode perceber que todas as citações anteriores se referem a, no máximo 3 linhas, desta forma as chamamos de citações no corpo do texto. No entanto, quando o número de linhas ultrapassa este, faz-se uma citação fora do corpo do texto, quando a porção de texto a ser copiada apresenta uma diminuição da letra, espaçamento simples e é seguida pela citação do autor ou autores, conforme explicado anteriormente.

    Após esse momento, com a instauração da escrita, vista pelos teóricos citados como uma forma de poder social; estivemos ocupados somente em transcrever os signos linguísticos e, conforme Sautchuck (2003, p.12), nos dias de hoje o quadro é o seguinte:

    a comunicação escrita vem sendo caracterizada por um funcionamento in abstentia, isto é, como uma modalidade de uso da língua que se realiza numa disjunção temporal e espacial, em que o emissor dirige-se a um receptor ausente e um receptor ausente recebe uma mensagem de um emissor também ausente.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Com o advento da tecnologia sabe-se que muito é tirado da internet, e este conteúdo também deve ser citado adequadamente.

    Deve-se citar da mesma forma: interna ou externamente, mas ao colocar a fonte nomeamos o site, no corpo do texto e fazemos sua referência completa nas referências bibliográficas.

    Quando a citação for interna no texto:

    Segundo o site da YAHOO “essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa”. Devido a isso, a sociedade e os consumidores têm o direito às informações sobre as ações da empresa.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Ou, no caso de citação externa:

    O atendente deve seguir algumas regras básicas, e de bom senso, que de acordo com Vagner Molina, responsável pela Divisão de Estratégias e Negócios da Network Express, no site da UOL, são vistas como negativos os atos de:

    Bocejar - Se o serviço ou produto tiver alguma falha, ele terá motivos de sobra para justificar sua insatisfação. Escute-o.
    Mascar chiclete - Nada mais monótono do que o movimento contínuo do maxilar; (...) Evite ainda 'beliscar' qualquer tipo de comida.
    Debruçar-se sobre a mesa ou balcão ou, o que ainda seria pior: encostar-se numa parede como se fosse um quadro decorativo.
    Ler revistas ou jornais - Para o cliente é coisa de funcionário que não tem o que fazer.
    Lixar as unhas - Principalmente em recepções; se precisar faça em lugar fechado, longe dos olhares do público.
    Chegar atrasado (a) - Uma pessoa que aguarda ser atendida tem cada minuto de sua vida desperdiçado pela ineficiência ou falta de respeito do funcionário que chega atrasado (...)
    Mau humor – Indiscutivelmente o pior defeito do ser humano e um erro gravíssimo na vida do profissional. O mau humor é notado e percebido não só na cara do (a) contaminado (a), mas pela atitude negativa e pela indisposição na postura, gestos e atitudes.
    Poluição verbal - Ocorre quando tratamos os colegas de trabalho por apelidos irônicos ou pejorativos (...)
    Poluição Visual - Evite aqueles 'modelitos' que comprometem a sua imagem profissional e a da própria empresa. Estão absolutamente proibidas jóias e bijuterias grandes ou barulhentas, cores berrantes, decotes extravagantes ou acessórios que desviam a atenção do cliente.
    Nunca fale mal da empresa em que trabalha - do chefe, dos colegas de trabalho ou de outros clientes - Agindo dessa forma, o cliente poderá pensar que você também poderá criticá-lo assim que virar as costas.
    Reclamar de salário, da vida, da família e do mundo – (...) ou comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa.
    Excesso de intimidade - deve ser abolido. Nada de chamar o cliente de 'fofo', 'meu amor', 'paixão', 'querida', 'lindinha', 'meu bem', 'gato', 'moreno'.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outros elementos, visuais, estatísticos ou gráficos, não menos importantes do que porções de textos também devem ser citados, pois constituem uma ajuda ao leitor ao facilitar o entendimento ou argumentos de autoridade, quando forem retirados de textos de outrem e necessitam ser citados ou referidos. Quadros, tabelas, gráficos e figuras também dispõem de uma norma para serem citados.

    Um quadro, como diz o nome é fechado, ou seja, as informações estão dentro de um quadrado, que é citado, quando for copiado, deve ter o título em negrito, antecedido da palavra quadro, junto a uma numeração e constar a fonte completa, em letra de tamanho dez, na esquerda da página, conforme a seguir.

    Quadro 1: Perigos do Sol

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.

    Uma tabela é um quadro sem laterais.

    Horário Temperatura Umidade Relativa Risco
    09-11h 20º C 55% Baixo
    12-15h 28º C 30% Alto
    16-19h 25º C 50% Baixo
    Fonte: Autor ou instituição, ano e página.
  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Gráficos podem ser citados de outrem ou produzidos pelo autor, nos dois casos, aparecem no texto de maneira semelhante, pois o que muda é a fonte de pesquisa utilizada.

    Quando o gráfico ou a figura for de autoria do mesmo escritor do texto, não há especificada a fonte, apenas é colocado o número e o título, no caso de cópia, a autoria, como já foi explicado, deve aparecer.

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    E, no caso de ser propriedade do autor do texto científico em questão:

  • Módulo 7 - Citações: importância, tipos e aplicabilidades

    Outras citações visuais se fazem da mesma forma: pintura, fotografia, xilogravura, dentre outras. O importante é seguir o padrão e manter todas as citações com os títulos, seja o atribuído pelo teórico, seja o atribuído pelo autor do texto e numeração ordenada, pois em alguns trabalhos acadêmicos, de maior exigência, se faz necessário como um elemento pré-textual, apresentar o índice de quadros, tabelas, gravuras, entre outros, pois facilita a leitura. Faça apenas a listagem dos itens utilizados em seu trabalho, conforme os exemplos:


Termos de Uso

Cursos Online - ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão