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Módulo 6 - Feedback
  • Módulo 6 - Feedback

    Mesmo que você ainda não seja um líder, é certo que a avaliação faz parte da sua rotina. Sejam elas objetivas ou subjetivas, o fato é que estamos cercados por avaliações todo o tempo: avaliamos o desempenho do carro novo, o comportamento do marido, a capacidade do professor da pós graduação, os serviços que consumimos.

    Nas empresas, avaliar o desempenho faz parte do dia a dia de um líder, e gerenciar o desempenho humano é vital. Afinal, líderes são recompensados pelo desempenho de seus liderados, e por isso devem estimular o desenvolvimento de competências múltiplas, o diálogo e o feedback na hora certa. A gestão do desempenho consiste em um conjunto de processos formais de avaliação individual e coletiva, vinculados ao negócio e aos resultados que se pretende alcançar.

  • Módulo 6 - Feedback

    O retorno claro sobre o desempenho

    Fornecimento de retorno efetivo, ou como falamos em português: Feedback, não é crítica, tão pouco elogio. É uma informação que ajudará a melhorar o desempenho profissional. Quando realizado sem preparo ou de uma forma ruim, pode reduzir o desempenho do colaborador e até levá-lo a um comportamento negativo. Por outro lado, quando feito de forma adequada, serve de estímulo à motivação e à correção de erros. Por isso, ao dar um feedback é necessário:

    - que seja imediato: não espere dias para dar um feedback de uma situação;
    - que seja específico, declarando o comportamento que observou;
    - focalizar o problema e o desempenho, e não a pessoa;
    - saber que não funciona somente de cima para baixo;
    - focalizar o futuro;
    - incluir informações de melhoria, descrevendo o impacto no negócio;
    - reconhecer desempenhos e comportamentos importantes;

  • Módulo 6 - Feedback

    Reconhecimento e Recompensa

    Reconhecimento e recompensa estimulam muito os colaboradores a crescerem e continuarem defendendo a causa da empresa. Por essa razão, para ambos os casos devem ser utilizados processos baseados na gestão do desempenho.

    Gerenciar recompensa e reconhecimento, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que a injustiça coloca em risco os melhores talentos, e os critérios nem sempre são bem aceitos por todos.

    O reconhecimento é traduzido por incentivos intangíveis e está associado diretamente à motivação. Pesquisas recentes fornecem um quadro muito claro do valor do reconhecimento, como a divulgada na revista Você RH (Janeiro/2009).

  • Módulo 6 - Feedback

    Veja alguns dados que merecem destaque:

    Clique nos tópicos.

    98% dos entrevistados esperam novas responsabilidades e querem ser ouvidos por seus pares.
    O que significa que os colaboradores procuram ambientes onde possam aprender e desenvolver suas habilidades, incluindo trabalhar para gestores e líderes que dêem retorno sobre seu desenvolvimento, ajudando no crescimento e enriquecimento da carreira.
    95% dos entrevistados desejam tarefas deste tipo. Significa que os colaboradores querem trabalhos que expandam suas áreas de realizações em desempenho e aquisição de conhecimentos.
    89% dos entrevistados almejam contribuir neste quesito. Mais do que entrar para a lista das melhores empresas para se trabalhar, querem ter o sentimento de pertencer à empresa, ter o orgulho de trabalhar para ela, de representá-la, de ter seu nome citado e receber elogios em público, entre outros.
  • Módulo 6 - Feedback

    Os dados da pesquisa mostram pontos importantes quando o assunto é reconhecimento, e entre eles vale destacar: em nenhum momento se falou em remuneração.

    Sabemos que um bom salário não motiva, mas um mau salário desmotiva.
    A remuneração e outras formas tangíveis são consideradas recompensas, e não há recompensa sem reconhecimento.

    Mas lembre-se: remuneração não é sinônimo de retenção, e embora um sistema de recompensas justo possa ajudar, ele não é tudo.

    Portanto, muito cuidado ao enfatizar métodos de remuneração variável, participação em ações, promoções, bonificações e bolsas de estudo.

  • Módulo 6 - Feedback

    O reconhecimento público, por sua vez, pode surtir bons efeitos. Veja um exemplo positivo de reconhecimento verbalizado:

    "Excelente ideia Carlos. O fato de convidar o supervisor de logística para a nossa reunião de vendas esclareceu de forma rápida o atraso da entrega daquela mercadoria, e irá alterar o processo em função da demanda deste cliente.
    Como você sabe, uma das nossas metas globais é fortalecer nossos clientes para sermos mais competitivos.
    Parabéns!
    "

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    Mesmo que você ainda não seja um líder, é certo que a avaliação faz parte da sua rotina. Sejam elas objetivas ou subjetivas, o fato é que estamos cercados por avaliações todo o tempo: avaliamos o desempenho do carro novo, o comportamento do marido, a capacidade do professor da pós graduação, os serviços que consumimos.

    Nas empresas, avaliar o desempenho faz parte do dia a dia de um líder, e gerenciar o desempenho humano é vital. Afinal, líderes são recompensados pelo desempenho de seus liderados, e por isso devem estimular o desenvolvimento de competências múltiplas, o diálogo e o feedback na hora certa. A gestão do desempenho consiste em um conjunto de processos formais de avaliação individual e coletiva, vinculados ao negócio e aos resultados que se pretende alcançar.

  • Módulo 6 - Feedback

    O retorno claro sobre o desempenho

    Fornecimento de retorno efetivo, ou como falamos em português: Feedback, não é crítica, tão pouco elogio. É uma informação que ajudará a melhorar o desempenho profissional. Quando realizado sem preparo ou de uma forma ruim, pode reduzir o desempenho do colaborador e até levá-lo a um comportamento negativo. Por outro lado, quando feito de forma adequada, serve de estímulo à motivação e à correção de erros. Por isso, ao dar um feedback é necessário:

    - que seja imediato: não espere dias para dar um feedback de uma situação;
    - que seja específico, declarando o comportamento que observou;
    - focalizar o problema e o desempenho, e não a pessoa;
    - saber que não funciona somente de cima para baixo;
    - focalizar o futuro;
    - incluir informações de melhoria, descrevendo o impacto no negócio;
    - reconhecer desempenhos e comportamentos importantes;

  • Módulo 6 - Feedback

    Reconhecimento e Recompensa

    Reconhecimento e recompensa estimulam muito os colaboradores a crescerem e continuarem defendendo a causa da empresa. Por essa razão, para ambos os casos devem ser utilizados processos baseados na gestão do desempenho.

    Gerenciar recompensa e reconhecimento, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que a injustiça coloca em risco os melhores talentos, e os critérios nem sempre são bem aceitos por todos.

    O reconhecimento é traduzido por incentivos intangíveis e está associado diretamente à motivação. Pesquisas recentes fornecem um quadro muito claro do valor do reconhecimento, como a divulgada na revista Você RH (Janeiro/2009).

  • Módulo 6 - Feedback

    Veja alguns dados que merecem destaque:

    - Ganhar novas responsabilidades:
    98% dos entrevistados esperam novas responsabilidades e querem ser ouvidos por seus pares.
    O que significa que os colaboradores procuram ambientes onde possam aprender e desenvolver suas habilidades, incluindo trabalhar para gestores e líderes que dêem retorno sobre seu desenvolvimento, ajudando no crescimento e enriquecimento da carreira.

    - Trabalhar com tarefas desafiadoras:
    95% dos entrevistados desejam tarefas deste tipo. Significa que os colaboradores querem trabalhos que expandam suas áreas de realizações em desempenho e aquisição de conhecimentos.

    - Contribuir para o sucesso da empresa:
    89% dos entrevistados almejam contribuir neste quesito. Mais do que entrar para a lista das melhores empresas para se trabalhar, querem ter o sentimento de pertencer à empresa, ter o orgulho de trabalhar para ela, de representá-la, de ter seu nome citado e receber elogios em público, entre outros.

  • Módulo 6 - Feedback

    Os dados da pesquisa mostram pontos importantes quando o assunto é reconhecimento, e entre eles vale destacar: em nenhum momento se falou em remuneração.

    Sabemos que um bom salário não motiva, mas um mau salário desmotiva.
    A remuneração e outras formas tangíveis são consideradas recompensas, e não há recompensa sem reconhecimento.

    Mas lembre-se: remuneração não é sinônimo de retenção, e embora um sistema de recompensas justo possa ajudar, ele não é tudo.

    Portanto, muito cuidado ao enfatizar métodos de remuneração variável, participação em ações, promoções, bonificações e bolsas de estudo.

  • Módulo 6 - Feedback

    O reconhecimento público, por sua vez, pode surtir bons efeitos. Veja um exemplo positivo de reconhecimento verbalizado:

    "Excelente ideia Carlos. O fato de convidar o supervisor de logística para a nossa reunião de vendas esclareceu de forma rápida o atraso da entrega daquela mercadoria, e irá alterar o processo em função da demanda deste cliente.
    Como você sabe, uma das nossas metas globais é fortalecer nossos clientes para sermos mais competitivos.
    Parabéns!
    "

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    Mesmo que você ainda não seja um líder, é certo que a avaliação faz parte da sua rotina. Sejam elas objetivas ou subjetivas, o fato é que estamos cercados por avaliações todo o tempo: avaliamos o desempenho do carro novo, o comportamento do marido, a capacidade do professor da pós graduação, os serviços que consumimos.

    Nas empresas, avaliar o desempenho faz parte do dia a dia de um líder, e gerenciar o desempenho humano é vital. Afinal, líderes são recompensados pelo desempenho de seus liderados, e por isso devem estimular o desenvolvimento de competências múltiplas, o diálogo e o feedback na hora certa. A gestão do desempenho consiste em um conjunto de processos formais de avaliação individual e coletiva, vinculados ao negócio e aos resultados que se pretende alcançar.

  • Módulo 6 - Feedback

    O retorno claro sobre o desempenho

    Fornecimento de retorno efetivo, ou como falamos em português: Feedback, não é crítica, tão pouco elogio. É uma informação que ajudará a melhorar o desempenho profissional. Quando realizado sem preparo ou de uma forma ruim, pode reduzir o desempenho do colaborador e até levá-lo a um comportamento negativo. Por outro lado, quando feito de forma adequada, serve de estímulo à motivação e à correção de erros. Por isso, ao dar um feedback é necessário:

    - que seja imediato: não espere dias para dar um feedback de uma situação;
    - que seja específico, declarando o comportamento que observou;
    - focalizar o problema e o desempenho, e não a pessoa;
    - saber que não funciona somente de cima para baixo;
    - focalizar o futuro;
    - incluir informações de melhoria, descrevendo o impacto no negócio;
    - reconhecer desempenhos e comportamentos importantes;

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    Reconhecimento e Recompensa

    Reconhecimento e recompensa estimulam muito os colaboradores a crescerem e continuarem defendendo a causa da empresa. Por essa razão, para ambos os casos devem ser utilizados processos baseados na gestão do desempenho.

    Gerenciar recompensa e reconhecimento, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que a injustiça coloca em risco os melhores talentos, e os critérios nem sempre são bem aceitos por todos.

    O reconhecimento é traduzido por incentivos intangíveis e está associado diretamente à motivação. Pesquisas recentes fornecem um quadro muito claro do valor do reconhecimento, como a divulgada na revista Você RH (Janeiro/2009).

  • Módulo 6 - Feedback

    Veja alguns dados que merecem destaque:

    Clique nos tópicos.

    98% dos entrevistados esperam novas responsabilidades e querem ser ouvidos por seus pares.
    O que significa que os colaboradores procuram ambientes onde possam aprender e desenvolver suas habilidades, incluindo trabalhar para gestores e líderes que dêem retorno sobre seu desenvolvimento, ajudando no crescimento e enriquecimento da carreira.
    95% dos entrevistados desejam tarefas deste tipo. Significa que os colaboradores querem trabalhos que expandam suas áreas de realizações em desempenho e aquisição de conhecimentos.
    89% dos entrevistados almejam contribuir neste quesito. Mais do que entrar para a lista das melhores empresas para se trabalhar, querem ter o sentimento de pertencer à empresa, ter o orgulho de trabalhar para ela, de representá-la, de ter seu nome citado e receber elogios em público, entre outros.
  • Módulo 6 - Feedback

    Os dados da pesquisa mostram pontos importantes quando o assunto é reconhecimento, e entre eles vale destacar: em nenhum momento se falou em remuneração.

    Sabemos que um bom salário não motiva, mas um mau salário desmotiva.
    A remuneração e outras formas tangíveis são consideradas recompensas, e não há recompensa sem reconhecimento.

    Mas lembre-se: remuneração não é sinônimo de retenção, e embora um sistema de recompensas justo possa ajudar, ele não é tudo.

    Portanto, muito cuidado ao enfatizar métodos de remuneração variável, participação em ações, promoções, bonificações e bolsas de estudo.

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    O reconhecimento público, por sua vez, pode surtir bons efeitos. Veja um exemplo positivo de reconhecimento verbalizado:

    "Excelente ideia Carlos. O fato de convidar o supervisor de logística para a nossa reunião de vendas esclareceu de forma rápida o atraso da entrega daquela mercadoria, e irá alterar o processo em função da demanda deste cliente.
    Como você sabe, uma das nossas metas globais é fortalecer nossos clientes para sermos mais competitivos.
    Parabéns!
    "

  • Módulo 6 - Feedback

    Mesmo que você ainda não seja um líder, é certo que a avaliação faz parte da sua rotina. Sejam elas objetivas ou subjetivas, o fato é que estamos cercados por avaliações todo o tempo: avaliamos o desempenho do carro novo, o comportamento do marido, a capacidade do professor da pós graduação, os serviços que consumimos.

    Nas empresas, avaliar o desempenho faz parte do dia a dia de um líder, e gerenciar o desempenho humano é vital. Afinal, líderes são recompensados pelo desempenho de seus liderados, e por isso devem estimular o desenvolvimento de competências múltiplas, o diálogo e o feedback na hora certa. A gestão do desempenho consiste em um conjunto de processos formais de avaliação individual e coletiva, vinculados ao negócio e aos resultados que se pretende alcançar.

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    O retorno claro sobre o desempenho

    Fornecimento de retorno efetivo, ou como falamos em português: Feedback, não é crítica, tão pouco elogio. É uma informação que ajudará a melhorar o desempenho profissional. Quando realizado sem preparo ou de uma forma ruim, pode reduzir o desempenho do colaborador e até levá-lo a um comportamento negativo. Por outro lado, quando feito de forma adequada, serve de estímulo à motivação e à correção de erros. Por isso, ao dar um feedback é necessário:

    - que seja imediato: não espere dias para dar um feedback de uma situação;
    - que seja específico, declarando o comportamento que observou;
    - focalizar o problema e o desempenho, e não a pessoa;
    - saber que não funciona somente de cima para baixo;
    - focalizar o futuro;
    - incluir informações de melhoria, descrevendo o impacto no negócio;
    - reconhecer desempenhos e comportamentos importantes;

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    Gerenciar recompensa e reconhecimento, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que a injustiça coloca em risco os melhores talentos, e os critérios nem sempre são bem aceitos por todos.

    O reconhecimento é traduzido por incentivos intangíveis e está associado diretamente à motivação. Pesquisas recentes fornecem um quadro muito claro do valor do reconhecimento, como a divulgada na revista Você RH (Janeiro/2009).

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    Veja alguns dados que merecem destaque:

    - Ganhar novas responsabilidades:
    98% dos entrevistados esperam novas responsabilidades e querem ser ouvidos por seus pares.
    O que significa que os colaboradores procuram ambientes onde possam aprender e desenvolver suas habilidades, incluindo trabalhar para gestores e líderes que dêem retorno sobre seu desenvolvimento, ajudando no crescimento e enriquecimento da carreira.

    - Trabalhar com tarefas desafiadoras:
    95% dos entrevistados desejam tarefas deste tipo. Significa que os colaboradores querem trabalhos que expandam suas áreas de realizações em desempenho e aquisição de conhecimentos.

    - Contribuir para o sucesso da empresa:
    89% dos entrevistados almejam contribuir neste quesito. Mais do que entrar para a lista das melhores empresas para se trabalhar, querem ter o sentimento de pertencer à empresa, ter o orgulho de trabalhar para ela, de representá-la, de ter seu nome citado e receber elogios em público, entre outros.

  • Módulo 6 - Feedback

    Os dados da pesquisa mostram pontos importantes quando o assunto é reconhecimento, e entre eles vale destacar: em nenhum momento se falou em remuneração.

    Sabemos que um bom salário não motiva, mas um mau salário desmotiva.
    A remuneração e outras formas tangíveis são consideradas recompensas, e não há recompensa sem reconhecimento.

    Mas lembre-se: remuneração não é sinônimo de retenção, e embora um sistema de recompensas justo possa ajudar, ele não é tudo.

    Portanto, muito cuidado ao enfatizar métodos de remuneração variável, participação em ações, promoções, bonificações e bolsas de estudo.

  • Módulo 6 - Feedback

    O reconhecimento público, por sua vez, pode surtir bons efeitos. Veja um exemplo positivo de reconhecimento verbalizado:

    "Excelente ideia Carlos. O fato de convidar o supervisor de logística para a nossa reunião de vendas esclareceu de forma rápida o atraso da entrega daquela mercadoria, e irá alterar o processo em função da demanda deste cliente.
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